Pular para o conteúdo principal

Conheça as lideranças do "espiritismo" roustanguista brasileiro

CHICO E DIVALDO - OS SACERDOTES DA "VATICANIZAÇÃO" DO ESPIRITISMO.

JEAN BAPTISTE ROUSTAING - O advogado de Bordéus, de formação católica, verdadeiro codificador do "Espiritismo" brasileiro. Claramente não são as ideias de Allan Kardec que integra o repertório dogmático daquilo que se faz no Brasil. Mas como Roustaing foi uma figura misteriosa, sem carisma, os brasileiros acharam melhor pegar o carisma de Kardec e misturar com as ideias de Roustaing, dando a entender que as ideias de Os Quatro Evangelhos estão contidas nas obras da codificação kardeciana.

FEDERAÇÃO ESPIRITA BRASILEIRA - Fundada por dissidentes católicos que acreditavam em reencarnação e na comunicação dos mortos, a FEB sempre foi roustainguista. Este fato está incluído no estatuto que itegra o regimento interno da instituição. O nome e as referências a Allan Kardec se limitaram a mera propaganda, cartório de legitimação e simples objeto de bajulação. Muitos pontos estabelecidos na codificação foram descartados pela FEB em prol de um igrejismo que agradasse aos católicos, já que no início, a FEB foi alvo de preconceitos por confusão com magia negra e bruxaria. Mas os dogmas importados da Igreja Católica permaneceram e se solidificaram. Hoje a FEB gerencia uma religião igrejista, uma espécie de Catolicismo híbrido que defende a vida após a morte. E assim tudo que se apresenta como "espiritismo" no Brasil segue esta orientação, misturando pontos controversos do Catolicismo com a crença na vida pós morte e com esoterismo.

ADOLFO BEZERRA DE MENEZES - Primeira liderança do chamado "espiritismo" brasileiro, o medico e político nascido no Ceara, mas radicado no Rio de Janeiro, onde construiu a sua influência, não possui uma biografia realista. As únicas biografias sobre esta figura se baseiam em lendas - há até mesmo um livro de "histórias lindas" do dr. Bezerra - e tem o propósito de construir uma imagem de divindade viva ao médico e político que defendeu com convicção o legado de Jean Baptiste Roustaing. Parentes e descendentes de quem conviveu com Adolfo Bezerra garantem que a biografia oficial dele é falsa, pois se tratava de um homem temperamental e que usava a caridade como meio demagógico de obter apoio popular e uma forma de "lavar" dinheiro da corrupção. Apesar de garantido por quem conheceu o médico e político, o fato é ignorado pela biografia oficial. Como a visão oficial de Bezerra está ligado a um estereótipo de bondade extrema e abnegação radical, os fiéis preferem tratá-lo como um espírito superior, reagindo de forma agressiva a qualquer revelação sobre os defeitos do médico cearense.

FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER - Maior estrela do chamado "espiritismo" brasileiro e nome mais influente até hoje. Nasceu na cidade de Pedro Leopoldo, no interior mineiro, com características rurais na época. Sua sabedoria, altruísmo e mediunidade são consideradas controversas. Indícios sugerem que os três aspectos eram falsos no suposto médium, que nunca passou de um beato de mentalidade medieval que só queria rezar. Excomungado pela Igreja católica por acusações de suposta paranormalidade, Chico Xavier ficou muito triste pois era um católico fanático. Se entregar a igreja era a sua meta na vida. Quando a FEB o conheceu, sentiu uma grande afinidade e o convidou a integrar a doutrina. Como era católico, ajudou a FEB a embutir vários dogmas da igreja para tentar escapar de punições pela confusão com bruxaria. Mas a influência de Xavier cresceu a tal ponto que ele foi transformado em dividade viva, com supostos superpoderes embutidos, o que aumentou o carisma do suposto médium, atraindo seguidores para a doutrina. Conservador ao extremo, pois seguia a linha medieval da Igreja Católica - a que era divulgada no interior brasileiro no início do século XX - transformou o "espiritismo" em um Catolicismo híbrido na linha medieval, inserindo a controversa Teologia do Sofrimento, descartada pelo Catolicismo moderno, como base ideológica da doutrina no Brasil. Como era considerado uma divindade, seu falecimento teve características surreais, semelhantes a de um conto de fadas. Esclarecimentos sobre o falecimento de Xavier se tornaram um tabu tão forte que nem os críticos que duvidam do suposto médium têm coragem de debater.

ANTONIO WANTUIL DE FREITAS - Presidente da FEB nos anos em que Chico Xavier entrou e se consagrou, se tornou o construtor do mito de divindade construído em torno do beato de Pedro Leopoldo. Escreveu livros sob o codinome de "Minimus" e liderava a FEB com braço de ferro. Ao morrer, os espíritas opositores da catolização do "espiritismo" entraram em choque criando um debate acalorado que resultou numa fase em que o nome de Allan Kardec seria exaltado, sem o aproveitamento de muitas de suas teorias. A mídia oficial (Tupi e depois a Globo) trabalhou um novo mito para Chico Xavier, o de superfilantropo, aumentando ainda mais a sua divinização, mesmo com o fato real de que a sua filantropia pouco ou nada fez para eliminar desgraças e injustiças que prejudicam a população de menor renda até hoje.

DIVALDO PEREIRA FRANCO - O baiano de Feira de Santana entrou na doutrina já no auge da fama de Chico Xavier. Figura controversa na doutrina, foi acusado de plagiar livros e textos, vários de Chico Xavier, causando um temporário atrito entre os dois supostos médiuns. Com aparência de professor do século XIX e voz de padre, Divaldo representou para muitos a figura estereotipada do sábio, aquele que tinha respostas para tudo. Até hoje muitas pessoas gostam de ouvi-lo responder sobre os mais diversos assuntos, incluindo temas do cotidiano. Recentemente se envolveu em várias polêmicas a assumir posturas bem retrógradas, xingar refugiados árabes e apoiar os responsáveis pelo Golpe político de 2016. Aos poucos desmascarado, a posição de maior liderança da doutrina após o falecimento de Xavier vai se desfazendo, principalmente quando espíritas da linha científica (anti-catolização) repudiaram os comentários preconceituosos e retrógrados feitos pelo suposto médium baiano em palestras mais recentes. Há décadas mantém um trabalho de assistencialismo conhecido como "Mansão do Caminho" em um lugar com aspecto visual de prisão e que não consegue influenciar na qualidade de vida do bairro onde se situa, Pau da Lima, em Salvador.

EMMANUEL - Tido como "guia espiritual" de Chico Xavier e classificado como "espírito de altíssima evolução", o obsessor do beato de Pedro Leopoldo era uma figura autoritária e altamente preconceituosa, o que anula a fama de superioridade atribuída a ele. Indícios sugerem que ele seja o retorno de Padre Manuel da Nóbrega (Ermano manuel = Emmanuel), padre carrasco de mentalidade medieval que tentou eliminar a cultura indígena e instalar no país um estilo de vida medieval. Com o fim da Companhia de Jesus, decretado pelo Marquês de Pombal para diminuir custos, pois Portugal se encontrava em crise, os jesuítas não gostam e acredita-se que a intromissão de muitos padres no "espiritismo" brasileiro, atraídos pela catolicização da doutrina, seja uma forma de "vingança".

JOANNA DE ÂNGELIS - Tendo para com Divaldo Franco e mesma função que Emmanuel teve com Chico Xavier, era uma madre autoritária que exercia influência sobre o suposto médium baiano. Apesar de muitos acreditarem ser o retorno da soror Joana Angélica e outros acreditarem ser a ativista confundida com bruxa, Joana D'arc, isso nã confere dado o progressismo ideológico das duas personalidades, que contrastam com o conservadorismo de Joanna de Angelis, de orientação medieval. Há que considere Joanna de Angelis a volta do Máscara de Ferro, medieval obsessor de Divaldo ou no mínimo um intergrante da mesma falange.

MADRE TERESA DE CALCUTÁ - Personalidade católica adotada pelo "espiritismo" brasileiro pelo suposto trabalho de caridade, virou estereótipo de bondade a ponto de ser usada frequentemente como referência quando qualquer pessoa quer falar sobre altruísmo. Isso se deu graças a um documentário feito por um jornalista que era beato católico, Malcolm Muggeridge (e que se tornou modelo seguido na decisçao de cosntruir o mito de bondade de Chico Xavier). Mas segundo pesquisas feitas por céticos, sobretudo a famosa investigação feita pelo jornalista inglês Christopher Hitchens, que denuciou que a madre albanesa colocava os pobres assistidos em situação deplorável, sem o mínimo de dignidade, chegando a tratar doenças graves com aspirinas e com injeções dadas com seringas reutilizadas. A madre também era entusiasta da controversa Teologia do Sofrimento descartada pelo Catolicismo moderno e abraçada pelo "espiritismo" brasileiro atraves de Chico Xavier, que seguia tal teologia.

JOSÉ MEDRADO - Muito popular na Bahia e sem projeção nacional, o suposto médium é uma figura meio controversa. Muito festivo em suas palestras, é famoso por supostamente receber Bezerra de Menezes e de fazer pintura mediunica. Suas palestras costumam ser bem humoradas mas temperadas com gozações com loiras, pessoas gordas e maridos traídos. Mantém um trabalho assistencial no próprio lugar onde faz suas palestras conhecido como "Cidade da Luz" (que segundo muitos, foi ergudo em um terreno adquirido irregularmente), onde crianças permanecem isoladas ou trabalhando como flanelinhas no próprio estacionamento do lugar. A pintura mediuúnica de Medrado é controversa, pois foge do estilo original dos autores atribuídos. Curiosamente é a unica liderança do deturpado "Espiritsimo" brasileiro a aparentemente simpatizar com causa progresistas, embora tivesse se silenciado diante da polêmica de Divaldo Franco, seu amigo pessoal. Apesar de trabalhar como funcionário púbçlico no fórum de Salvador, ostenta uma qualidade de vida acima da normalidade de seu padrão. Bom destacar que nos últimos anos, Medrado, inspirado nos neopentecostais e nos católicos, passou a pedir ajuda financeira voluntária durante as suas palestras (a famosa "sacolinha"), por alegados motivos filantrópicos. Apenas algo para refletir sobre o serelepe líder baiano.

RAMATIS - Suposto espírito esotérico de origem oriental que supostamente se comunicava através de Hercílio Maes, de clara formação católica. O tal espirito garantia conhecer a fase da vida de Jesus na faixa etária do final da adolescência e dos 20 anos. O misticiamo de Ramatis é estranho não somente para o Espiritismo original como també é para a versão roustanguista praticada no Brasil, o que faz com que a sua aceitação pelos fiéis brasileiros não fosse total. Hercílio Maes costuma ser acusado de charlatanismo e do fato de que Ramatis nunca existiu.

ALAMAR RÉGIS CARVALHO - Editor da extinta e conhecida revista Visão Espírita, aquela do visual excessivamente colorido e de conteúdo sentimentaloide é outra figura controversa. Rompido institucionalmente com a FEB, nunca deixou de seguir o projeto roustanguista da doutrina, apesar de se contradizer em pedir a volta ao Espiritismo original, coisa que fazia da boca para fora. Foi acusado pelos funcionários da editora de estimular o trabalho escravo, o que rendeu processos judiciais e o fez mudar de lugares com relativa periodicidade. Régis alegava que o trabalho na editora deveria ser "voluntário e em nome da caridade" e por isso não havia remuneração. Regis morreu em 2016 devido a um câncer.

RICHARD SIMONETTI - Autor de livros e mensagens auto-ajuda que se aventurou no "Espiritismo" é dos mais conservadores. Em varias oportunidades costuma fazer comentários preconceituosos contra ateus e contra suicidas. Sabe-se que toda a doutrina deturpada trata o suicídio como crime hediondo, algo que destoa do Espititismo original, em que é visto cmo um problema, mas não um crime. Simonetti escreve no periódico carioca Correio Espírita, de linha roustainguista.

FAMÍLIA GASPARETTO - Liderados por Zíbia Gasparetto e por um de seus filhos, Luiz Antônio Gasparetto, a família de "médiuns" atua de forma independente à orientação da FEB, mas tem forte presença na mídia e no mercado literário com suas obras. Luiz Antônio é famoso também pelas supostas pinturas mediúnicas.

JOÃO CARLOS DE LUCCA - Juiz de Direito de São Paulo, De Lucca é também escritor e palestrante do "movimento espírita", tendo também publicado livros de altas vendagens e participado de destacados eventos "espíritas". Chegou a divulgar livros sobre Chico Xavier e com mensagens atribuídas a Adolfo Bezerra de Menezes.

ORSON PETER CARRARA - Outro palestrante e autor na linha roustanguista, tem como peculiaridade ficar hesitando em seguir o Espiritismo original ou a forma roustanguista praticada no Brasil, tendo uma inclinação maior para esta. Se diz "kardecista autêntico" e eventualmente bajula o espírito Erasto para garantir essa falsa impressão.

ROBSON PINHEIRO - Esperança de renovação da versão roustanguista da doutrina, Robson Pinheiro ficou famoso por usar livros supostamente ditados por espíritos de celebridades famosas. É famoso o seu livro sobre a medre embusteira Teresa de Calcutá. Sua perspectiva de ser o novo "Chico Xavier"foi por água abaixo por causa de dois livros, "O Partido" e "Foro de São Paulo", onde de forma neo-fascista faz acusações subjetivas, no estilo falso-testemunho, a políticos de orientação progressista, deixando vazar seu retrógrado conservadorismo, inadequado a quem se propunha a ser a nova voz do "Espiritismo". É frequentemente humilhado nas redes sociais por causa do radicalismo calunioso mostrado estes livros e teve que se isolar. Continua lançando livros supostamente mediúnicos, mas sem alarde e com menor repercussão.


JOÃO DE DEUS - Latifundiário e suposto curandeiro, João de Deus é tido como provável sucessor de Divaldo Franco, embora seja um idoso doente. Causou controvérsia em recusar a fazer cirurgia mediúnica para tentar curar o câncer que atingiu seu próprio organismo, recorrendo a um hospital em São Paulo, dando a esfarrapada desculpa de que "barbeiro não corta o próprio cabelo". Isso com um famoso caso de auto-cirurgia na historiografia da medicina mundial. João de Deus costuma aparecer junto com celebridades, o que sinaliza que ele quer mesmo é a fama e consequentemente dinheiro, que ele vai dizer que é para a caridade, como dizem todas as lideranças.

ADRIANO CORREIA LIMA - "Médium" emergente e psicanalista carioca, Adriano publica psicografias fake nas redes sociais, redutos de identidades fake e de fake news. Teve a "coragem" de difundir mensagens atribuídas a Erich Fromm, Alfred Schutz e Hannah Arendt originalmente em português, em clima de patriotada religiosa e com linguagem de youtubers, tudo para supor que o Brasil será a "nação-líder" do planeta. Ainda não é líder no "movimento espírita", mas é uma das apostas da doutrina igrejeira brasileira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Padre Quevedo: A farsa de Chico Xavier

Esse instigante texto é leitura obrigatória para quem quer saber das artimanhas de um grande deturpador do Espiritismo francês, e que se promoveu através de farsas "mediúnicas" que demonstram uma série de irregularidades. Publicamos aqui em memória ao parapsicólogo Padre Oscar Quevedo, que morreu hoje, aos 89 anos. Para quem é amigo da lógica e do bom senso, lerá este texto até o fim, nem que seja preciso imprimi-lo para lê-lo aos poucos. Mas quem está movido por paixões religiosas e ainda sente fascinação obsessiva por Chico Xavier, vai evitar este texto chorando copiosamente ou mordendo os beiços de raiva. A farsa de Chico Xavier Por Padre Quevedo Francisco Cândido Xavier (1910-2002), mais conhecido como “Chico Xavier”, começou a exercer sistematicamente como “médium” espiritista psicógrafo à idade de 17 anos no Centro Espírita de Pedro Leopoldo, sua cidade natal. # Durante as últimas sete décadas foi sem dúvidas e cada vez mais uma figura muitíssimo famosa. E a

O grande medo de Chico Xavier em ver Lula governando o país

Um bom aviso a ser dado para os esquerdistas que insistem em adorar Francisco Cândido Xavier é que o "médium" teve um enorme pavor em ver Luís Inácio Lula da Silva presidindo o Brasil. É sabido que o "médium" apoiou o rival Fernando Collor de Mello e o recebeu em sua casa. A declaração foi dada por Carlos Baccelli, em citação no artigo do jurista Liberato Póvoas ,  e surpreende a todos ao ver o "médium" adotando uma postura que parecia típica nas declarações da atriz Regina Duarte. Mas quem não se prende à imagem mitificada e fantasiosa do "médium", vigente nos últimos 40 anos com alegações de suposto progressismo e ecumenismo, verá que isso é uma dolorosa verdade. Chico Xavier foi uma das figuras mais conservadoras que existiu no país. Das mais radicais, é bom lembrar muito bem. E isso nenhum pensamento desejoso pode relativizar ou negar tal hipótese, porque tal forma de pensar sempre se sustentará com ideias vagas e devaneios bastante agr

Chico Xavier apoiou a ditadura e fez fraudes literárias. E daí?

Vamos parar com o medo e a negação da comparação de Chico Xavier com Jair Bolsonaro. Ambos são produtos de um mesmo inconsciente psicológico conservador, de um mesmo pano de fundo ao mesmo tempo moralista e imoral, e os dois nunca passaram de dois lados de uma mesma moeda. Podem "jair" se acostumando com a comparação entre o "médium cândido" e o "capitão messias". O livro O Médico e o Monstro (Dr. Jekyll & Mr. Hyde) , de Robert Louis Stevenson, explica muito esse aparente contraste, que muitas vezes escapa ao maniqueísmo fácil. É simples dizer que Francisco Cândido Xavier era o símbolo de "amor" e Jair Bolsonaro é o símbolo do "ódio". Mas há episódios de Chico Xavier que são tipicamente Jair Bolsonaro e vice-versa. E Chico Xavier acusando pessoas humildes de terem sido romanos sanguinários, sem a menor fundamentação? E o "bondoso médium" chamando de "bobagem da grossa" a dúvida que amigos de Jair Presente

Falsas psicografias de roqueiros: Cazuza

Hoje faz 25 anos que Cazuza faleceu. O ex-vocalista do Barão Vermelho, ícone do Rock Brasil e da MPB verdadeira em geral (não aquela "verdadeira MPB" que lota plateias com facilidade, aparece no Domingão do Faustão e toca nas horrendas FMs "populares" da vida), deixou uma trajetória marcada pela personalidade boêmia e pela poesia simples e fortemente expressiva. E, é claro, como o "espiritismo" é marcado por supostos médiuns que nada têm de intermediários, porque se tornam os centros das atenções e os mais famosos deles, como Chico Xavier e Divaldo Franco, tentaram compensar a mediunidade irregular tentando se passar por pretensos pensadores, eventualmente tentando tirar uma casquinha com os finados do além. E aí, volta e meia os "médiuns" que se acham "donos dos mortos" vêm com mensagens atribuídas a este ou aquele famoso que, por suas irregularidades em relação à natureza pessoal de cada falecido, eles tentam dar uma de bonzinh

Chico Xavier, que abençoou João de Deus, fez assédio moral a Humberto de Campos Filho

HUMBERTO DE CAMPOS FILHO SOFREU ASSÉDIO MORAL DE CHICO XAVIER PARA TENTAR ABAFAR NOVOS PROCESSOS JUDICIAIS. Dizem que nunca Uberaba ficou tão próxima de Abadiânia, embora fossem situadas em Estados diferentes. Na verdade, as duas cidades são relativamente próximas, diferindo apenas na distância que requer cerca de seis horas e meia de viagem. Mas, com o escândalo de João Teixeira de Faria, o João de Deus, até parece que as duas cidades se tornaram vizinhas. Isso porque o "médium" Francisco Cândido Xavier, popularmente conhecido como Chico Xavier, em que pese a sua reputação oficial de "espírito de luz" e pretenso símbolo de amor e bondade humanas, consentiu, ao abençoar João de Deus, com sua trajetória irregular e seus crimes. Se realmente fosse o sábio e o intuitivo que tanto dizem ser, Chico Xavier teria se prevenido e iniciado uma desconfiança em torno de João de Deus, até pressentindo seu caráter leviano. Mas Chico nada o fez e permitiu que se abrisse o c

Carlos Baccelli era obsediado? Faz parte do vale-tudo do "espiritismo" brasileiro

Um episódio que fez o "médium" Carlos Bacelli (ou Carlos Baccelli) se tornar quase uma persona non grata  de setores do "movimento espírita" foi uma fase em que ele, parceiro de Francisco Cândido Xavier na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, estava sendo tomado de um processo obsessivo no qual o obrigou a cancelar a referida parceria com o beato medieval de Pedro Leopoldo. Vamos reproduzir aqui um trecho sobre esse rompimento, do blog Questão Espírita , de autoria de Jorge Rizzini, que conta com pontos bastante incoerentes - como acusar Baccelli de trazer ideias contrárias a Allan Kardec, como se Chico Xavier não tivesse feito isso - , mas que, de certa forma, explicam um pouco do porquê desse rompimento: Li com a maior atenção os disparates contidos nas mais recentes obras do médium Carlos A. Bacelli. Os textos, da primeira à última página, são mais uma prova de que ele está com os parafusos mentais desatarraxados. Continua vítima de um processo obsessi

Caso João de Deus é apenas a ponta do iceberg de escândalos ainda piores

A FAMIGLIA "ESPÍRITA" UNIDA. Hoje o "médium" e latifundiário João Teixeira de Faria, o João de Deus, se entregou à polícia de Goiás, a pedido do Ministério Público local e da Polícia Civil. Ele é acusado de assediar sexualmente mais de 300 mulheres e de ocultar um patrimônio financeiro que o faz um dos homens mais ricos do Estado. João nega as acusações de assédio, mas provas indicam que eles ocorreram desde 1983. Embora os adeptos do "espiritismo" brasileiro façam o possível para minimizar o caso, ele é, certamente, a ponta do iceberg de escândalos ainda piores que podem acontecer, que farão, entre outras coisas, descobrir as fraudes em torno de atividades supostamente mediúnicas, que, embora com fortes indícios de irregularidades, são oficialmente legitimadas por parecerem "agradáveis" e "edificantes" para o leitor brasileiro médio. O caso João de Deus é apenas o começo, embora ele não tenha sido o único escândalo. Outro

Chico Xavier e Divaldo Franco NÃO têm importância alguma para o Espiritismo

O desespero reina nas redes sociais, e o apego aos "médiuns" Francisco Cândido Xavier e Divaldo Pereira Franco chega aos níveis de doenças psicológicas graves. Tanto que as pessoas acabam investindo na hipocrisia para manter a crença nos dois deturpadores da causa espírita em níveis que consideram ser "em bons termos". Há várias alegações dos seguidores de Chico Xavier e Divaldo Franco que podemos enumerar, pelo menos as principais delas: 1) Que eles são admirados por "não-espíritas", uma tentativa de evitar algum sectarismo; 2) Que os seguidores admitem que os "médiuns" erram, mas que eles "são importantes" para a divulgação do Espiritismo; 3) Que os seguidores consideram que os "médiuns" são "cheios de imperfeições, mas pelo menos viveram para ajudar o próximo". A emotividade tóxica que representa a adoração a esses supostos médiuns, que em suas práticas simplesmente rasgaram O Livro dos Médiuns  sem um pingo de es

URGENTE! Divaldo Franco NÃO psicografou coisa alguma em toda sua vida!

Estamos diante da grande farsa que se tornou o Espiritismo no Brasil, empastelado pelos deturpadores brasileiros que cometeram traições graves ao trabalhoso legado de Allan Kardec, que suou muito para trazer para o mundo novos conhecimentos que, manipulados por espertos usurpadores, se reduziram a uma bagunça, a um engodo que mistura valores místicos, moralismo conservador e muitas e muitas mentiras e safadezas. É doloroso dizer isso, mas os fatos confirmam. Vemos um falso Humberto de Campos, suposto espírito que "voltou" pelos livros de Francisco Cândido Xavier de forma bem diferente do autor original, mais parecendo um sacerdote medieval metido a evangelista do que um membro da Academia Brasileira de Letras. Poucos conseguem admitir que essa usurpação, que custou um processo judicial que a seletividade de nossa Justiça, que sempre absolve os privilegiados da grana, do poder ou da fé, encerrou na impunidade a Chico Xavier e à FEB, se deu porque o "médium" mi

Falsas psicografias de roqueiros: Raul Seixas

Vivo, Raul Seixas era discriminado pelo mercado e pela sociedade moralista. Morto, é glorificado pelos mesmos que o discriminaram. Tantos oportunistas se cercaram diante da imagem do roqueiro morto e fingiram que sempre gostaram dele, usando-o em causa própria. Em relação ao legado que Raul Seixas deixou, vemos "sertanejos" e axézeiros, além de "pop-roqueiros" de quinta categoria, voltando-se para o cadáver do cantor baiano como urubus voando em cima de carniças. Todo mundo tirando uma casquinha, usurpando, em causa própria, o prestígio e a credibilidade de Raulzito. No "espiritismo" não seria diferente. Um suposto médium, Nelson Moraes, foi construir uma "psicografia" de Raul Seixas usando o pseudônimo de Zílio, no caso de haver algum problema na Justiça, através de uma imagem estereotipada do roqueiro. Assim, Nelson Moraes, juntando sua formação religiosista, um "espiritismo" que sabemos é mais católico do que espírita, baseo