Pular para o conteúdo principal

Em crise, "espiritismo" se promove dizendo-se "vítima de intolerância religiosa"

ESTÁTUA DE CHICO XAVIER ATINGIDA POR VANDALISMO EM UBERABA.

Em séria crise, o "espiritismo" agora embarca na carona dos fatos. Se aproveitando de atos de intolerância religiosa que vitimam religiões relacionadas a grupos étnicos ou pobres, como a umbanda, o candomblé e o islamismo, o "espiritismo" tenta atribuir o recente ataque de vândalos ao mausoléu de Francisco Cândido Xavier, em Uberaba, como vindo também de intolerantes.

O "espiritismo", no entanto, não é vítima de intolerância religiosa. Pelo contrário, a religião é uma das mais toleradas, blindadas e socialmente protegidas do Brasil. Ela é protegida pela Rede Globo de Televisão. Seus "médiuns", por mais que possam ter recebido também doações de dinheiro da Odebrecht ou OAS - sobretudo os "médiuns" baianos - e nem por isso são sequer indiciados pela Operação Lava Jato.

Há indícios de quadros falsamente atribuídos a pintores mortos, que representam diferenças estilísticas aberrantes. O "São Francisco de Assis" de Cândido Portinari e seu suposto similar trazido pelo "médium" baiano José Medrado, exibido como troféu em seu programa Visão Social da TV Bandeirantes de Salvador, mostram diferenças extremas entre um e outro.

Há também indícios de diferenças de estilo aberrantes nas próprias obras trazidas por Chico Xavier, em que autores como Olavo Bilac, Auta de Souza e, principalmente, Humberto de Campos, praticamente fogem dos estilos originais que os consagraram em vida. Humberto, por exemplo, mais parece um padre católico do que um escritor que foi membro da Academia Brasileira de Letras.

Apesar disso, não há, após o processo do caso Humberto de Campos em 1944, um único inquérito sequer para investigar as irregularidades dessas obras. Mas há muitos ingênuos, ou talvez alguém especializado que talvez tenha "recebido por fora" para inventar que as obras "mediúnicas" são autênticas e apontar semelhanças que não existem, dizendo apenas, de maneira vaga: "É, as obras lembram muito (sic) o estilo do falecido, surpreendem (sic) por serem autênticas (sic)".

Ninguém mexe nos "espíritas", que são uma espécie de tucanos da religião. Sim, o "espiritismo" brasileiro é o PSDB da religião. "Espíritas" e tucanos têm até uma mesma protetora, a Rede Globo de Televisão. Se um juiz chega a um suposto "médium", é só para abraçar ou, pasmem, para pedir conselhos.

Como agora os "espíritas" falam em "intolerância religiosa"? O vandalismo que houve no mausoléu de Chico Xavier teria sido o mesmo se a estátua fosse, por exemplo, de Juscelino Kubitschek, Tancredo Neves ou Carlos Drummond de Andrade. Ou de algum tribuno mineiro menos conhecido. O ataque se deu a uma estátua de alguém famoso, podendo ter sido qualquer um.

Mas o filho adotivo de Chico Xavier, Eurípedes Higino, quis se jogar na plateia, ele que mantém maquetes de pessoas de ideias antagônicas, como seu pai e o pedagogo Allan Kardec. Não é preciso muito esforço para apontar diferenças aberrantes nos livros de Xavier e de Kardec, pois O Livro dos Médiuns mostra, como caraterísticas negativas, muitos dos procedimentos e ideias identificados nos livros publicados pelo "médium" mineiro.

Higino diz que o ato "pode ter sido de intolerância religiosa", fazendo uma suposição com um tom de certeza dissimulada, caprichando no vitimismo que tanto foi a marca do "médium", um charlatão e usurpador de mortos que sempre que contrariado e questionado fazia pose de vítima para forçar a comoção pública.

Mas isso não procede. Até porque as religiões que são vítimas de intolerância religiosa são relacionadas a expressões culturais do povo pobre ou de grupos étnicos minoritários. Umbanda, candomblé, islamismo e algum outro similar é que têm suas casas de oração e culto atacadas por vândalos movidos de indignação religiosa ou pertencentes a grupos religiosos dominantes, como os neopentecostais.

O "espiritismo" não podia sofrer intolerância religiosa porque é tolerado até nos seus piores erros e escândalos. Além disso, é uma religião aristocrática, apesar do aparato de humildade, modéstia e simplicidade que o cerca.

Seus "médiuns" e palestrantes são conhecidos por discursarem para gente rica, receberem prêmios de autoridades e instituições aristocráticas e a praticar Assistencialismo, fazendo uma caridade de resultados sociais pouco expressivos que servem para promoção pessoal dos "benfeitores".

É uma grande malandragem do "espiritismo" brasileiro pegar carona nos atos de intolerância religiosa como se estivesse entre as religiões atacadas pela fúria conservadora. É uma malandragem similar que a de definir Chico Xavier como "católico reformista" só porque havia sido paranormal. Foi excomungado pela Igreja Católica de Pedro Leopoldo por ter sido confundido com umbandista. Mas isso é um equívoco: Chico Xavier, como católico, era medieval de tão ortodoxo.

E isso cria um fato curioso. No passado, os "espíritas" queriam fugir da confusão com os cultos afro-brasileiros. Agora, os "espíritas" fazem o inverso, tentando se confundirem com a umbanda e o candomblé para promover seu vitimismo à custa do infortúnio alheio, porque o que vemos é que os "espíritas" voam em céu de brigadeiro.

Intolerantes são os próprios "espíritas", que nunca toleraram contestação, e nunca assumiram uma responsabilidade sequer pelos erros cometidos. Chegam mesmo a atribuir eventuais escândalos aos "espíritos inferiores". Eles nunca admitiram seus erros e o perigo é eles atribuírem as críticas que recebem como "atos de intolerância religiosa". Isso é que é ter falta de autocrítica!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Padre Quevedo: A farsa de Chico Xavier

Esse instigante texto é leitura obrigatória para quem quer saber das artimanhas de um grande deturpador do Espiritismo francês, e que se promoveu através de farsas "mediúnicas" que demonstram uma série de irregularidades. Publicamos aqui em memória ao parapsicólogo Padre Oscar Quevedo, que morreu hoje, aos 89 anos. Para quem é amigo da lógica e do bom senso, lerá este texto até o fim, nem que seja preciso imprimi-lo para lê-lo aos poucos. Mas quem está movido por paixões religiosas e ainda sente fascinação obsessiva por Chico Xavier, vai evitar este texto chorando copiosamente ou mordendo os beiços de raiva. A farsa de Chico Xavier Por Padre Quevedo Francisco Cândido Xavier (1910-2002), mais conhecido como “Chico Xavier”, começou a exercer sistematicamente como “médium” espiritista psicógrafo à idade de 17 anos no Centro Espírita de Pedro Leopoldo, sua cidade natal. # Durante as últimas sete décadas foi sem dúvidas e cada vez mais uma figura muitíssimo famosa. E a

O grande medo de Chico Xavier em ver Lula governando o país

Um bom aviso a ser dado para os esquerdistas que insistem em adorar Francisco Cândido Xavier é que o "médium" teve um enorme pavor em ver Luís Inácio Lula da Silva presidindo o Brasil. É sabido que o "médium" apoiou o rival Fernando Collor de Mello e o recebeu em sua casa. A declaração foi dada por Carlos Baccelli, em citação no artigo do jurista Liberato Póvoas ,  e surpreende a todos ao ver o "médium" adotando uma postura que parecia típica nas declarações da atriz Regina Duarte. Mas quem não se prende à imagem mitificada e fantasiosa do "médium", vigente nos últimos 40 anos com alegações de suposto progressismo e ecumenismo, verá que isso é uma dolorosa verdade. Chico Xavier foi uma das figuras mais conservadoras que existiu no país. Das mais radicais, é bom lembrar muito bem. E isso nenhum pensamento desejoso pode relativizar ou negar tal hipótese, porque tal forma de pensar sempre se sustentará com ideias vagas e devaneios bastante agr

Chico Xavier apoiou a ditadura e fez fraudes literárias. E daí?

Vamos parar com o medo e a negação da comparação de Chico Xavier com Jair Bolsonaro. Ambos são produtos de um mesmo inconsciente psicológico conservador, de um mesmo pano de fundo ao mesmo tempo moralista e imoral, e os dois nunca passaram de dois lados de uma mesma moeda. Podem "jair" se acostumando com a comparação entre o "médium cândido" e o "capitão messias". O livro O Médico e o Monstro (Dr. Jekyll & Mr. Hyde) , de Robert Louis Stevenson, explica muito esse aparente contraste, que muitas vezes escapa ao maniqueísmo fácil. É simples dizer que Francisco Cândido Xavier era o símbolo de "amor" e Jair Bolsonaro é o símbolo do "ódio". Mas há episódios de Chico Xavier que são tipicamente Jair Bolsonaro e vice-versa. E Chico Xavier acusando pessoas humildes de terem sido romanos sanguinários, sem a menor fundamentação? E o "bondoso médium" chamando de "bobagem da grossa" a dúvida que amigos de Jair Presente

Falsas psicografias de roqueiros: Cazuza

Hoje faz 25 anos que Cazuza faleceu. O ex-vocalista do Barão Vermelho, ícone do Rock Brasil e da MPB verdadeira em geral (não aquela "verdadeira MPB" que lota plateias com facilidade, aparece no Domingão do Faustão e toca nas horrendas FMs "populares" da vida), deixou uma trajetória marcada pela personalidade boêmia e pela poesia simples e fortemente expressiva. E, é claro, como o "espiritismo" é marcado por supostos médiuns que nada têm de intermediários, porque se tornam os centros das atenções e os mais famosos deles, como Chico Xavier e Divaldo Franco, tentaram compensar a mediunidade irregular tentando se passar por pretensos pensadores, eventualmente tentando tirar uma casquinha com os finados do além. E aí, volta e meia os "médiuns" que se acham "donos dos mortos" vêm com mensagens atribuídas a este ou aquele famoso que, por suas irregularidades em relação à natureza pessoal de cada falecido, eles tentam dar uma de bonzinh

Chico Xavier, que abençoou João de Deus, fez assédio moral a Humberto de Campos Filho

HUMBERTO DE CAMPOS FILHO SOFREU ASSÉDIO MORAL DE CHICO XAVIER PARA TENTAR ABAFAR NOVOS PROCESSOS JUDICIAIS. Dizem que nunca Uberaba ficou tão próxima de Abadiânia, embora fossem situadas em Estados diferentes. Na verdade, as duas cidades são relativamente próximas, diferindo apenas na distância que requer cerca de seis horas e meia de viagem. Mas, com o escândalo de João Teixeira de Faria, o João de Deus, até parece que as duas cidades se tornaram vizinhas. Isso porque o "médium" Francisco Cândido Xavier, popularmente conhecido como Chico Xavier, em que pese a sua reputação oficial de "espírito de luz" e pretenso símbolo de amor e bondade humanas, consentiu, ao abençoar João de Deus, com sua trajetória irregular e seus crimes. Se realmente fosse o sábio e o intuitivo que tanto dizem ser, Chico Xavier teria se prevenido e iniciado uma desconfiança em torno de João de Deus, até pressentindo seu caráter leviano. Mas Chico nada o fez e permitiu que se abrisse o c

Carlos Baccelli era obsediado? Faz parte do vale-tudo do "espiritismo" brasileiro

Um episódio que fez o "médium" Carlos Bacelli (ou Carlos Baccelli) se tornar quase uma persona non grata  de setores do "movimento espírita" foi uma fase em que ele, parceiro de Francisco Cândido Xavier na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, estava sendo tomado de um processo obsessivo no qual o obrigou a cancelar a referida parceria com o beato medieval de Pedro Leopoldo. Vamos reproduzir aqui um trecho sobre esse rompimento, do blog Questão Espírita , de autoria de Jorge Rizzini, que conta com pontos bastante incoerentes - como acusar Baccelli de trazer ideias contrárias a Allan Kardec, como se Chico Xavier não tivesse feito isso - , mas que, de certa forma, explicam um pouco do porquê desse rompimento: Li com a maior atenção os disparates contidos nas mais recentes obras do médium Carlos A. Bacelli. Os textos, da primeira à última página, são mais uma prova de que ele está com os parafusos mentais desatarraxados. Continua vítima de um processo obsessi

Caso João de Deus é apenas a ponta do iceberg de escândalos ainda piores

A FAMIGLIA "ESPÍRITA" UNIDA. Hoje o "médium" e latifundiário João Teixeira de Faria, o João de Deus, se entregou à polícia de Goiás, a pedido do Ministério Público local e da Polícia Civil. Ele é acusado de assediar sexualmente mais de 300 mulheres e de ocultar um patrimônio financeiro que o faz um dos homens mais ricos do Estado. João nega as acusações de assédio, mas provas indicam que eles ocorreram desde 1983. Embora os adeptos do "espiritismo" brasileiro façam o possível para minimizar o caso, ele é, certamente, a ponta do iceberg de escândalos ainda piores que podem acontecer, que farão, entre outras coisas, descobrir as fraudes em torno de atividades supostamente mediúnicas, que, embora com fortes indícios de irregularidades, são oficialmente legitimadas por parecerem "agradáveis" e "edificantes" para o leitor brasileiro médio. O caso João de Deus é apenas o começo, embora ele não tenha sido o único escândalo. Outro

Chico Xavier e Divaldo Franco NÃO têm importância alguma para o Espiritismo

O desespero reina nas redes sociais, e o apego aos "médiuns" Francisco Cândido Xavier e Divaldo Pereira Franco chega aos níveis de doenças psicológicas graves. Tanto que as pessoas acabam investindo na hipocrisia para manter a crença nos dois deturpadores da causa espírita em níveis que consideram ser "em bons termos". Há várias alegações dos seguidores de Chico Xavier e Divaldo Franco que podemos enumerar, pelo menos as principais delas: 1) Que eles são admirados por "não-espíritas", uma tentativa de evitar algum sectarismo; 2) Que os seguidores admitem que os "médiuns" erram, mas que eles "são importantes" para a divulgação do Espiritismo; 3) Que os seguidores consideram que os "médiuns" são "cheios de imperfeições, mas pelo menos viveram para ajudar o próximo". A emotividade tóxica que representa a adoração a esses supostos médiuns, que em suas práticas simplesmente rasgaram O Livro dos Médiuns  sem um pingo de es

Falsas psicografias de roqueiros: Raul Seixas

Vivo, Raul Seixas era discriminado pelo mercado e pela sociedade moralista. Morto, é glorificado pelos mesmos que o discriminaram. Tantos oportunistas se cercaram diante da imagem do roqueiro morto e fingiram que sempre gostaram dele, usando-o em causa própria. Em relação ao legado que Raul Seixas deixou, vemos "sertanejos" e axézeiros, além de "pop-roqueiros" de quinta categoria, voltando-se para o cadáver do cantor baiano como urubus voando em cima de carniças. Todo mundo tirando uma casquinha, usurpando, em causa própria, o prestígio e a credibilidade de Raulzito. No "espiritismo" não seria diferente. Um suposto médium, Nelson Moraes, foi construir uma "psicografia" de Raul Seixas usando o pseudônimo de Zílio, no caso de haver algum problema na Justiça, através de uma imagem estereotipada do roqueiro. Assim, Nelson Moraes, juntando sua formação religiosista, um "espiritismo" que sabemos é mais católico do que espírita, baseo

URGENTE! Divaldo Franco NÃO psicografou coisa alguma em toda sua vida!

Estamos diante da grande farsa que se tornou o Espiritismo no Brasil, empastelado pelos deturpadores brasileiros que cometeram traições graves ao trabalhoso legado de Allan Kardec, que suou muito para trazer para o mundo novos conhecimentos que, manipulados por espertos usurpadores, se reduziram a uma bagunça, a um engodo que mistura valores místicos, moralismo conservador e muitas e muitas mentiras e safadezas. É doloroso dizer isso, mas os fatos confirmam. Vemos um falso Humberto de Campos, suposto espírito que "voltou" pelos livros de Francisco Cândido Xavier de forma bem diferente do autor original, mais parecendo um sacerdote medieval metido a evangelista do que um membro da Academia Brasileira de Letras. Poucos conseguem admitir que essa usurpação, que custou um processo judicial que a seletividade de nossa Justiça, que sempre absolve os privilegiados da grana, do poder ou da fé, encerrou na impunidade a Chico Xavier e à FEB, se deu porque o "médium" mi