Pular para o conteúdo principal

Brasil e a manipulação da vida amorosa das mulheres

A MOÇA QUE DIZ PROCURAR HOMENS DE CARÁTER NÃO É A DA FOTO À DIREITA.

Recentemente, houve uma declaração de uma famosa que afirmava que procurava um homem que a valorizasse, que valesse pelo caráter e que não se limitasse a dar flores de presente. A famosa em si diz ser "feminista" e alega lutar pela verdadeira emancipação da mulher e pela dignidade feminina.

Que famosa é essa? Uma atriz de novela que, embora sexy, é capaz de circular no aeroporto vestindo roupão? Uma cantora de MPB que vive acompanhada de uma banda instrumental impecável? Uma apresentadora de TV que mostra turismo sob o fundo musical de rock alternativo? Uma jornalista de TV que fala sobre coisas interessantes ou urgentes para a humanidade?

Não. A declaração partiu de Valesca Popozuda, que havia terminado um romance com um rapaz, e que é considerada um dos ícones do "funk carioca", sendo portanto um dos principais nomes do comercialismo musical brasileiro.

Não vamos dizer aqui que ela queira aceitar qualquer tipo de homem ou ficar reprovando a esmo sua posição, mas o grande problema é que ela apenas vê um lado da questão. Será que os chamados "homens legais" também não querem ter mulheres de caráter e que não se limitassem a presenteá-los com uma noite de sexo vestindo o mais curto shortinho?

Ela se diz "feminista" num país em que esta palavra tem seu sentido corrompido, depois que o termo esteve associado, até os anos 90, a militantes radicais não necessariamente atrativas, e passou a ser espetacularizado de maneira surreal, em que mulheres-objeto também podem ser consideradas "feministas autênticas", usando a desculpa esfarrapada da "liberdade do corpo".

Mulheres ficam "mostrando demais" por causa da farsa da "liberdade do corpo" ou do "direito ao sexo" sem parar um pouco para pensar: se elas são donas de seus corpos, por que elas ficam mostrando em excesso na Internet? Elas desconhecem que, quando elas se exibem, "donas de seu corpo", elas na verdade mostram para os outros, exibem não para expressar sua liberdade, mas para serem potenciais escravas simbólicas dos machões.

Elas criam uma ilusão na qual a "liberdade do corpo", seu pretexto maior, esconde, que é a permissividade do erotismo exagerado, traz uma crença de que "tudo é possível" e, por isso, a "disponibilidade" das "solteiras que mostram demais" inspira no público machista, ainda que de forma simbólica e virtual, os faz terem impulsos sexuais desenfreados.

Nem se fala tanto de Valesca Popozuda ou, por exemplo, de Aline Riscado (ex-dançarina do Domingão do Faustão que integra o Pânico na Band), consideradas mais "politicamente corretas" (Valesca já pegou "pesado" em outros tempos, mas não parece se arrepender dessa fase), mas nos casos de Mulher Melão e Solange Gomes, que postaram nas mídias sociais mensagens em que elas se diziam "desejáveis" ou "carentes", ao lado de fotos "apelativas".

MERCADO DA "CULTURA POPULAR" COMPRA ATÉ DIVÓRCIO

O mercado pantanoso da "cultura popular" acaba fazendo esse jogo de promover uma sensualidade compulsiva, forçada e grosseira, que em muitos momentos desmoraliza a mulher solteira e condiciona a emancipação feminina aos limites determinados pelo machismo.

Daí ser ilustrativo o "feminismo pela metade" de Valesca Popozuda, que deseja homens de caráter, gentis e decentes, mas ela se afirmou na carreira fazendo o papel de "objeto sexual" nos espetáculos de "funk". Apesar de ter passado a se vestir discretamente e moderado até no tamanho do silicone, ela demonstra sempre ter orgulho pela sua carreira.

Quer dizer, há o outro lado da questão. Homens dotados de caráter e personalidade diferenciada, que valorizam a mulher de maneira digna, respeitosa e admirável, estão destinados a ter como namoradas apenas mulheres associadas a referenciais culturais duvidosos e a uma imagem grotescamente sensual, que mesmo diante de mudanças tendenciosas de postura se apresentam como motivo de afirmação e ascensão pessoal dessas mulheres.

E são dois pesos e duas medidas. Mesmo o nerd comum, que adoraria ter uma moça muito inteligente, não necessariamente "a mais bonita do mundo" mas suficientemente atraente e interessante para ele, está sujeito a ser paquerado e até assediado por "periguetes" que até são desejadas pelos machistas de suas comunidades.

Aqui há um desequilíbrio de relações amorosas e até no cenário social de mulheres solteiras. A dita "cultura popular" da grande mídia consiste num mercado voraz que, não bastasse empurrar a canastrice musical para os redutos da MPB - nomes como Chitãozinho & Xororó, Zezé di Camargo & Luciano, Alexandre Pires e Belo são exemplos disso - , é capaz de manipular até a vida amorosa das famosas.

Uma ex-integrante do Big Brother Brasil, por exemplo, vivia um casamento feliz, estabelecia sociedade comercial com seu marido, administrando juntos uma loja e parecendo felizes com seus filhos. De repente, da noite para o dia, ela surtou, surgiu uma "briga feia" com o marido, o casal se divorciou e o marido disse que "se arrependeu" de ter se casado com ela, que agora faz o papel de "solteira convicta" se "mostrando" nas mídias sociais.

Para ter "mais uma mulher sensual" no "mercado", os empresários do entretenimento "popular" fazem tudo. É um mercado que vale pelas mentiras e pelo jabaculê praticados sem controle por empresários inescrupulosos que se autodefinem como "produtores culturais". Para eles, vale o sucesso popular a qualquer preço, com produtos de baixo valor - canastrões musicais, mulheres "apelativas" e subcelebridades em geral - e retorno financeiro fácil, maior e imediato.

Daí que eles compram mesmo o divórcio de muitas mulheres casadas, se é do interesse deles recrutá-las para "povoar" as mídias sociais de "fotos sensuais", alimentando os impulsos sexuais de homens de baixo poder aquisitivo ou de baixa instrução escolar e moral.

DEPRECIANDO A IMAGEM DA MULHER SOLTEIRA

Se esses impulsos são perigosos, já que o brutamontes que, na lan house, vê a Solange Gomes "livre, leve e solta" no Instagram parecendo virtualmente "disponível", e depois vai à noite se esconder na mata de um campus universitário para estuprar a primeira moça indefesa que aparecer na frente, eles também mostram a imagem depreciativa que a mulher solteira recebe no Brasil.

Afinal, existem dois pesos e duas medidas. No machismo brasileiro, a mulher contraditoriamente está dispensada de se vincular a um homem se ela faz o papel que o machismo quer dela. Se é a "sensual demais" que mostra seu corpo siliconado, ou se é a "pobre coitada" que se submete às tarefas do lar geralmente ao som de "pagode romântico", então ela está dispensada de ter sequer um namorado.

Se, no entanto, é uma mulher com muita coisa para dizer, marcada pela inteligência, pela criatividade, pelos bons referenciais culturais, ela é "convidada" pelo "sistema" a se submeter à "ação moderadora" de um marido poderoso, geralmente um empresário ou político poderoso, mas podendo ser um simples profissional liberal (economista, médico, advogado), desde que sempre algum homem com maior status sócio-econômico.

Exemplo disso é a atraente ex-jornalista da Rede Globo, Cláudia Cruz, que parecia sofisticada e de personalidade muito interessante, até ser revelado, nos últimos tempos, que ela é esposa do tenebroso deputado federal Eduardo Cunha, um brutamontes político que preside a Câmara dos Deputados e que ameaçou derrubar a Constituição Federal quando governou em nome de convicções pessoais.

O machismo acaba fazendo mal até aos homens diferenciados, e cria uma desigual distribuição de homens e mulheres na vida amorosa, e isso mostra o quanto o "feminismo" de Valesca Popozuda é uma forma velada de machismo, porque ela, ao "desejar homens diferenciados", acaba dizendo que os homens diferenciados não merecem mulheres diferenciadas, mas meros objetos sexuais como as "musas do funk".

A grande mídia - aquela reacionária, como Rede Globo, Veja, Folha de São Paulo, Estadão etc - promove a imagem depreciativa da mulher solteira, como aquela que só quer saber de curtição e erotismo barato, como se mostram as ex-BBBs, mulheres-frutas, popozudas, "musas de futebol", "miss Bumbum" e por aí vai.

Mesmo quando Valesca se lançou como arremedo de "classuda", dizendo que leu até Gustave Flaubert, ela não escapa desse contexto, até pelo tendenciosismo que marca a "cultura" popularesca e bregalizada em geral, quando as pessoas primeiro se afirmam pela cafonice e pelo grotesco tentam se passar por "cultos" e "refinados" em troca de alguma vantagem. É isso que faz com que "pagodeiros" e "sertanejos" da Era Collor tentem se passar por "artistas de MPB" com sua canastrice habitual.

Isso faz com que a mulher solteira seja vista como uma "vagabunda", intimidando as mulheres diferenciadas, que correm para se casar com o primeiro empresário, médico, economista, advogado ou político que encontrarem pela frente, para não "ficarem para titias" ou ganharem a pecha de "encalhadas".

Por outro lado, as mulheres que se reduzem a serem objetos sexuais acabam sendo manipuladas pelo poder midiático a aderir a uma liberdade desenfreada, um celibato forçado e dissimulado por um narcisismo que é vendido como se fosse um suposto feminismo. Em outro contexto, as chamadas "escravas do lar" também são induzidas a apenas brincar de namoradas com afilhados, enquanto são empurradas a um celibato insolúvel sob a trilha sonora de "pagodeiros" e bregalhões chorosos.

Com isso, a vida amorosa das mulheres é manipulada. Intenções como "higiene social" que faz com que no âmbito do "popular" haja a contraditória relação de sexo desenfreado e celibato feminino, torna-se um ponto chave da manipulação machista midiática, causando um descontrole e um caos que depois refletirá na mortalidade do povo pobre.

É isso que faz com que o "sistema" só recomende a solteirice às mulheres que cumprem a cartilha do machismo. Mulheres-objetos e "princesas do lar" podem ficar solitárias e viver longos anos sem uma única paquera, enquanto brincam de carinhos com afilhados ou sobrinhos. Já as mulheres de perfil mais diferenciado têm que moderar sua emancipação sob a sombra de maridos poderosos. O machismo agoniza, mas ainda resiste.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Padre Quevedo: A farsa de Chico Xavier

Esse instigante texto é leitura obrigatória para quem quer saber das artimanhas de um grande deturpador do Espiritismo francês, e que se promoveu através de farsas "mediúnicas" que demonstram uma série de irregularidades. Publicamos aqui em memória ao parapsicólogo Padre Oscar Quevedo, que morreu hoje, aos 89 anos. Para quem é amigo da lógica e do bom senso, lerá este texto até o fim, nem que seja preciso imprimi-lo para lê-lo aos poucos. Mas quem está movido por paixões religiosas e ainda sente fascinação obsessiva por Chico Xavier, vai evitar este texto chorando copiosamente ou mordendo os beiços de raiva. A farsa de Chico Xavier Por Padre Quevedo Francisco Cândido Xavier (1910-2002), mais conhecido como “Chico Xavier”, começou a exercer sistematicamente como “médium” espiritista psicógrafo à idade de 17 anos no Centro Espírita de Pedro Leopoldo, sua cidade natal. # Durante as últimas sete décadas foi sem dúvidas e cada vez mais uma figura muitíssimo famosa. E a

Chico Xavier apoiou a ditadura e fez fraudes literárias. E daí?

Vamos parar com o medo e a negação da comparação de Chico Xavier com Jair Bolsonaro. Ambos são produtos de um mesmo inconsciente psicológico conservador, de um mesmo pano de fundo ao mesmo tempo moralista e imoral, e os dois nunca passaram de dois lados de uma mesma moeda. Podem "jair" se acostumando com a comparação entre o "médium cândido" e o "capitão messias". O livro O Médico e o Monstro (Dr. Jekyll & Mr. Hyde) , de Robert Louis Stevenson, explica muito esse aparente contraste, que muitas vezes escapa ao maniqueísmo fácil. É simples dizer que Francisco Cândido Xavier era o símbolo de "amor" e Jair Bolsonaro é o símbolo do "ódio". Mas há episódios de Chico Xavier que são tipicamente Jair Bolsonaro e vice-versa. E Chico Xavier acusando pessoas humildes de terem sido romanos sanguinários, sem a menor fundamentação? E o "bondoso médium" chamando de "bobagem da grossa" a dúvida que amigos de Jair Presente

Chico Xavier, que abençoou João de Deus, fez assédio moral a Humberto de Campos Filho

HUMBERTO DE CAMPOS FILHO SOFREU ASSÉDIO MORAL DE CHICO XAVIER PARA TENTAR ABAFAR NOVOS PROCESSOS JUDICIAIS. Dizem que nunca Uberaba ficou tão próxima de Abadiânia, embora fossem situadas em Estados diferentes. Na verdade, as duas cidades são relativamente próximas, diferindo apenas na distância que requer cerca de seis horas e meia de viagem. Mas, com o escândalo de João Teixeira de Faria, o João de Deus, até parece que as duas cidades se tornaram vizinhas. Isso porque o "médium" Francisco Cândido Xavier, popularmente conhecido como Chico Xavier, em que pese a sua reputação oficial de "espírito de luz" e pretenso símbolo de amor e bondade humanas, consentiu, ao abençoar João de Deus, com sua trajetória irregular e seus crimes. Se realmente fosse o sábio e o intuitivo que tanto dizem ser, Chico Xavier teria se prevenido e iniciado uma desconfiança em torno de João de Deus, até pressentindo seu caráter leviano. Mas Chico nada o fez e permitiu que se abrisse o c

Falsas psicografias de roqueiros: Cazuza

Hoje faz 25 anos que Cazuza faleceu. O ex-vocalista do Barão Vermelho, ícone do Rock Brasil e da MPB verdadeira em geral (não aquela "verdadeira MPB" que lota plateias com facilidade, aparece no Domingão do Faustão e toca nas horrendas FMs "populares" da vida), deixou uma trajetória marcada pela personalidade boêmia e pela poesia simples e fortemente expressiva. E, é claro, como o "espiritismo" é marcado por supostos médiuns que nada têm de intermediários, porque se tornam os centros das atenções e os mais famosos deles, como Chico Xavier e Divaldo Franco, tentaram compensar a mediunidade irregular tentando se passar por pretensos pensadores, eventualmente tentando tirar uma casquinha com os finados do além. E aí, volta e meia os "médiuns" que se acham "donos dos mortos" vêm com mensagens atribuídas a este ou aquele famoso que, por suas irregularidades em relação à natureza pessoal de cada falecido, eles tentam dar uma de bonzinh

O grande medo de Chico Xavier em ver Lula governando o país

Um bom aviso a ser dado para os esquerdistas que insistem em adorar Francisco Cândido Xavier é que o "médium" teve um enorme pavor em ver Luís Inácio Lula da Silva presidindo o Brasil. É sabido que o "médium" apoiou o rival Fernando Collor de Mello e o recebeu em sua casa. A declaração foi dada por Carlos Baccelli, em citação no artigo do jurista Liberato Póvoas ,  e surpreende a todos ao ver o "médium" adotando uma postura que parecia típica nas declarações da atriz Regina Duarte. Mas quem não se prende à imagem mitificada e fantasiosa do "médium", vigente nos últimos 40 anos com alegações de suposto progressismo e ecumenismo, verá que isso é uma dolorosa verdade. Chico Xavier foi uma das figuras mais conservadoras que existiu no país. Das mais radicais, é bom lembrar muito bem. E isso nenhum pensamento desejoso pode relativizar ou negar tal hipótese, porque tal forma de pensar sempre se sustentará com ideias vagas e devaneios bastante agr

Se Chico Xavier fosse progressista, não haveria a ascensão de Jair Bolsonaro

É um dever questionarmos, até com certa severidade, o mito de Francisco Cândido Xavier. Questionar sem ódio, mas também sem medo, sem relativismos e sem complacências, com o rigor de quem não mede palavras para identificar erros, quando estes são muito graves. Vale lembrar que esse apelo de questionar rigorosamente Chico Xavier não vem de evangélico alucinado nem de qualquer moleque intolerante da Internet - até porque o dito "espiritismo" brasileiro é uma das religiões não só toleradas no país, mas também blindadas pelas classes dominantes que adoram essa "filantropia de fachada" que traz mais adoração ao "médium" do que resultados sociais concretos - , mas da própria obra espírita original. É só ler Erasto, que recomendava rigor no repúdio e no combate aos deturpadores dos ensinamentos espíritas. E mais: ele lembrava que eventualmente os maus espíritos (ou, no contexto brasileiro, os maus médiuns) trazem "coisas boas" (as ditas "mens

Caso João de Deus é apenas a ponta do iceberg de escândalos ainda piores

A FAMIGLIA "ESPÍRITA" UNIDA. Hoje o "médium" e latifundiário João Teixeira de Faria, o João de Deus, se entregou à polícia de Goiás, a pedido do Ministério Público local e da Polícia Civil. Ele é acusado de assediar sexualmente mais de 300 mulheres e de ocultar um patrimônio financeiro que o faz um dos homens mais ricos do Estado. João nega as acusações de assédio, mas provas indicam que eles ocorreram desde 1983. Embora os adeptos do "espiritismo" brasileiro façam o possível para minimizar o caso, ele é, certamente, a ponta do iceberg de escândalos ainda piores que podem acontecer, que farão, entre outras coisas, descobrir as fraudes em torno de atividades supostamente mediúnicas, que, embora com fortes indícios de irregularidades, são oficialmente legitimadas por parecerem "agradáveis" e "edificantes" para o leitor brasileiro médio. O caso João de Deus é apenas o começo, embora ele não tenha sido o único escândalo. Outro

URGENTE! Divaldo Franco NÃO psicografou coisa alguma em toda sua vida!

Estamos diante da grande farsa que se tornou o Espiritismo no Brasil, empastelado pelos deturpadores brasileiros que cometeram traições graves ao trabalhoso legado de Allan Kardec, que suou muito para trazer para o mundo novos conhecimentos que, manipulados por espertos usurpadores, se reduziram a uma bagunça, a um engodo que mistura valores místicos, moralismo conservador e muitas e muitas mentiras e safadezas. É doloroso dizer isso, mas os fatos confirmam. Vemos um falso Humberto de Campos, suposto espírito que "voltou" pelos livros de Francisco Cândido Xavier de forma bem diferente do autor original, mais parecendo um sacerdote medieval metido a evangelista do que um membro da Academia Brasileira de Letras. Poucos conseguem admitir que essa usurpação, que custou um processo judicial que a seletividade de nossa Justiça, que sempre absolve os privilegiados da grana, do poder ou da fé, encerrou na impunidade a Chico Xavier e à FEB, se deu porque o "médium" mi

Chico Xavier e Divaldo Franco NÃO têm importância alguma para o Espiritismo

O desespero reina nas redes sociais, e o apego aos "médiuns" Francisco Cândido Xavier e Divaldo Pereira Franco chega aos níveis de doenças psicológicas graves. Tanto que as pessoas acabam investindo na hipocrisia para manter a crença nos dois deturpadores da causa espírita em níveis que consideram ser "em bons termos". Há várias alegações dos seguidores de Chico Xavier e Divaldo Franco que podemos enumerar, pelo menos as principais delas: 1) Que eles são admirados por "não-espíritas", uma tentativa de evitar algum sectarismo; 2) Que os seguidores admitem que os "médiuns" erram, mas que eles "são importantes" para a divulgação do Espiritismo; 3) Que os seguidores consideram que os "médiuns" são "cheios de imperfeições, mas pelo menos viveram para ajudar o próximo". A emotividade tóxica que representa a adoração a esses supostos médiuns, que em suas práticas simplesmente rasgaram O Livro dos Médiuns  sem um pingo de es

Carlos Baccelli era obsediado? Faz parte do vale-tudo do "espiritismo" brasileiro

Um episódio que fez o "médium" Carlos Bacelli (ou Carlos Baccelli) se tornar quase uma persona non grata  de setores do "movimento espírita" foi uma fase em que ele, parceiro de Francisco Cândido Xavier na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, estava sendo tomado de um processo obsessivo no qual o obrigou a cancelar a referida parceria com o beato medieval de Pedro Leopoldo. Vamos reproduzir aqui um trecho sobre esse rompimento, do blog Questão Espírita , de autoria de Jorge Rizzini, que conta com pontos bastante incoerentes - como acusar Baccelli de trazer ideias contrárias a Allan Kardec, como se Chico Xavier não tivesse feito isso - , mas que, de certa forma, explicam um pouco do porquê desse rompimento: Li com a maior atenção os disparates contidos nas mais recentes obras do médium Carlos A. Bacelli. Os textos, da primeira à última página, são mais uma prova de que ele está com os parafusos mentais desatarraxados. Continua vítima de um processo obsessi