Pular para o conteúdo principal

Para agravar decadência, Rio de Janeiro cortará gastos públicos

APOSENTADOS E PENSIONISTAS JÁ RECEBEM POUCO, MAS TERÃO QUE PAGAR PARA SALDAR AS DÍVIDAS DO ESTADO DO RJ.

Não bastasse a decadência vertiginosa que vive o Estado do Rio de Janeiro e sua antes imponente capital, o governador Luiz Fernando Pezão, recuperado de um câncer, reassumiu o mandato propondo cortes profundos nos gastos públicos.

Os cortes, que envolvem extinção de secretarias, fim de projetos como o Restaurante Popular e cortes de incentivos diversos, pretendem resolver a crise estadual que só voltará a estar próximo dos eixos normais daqui a três anos.

Um dos pontos polêmicos é o corte de 30 % dos vencimentos de aposentados e pensionistas, que já não recebem grande coisa e terão que perder uma boa parcela do dinheiro, obrigando-os a viver de empréstimos, já que muitos deles, doentes, terão que manter tratamentos com remédios muito caros.

O Rio de Janeiro será o Estado que sentirá os efeitos da PEC do Teto que o presidente Michel Temer só aplicará no ano que vem. Pezão pretende aplicar os cortes assim que a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) aprovar seu programa, o que parece provável que aconteça na sua quase totalidade.

Diante disso, os cariocas médios terão que aceitar isso, eles que acham que a decadência do Rio de Janeiro não passa de "mimimi" de paulistas invocados ou nordestinos frustrados, o que garante a farra do cyberbullying de cães de guarda do "estabelecido" com seus ataques em série de humilhação gratuita, seja em comentários combinadamente simultâneos, seja com blogues de ofensas gratuitas.

Mais uma vez hoje os cariocas gritarão o seu grotesco fanatismo pelo futebol, que faz com que torcedores se transformem em psicopatas diante da performance de seus quatro times , como Flamengo, Botafogo, Vasco e Fluminense. Hoje Flamengo e Botafogo se enfrentam e o Flamengo parece viver seus dias de contos de fadas, fazendo os cariocas felizes porque, se o Rio de Janeiro naufraga, o Flamengo continuará de pé.

E isso com gritarias, berros truculentos, que a cada gol de um time carioca ocorrem berros ensurdecedores, preocupando aqueles que precisam de um descanso, de um repouso. Para os torcedores, o que importa é a vitória de seu time, pouco importa se o vizinho vai acordar às duas da madrugada para preparar o café e ir ao trabalho num lugar distante. O que importa é só o gol, pode o Flamengo ou o Vasco, por exemplo, terem atuações pra lá de desastrosas.

É também o Rio de Janeiro de fumantes convictos, gente que parece indiferente e quer fumar ao lado de não-fumantes. Gente que parece se afirmar com um cigarro na mão e que, na maior hipocrisia, chegam a andar quarteirões só segurando um cigarrinho, provando que, se podem passar uns cinco minutos sem fumar, poderiam parar de fumar de vez. Até porque a quimioterapia para cura de um câncer no pulmão é de difícil sobrevivência.

Por isso é que muitos cariocas veem amigos morrerem de repente. É aquela senhora ainda moderna e simpática de 61 anos, ou aquele garotão barbudo e folgazão de 38 ou 42 anos. De repente pessoas assim morrem e surpreendem os que ficam: "Mas já? Tão novos, até ontem pareciam lúcidos e saudáveis!". Ou então: "Aquela menina morreu de câncer? Coitada, tão novinha, 37 anos...". Ora, ora, é porque essas pessoas passaram o tempo todo fumando.

O narcisismo dos cariocas revela o seguinte cacoete: primeiro se irritam para depois caírem na real. De preferência se a Rede Globo ou o jornal O Dia noticiarem. Antes de virar notícia, a decadência carioca era esnobada na Internet, até com demonstrações de ofensas gratuitas e ameaças violentas.

Será preciso que o Estado do Rio de Janeiro sofra no bolso ou sob o revólver dos bandidos para admitir a própria decadência? Se Copacabana se tornou um bairro tão perigoso quanto qualquer área de risco da Baixada Fluminense, as pessoas ainda sonharão com uma "Cidade Maravilhosa" que não existe mais?

Pois esse Rio de Janeiro de torcedores fanáticos e intolerantes, de ônibus padronizados que só causam acidentes no trânsito, de fumantes que se acham donos do ar que respiramos, dos produtos que falam nas prateleiras, do pensamento único de toda espécie, do consumismo e da coisificação do ser humano, da "cultura" qualquer nota que só serve para consumo e tantas coisas ruins, só se revelará decadente com os cortes financeiros.

Afinal, infelizmente é falando a linguagem do dinheiro que se fala a certas pessoas que alguma coisa está muito, muito decadente. Só mesmo a falta de dinheiro para as pessoas sentirem que os bons tempos acabaram. Triste pensar a vida em torno das finanças.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Padre Quevedo: A farsa de Chico Xavier

Esse instigante texto é leitura obrigatória para quem quer saber das artimanhas de um grande deturpador do Espiritismo francês, e que se promoveu através de farsas "mediúnicas" que demonstram uma série de irregularidades. Publicamos aqui em memória ao parapsicólogo Padre Oscar Quevedo, que morreu hoje, aos 89 anos. Para quem é amigo da lógica e do bom senso, lerá este texto até o fim, nem que seja preciso imprimi-lo para lê-lo aos poucos. Mas quem está movido por paixões religiosas e ainda sente fascinação obsessiva por Chico Xavier, vai evitar este texto chorando copiosamente ou mordendo os beiços de raiva. A farsa de Chico Xavier Por Padre Quevedo Francisco Cândido Xavier (1910-2002), mais conhecido como “Chico Xavier”, começou a exercer sistematicamente como “médium” espiritista psicógrafo à idade de 17 anos no Centro Espírita de Pedro Leopoldo, sua cidade natal. # Durante as últimas sete décadas foi sem dúvidas e cada vez mais uma figura muitíssimo famosa. E a

Chico Xavier apoiou a ditadura e fez fraudes literárias. E daí?

Vamos parar com o medo e a negação da comparação de Chico Xavier com Jair Bolsonaro. Ambos são produtos de um mesmo inconsciente psicológico conservador, de um mesmo pano de fundo ao mesmo tempo moralista e imoral, e os dois nunca passaram de dois lados de uma mesma moeda. Podem "jair" se acostumando com a comparação entre o "médium cândido" e o "capitão messias". O livro O Médico e o Monstro (Dr. Jekyll & Mr. Hyde) , de Robert Louis Stevenson, explica muito esse aparente contraste, que muitas vezes escapa ao maniqueísmo fácil. É simples dizer que Francisco Cândido Xavier era o símbolo de "amor" e Jair Bolsonaro é o símbolo do "ódio". Mas há episódios de Chico Xavier que são tipicamente Jair Bolsonaro e vice-versa. E Chico Xavier acusando pessoas humildes de terem sido romanos sanguinários, sem a menor fundamentação? E o "bondoso médium" chamando de "bobagem da grossa" a dúvida que amigos de Jair Presente

O grande medo de Chico Xavier em ver Lula governando o país

Um bom aviso a ser dado para os esquerdistas que insistem em adorar Francisco Cândido Xavier é que o "médium" teve um enorme pavor em ver Luís Inácio Lula da Silva presidindo o Brasil. É sabido que o "médium" apoiou o rival Fernando Collor de Mello e o recebeu em sua casa. A declaração foi dada por Carlos Baccelli, em citação no artigo do jurista Liberato Póvoas ,  e surpreende a todos ao ver o "médium" adotando uma postura que parecia típica nas declarações da atriz Regina Duarte. Mas quem não se prende à imagem mitificada e fantasiosa do "médium", vigente nos últimos 40 anos com alegações de suposto progressismo e ecumenismo, verá que isso é uma dolorosa verdade. Chico Xavier foi uma das figuras mais conservadoras que existiu no país. Das mais radicais, é bom lembrar muito bem. E isso nenhum pensamento desejoso pode relativizar ou negar tal hipótese, porque tal forma de pensar sempre se sustentará com ideias vagas e devaneios bastante agr

Chico Xavier, que abençoou João de Deus, fez assédio moral a Humberto de Campos Filho

HUMBERTO DE CAMPOS FILHO SOFREU ASSÉDIO MORAL DE CHICO XAVIER PARA TENTAR ABAFAR NOVOS PROCESSOS JUDICIAIS. Dizem que nunca Uberaba ficou tão próxima de Abadiânia, embora fossem situadas em Estados diferentes. Na verdade, as duas cidades são relativamente próximas, diferindo apenas na distância que requer cerca de seis horas e meia de viagem. Mas, com o escândalo de João Teixeira de Faria, o João de Deus, até parece que as duas cidades se tornaram vizinhas. Isso porque o "médium" Francisco Cândido Xavier, popularmente conhecido como Chico Xavier, em que pese a sua reputação oficial de "espírito de luz" e pretenso símbolo de amor e bondade humanas, consentiu, ao abençoar João de Deus, com sua trajetória irregular e seus crimes. Se realmente fosse o sábio e o intuitivo que tanto dizem ser, Chico Xavier teria se prevenido e iniciado uma desconfiança em torno de João de Deus, até pressentindo seu caráter leviano. Mas Chico nada o fez e permitiu que se abrisse o c

Falsas psicografias de roqueiros: Cazuza

Hoje faz 25 anos que Cazuza faleceu. O ex-vocalista do Barão Vermelho, ícone do Rock Brasil e da MPB verdadeira em geral (não aquela "verdadeira MPB" que lota plateias com facilidade, aparece no Domingão do Faustão e toca nas horrendas FMs "populares" da vida), deixou uma trajetória marcada pela personalidade boêmia e pela poesia simples e fortemente expressiva. E, é claro, como o "espiritismo" é marcado por supostos médiuns que nada têm de intermediários, porque se tornam os centros das atenções e os mais famosos deles, como Chico Xavier e Divaldo Franco, tentaram compensar a mediunidade irregular tentando se passar por pretensos pensadores, eventualmente tentando tirar uma casquinha com os finados do além. E aí, volta e meia os "médiuns" que se acham "donos dos mortos" vêm com mensagens atribuídas a este ou aquele famoso que, por suas irregularidades em relação à natureza pessoal de cada falecido, eles tentam dar uma de bonzinh

Carlos Baccelli era obsediado? Faz parte do vale-tudo do "espiritismo" brasileiro

Um episódio que fez o "médium" Carlos Bacelli (ou Carlos Baccelli) se tornar quase uma persona non grata  de setores do "movimento espírita" foi uma fase em que ele, parceiro de Francisco Cândido Xavier na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, estava sendo tomado de um processo obsessivo no qual o obrigou a cancelar a referida parceria com o beato medieval de Pedro Leopoldo. Vamos reproduzir aqui um trecho sobre esse rompimento, do blog Questão Espírita , de autoria de Jorge Rizzini, que conta com pontos bastante incoerentes - como acusar Baccelli de trazer ideias contrárias a Allan Kardec, como se Chico Xavier não tivesse feito isso - , mas que, de certa forma, explicam um pouco do porquê desse rompimento: Li com a maior atenção os disparates contidos nas mais recentes obras do médium Carlos A. Bacelli. Os textos, da primeira à última página, são mais uma prova de que ele está com os parafusos mentais desatarraxados. Continua vítima de um processo obsessi

URGENTE! Divaldo Franco NÃO psicografou coisa alguma em toda sua vida!

Estamos diante da grande farsa que se tornou o Espiritismo no Brasil, empastelado pelos deturpadores brasileiros que cometeram traições graves ao trabalhoso legado de Allan Kardec, que suou muito para trazer para o mundo novos conhecimentos que, manipulados por espertos usurpadores, se reduziram a uma bagunça, a um engodo que mistura valores místicos, moralismo conservador e muitas e muitas mentiras e safadezas. É doloroso dizer isso, mas os fatos confirmam. Vemos um falso Humberto de Campos, suposto espírito que "voltou" pelos livros de Francisco Cândido Xavier de forma bem diferente do autor original, mais parecendo um sacerdote medieval metido a evangelista do que um membro da Academia Brasileira de Letras. Poucos conseguem admitir que essa usurpação, que custou um processo judicial que a seletividade de nossa Justiça, que sempre absolve os privilegiados da grana, do poder ou da fé, encerrou na impunidade a Chico Xavier e à FEB, se deu porque o "médium" mi

Caso João de Deus é apenas a ponta do iceberg de escândalos ainda piores

A FAMIGLIA "ESPÍRITA" UNIDA. Hoje o "médium" e latifundiário João Teixeira de Faria, o João de Deus, se entregou à polícia de Goiás, a pedido do Ministério Público local e da Polícia Civil. Ele é acusado de assediar sexualmente mais de 300 mulheres e de ocultar um patrimônio financeiro que o faz um dos homens mais ricos do Estado. João nega as acusações de assédio, mas provas indicam que eles ocorreram desde 1983. Embora os adeptos do "espiritismo" brasileiro façam o possível para minimizar o caso, ele é, certamente, a ponta do iceberg de escândalos ainda piores que podem acontecer, que farão, entre outras coisas, descobrir as fraudes em torno de atividades supostamente mediúnicas, que, embora com fortes indícios de irregularidades, são oficialmente legitimadas por parecerem "agradáveis" e "edificantes" para o leitor brasileiro médio. O caso João de Deus é apenas o começo, embora ele não tenha sido o único escândalo. Outro

Chico Xavier e Divaldo Franco NÃO têm importância alguma para o Espiritismo

O desespero reina nas redes sociais, e o apego aos "médiuns" Francisco Cândido Xavier e Divaldo Pereira Franco chega aos níveis de doenças psicológicas graves. Tanto que as pessoas acabam investindo na hipocrisia para manter a crença nos dois deturpadores da causa espírita em níveis que consideram ser "em bons termos". Há várias alegações dos seguidores de Chico Xavier e Divaldo Franco que podemos enumerar, pelo menos as principais delas: 1) Que eles são admirados por "não-espíritas", uma tentativa de evitar algum sectarismo; 2) Que os seguidores admitem que os "médiuns" erram, mas que eles "são importantes" para a divulgação do Espiritismo; 3) Que os seguidores consideram que os "médiuns" são "cheios de imperfeições, mas pelo menos viveram para ajudar o próximo". A emotividade tóxica que representa a adoração a esses supostos médiuns, que em suas práticas simplesmente rasgaram O Livro dos Médiuns  sem um pingo de es

Se Chico Xavier fosse progressista, não haveria a ascensão de Jair Bolsonaro

É um dever questionarmos, até com certa severidade, o mito de Francisco Cândido Xavier. Questionar sem ódio, mas também sem medo, sem relativismos e sem complacências, com o rigor de quem não mede palavras para identificar erros, quando estes são muito graves. Vale lembrar que esse apelo de questionar rigorosamente Chico Xavier não vem de evangélico alucinado nem de qualquer moleque intolerante da Internet - até porque o dito "espiritismo" brasileiro é uma das religiões não só toleradas no país, mas também blindadas pelas classes dominantes que adoram essa "filantropia de fachada" que traz mais adoração ao "médium" do que resultados sociais concretos - , mas da própria obra espírita original. É só ler Erasto, que recomendava rigor no repúdio e no combate aos deturpadores dos ensinamentos espíritas. E mais: ele lembrava que eventualmente os maus espíritos (ou, no contexto brasileiro, os maus médiuns) trazem "coisas boas" (as ditas "mens