Pular para o conteúdo principal

Os anos 90 ajudariam o Brasil a ser o tal "Coração do Mundo"?


Num desses aspectos surreais existentes no Brasil, diferentes personagens que estiveram em evidência no período entre 1990 e 1992 e que estavam comprometidos, cada um à sua maneira, com a degradação social, cultural e econômica dos brasileiros, tentam a todo custo uma reabilitação como se tivessem sido personalidades de grande valor para nosso país.

Os "espíritas" prometem tanto o "novo Eldorado" para o Brasil que, a partir do exemplo "iluminado" de Francisco Cândido Xavier, a expectativa é que o país se torne o tão prometido "coração do mundo e pátria do Evangelho" que o anti-médium mineiro tanto pregou durante décadas.

Aliás, é estranho, mas acontece. Um articulado e quase silencioso esforço de elites empresariais, jornalísticas, publicitárias e acadêmicas quer transformar a década de 1990, que muitos consideram a "década perdida" do Brasil, em uma espécie de "década dourada", atribuindo seus personagens uma genialidade que na verdade nunca existiu nem existe.

Não estamos aqui mostrando aversões pessoais a esses indivíduos, mas apenas dizendo que eles estão longe de representar qualquer genialidade, não bastasse estarem eles associados aos processos de mediocrização e degradação de ordem política, cultural, econômica etc. Eles de certa forma colaboraram para esse processo.

Será que esses personagens ajudarão a construir o tal "coração do mundo"? Afinal, o "espiritismo" não valoriza muito a qualidade de vida, a vida material é vista como algo "qualquer nota", e é curioso que uma doutrina tão "espiritualista" impede, de forma mais materialista possível, que se aproveite a vida material para realizar verdadeiras transformações culturais.

A impressão que se tem é que o "espiritismo" segue o zeitgeist brasileiro dos últimos 50 anos, em que todo um sistema de retrocessos foi trazido a partir do golpe militar de 1964 e que culmina com o que se vê por aí no Brasil. A década de 90 intensificou essa derrocada.

Vamos comparar os personagens dessa década, e o que eles representaram nos anos 90 e o que a campanha de reabilitação do período 1990-1992 quer fazer deles, não apenas como pessoas em evidência (que seria até direito deles de se manterem), mas como se fossem personalidades "indispensáveis" para nossa cultura.

O primeiro nome, Fernando Collor, havia sido apoiado por Chico Xavier durante a campanha eleitoral de 1989. O apoio não culminava a uma profunda amizade, mas parece que Emmanuel, o mentor de Chico, foi com a cara de Collor, porque ele sofreu apenas pequenos infortúnios políticos e até hoje tenta passar por cima dos escândalos que tem que enfrentar.

Vamos à lista:

FERNANDO COLLOR
O QUE ELE FOI: Presidente da República com ideias neoliberais, conservadoras e populistas, que confiscou a poupança dos brasileiros para atender ao esquema financeiro do seu tesoureiro de campanha eleitoral, Paulo César Farias, misteriosamente falecido. Adotava medidas contra as classes trabalhadoras e ameaçou privatizar as universidades públicas.
O QUE QUEREM QUE ELE SEJA: Um grande líder popular, orador habilidoso, político progressista e dotado de um populismo ainda mais festivo e uma atualização do mito de "caçador de marajás" que garantiu sua vitória eleitoral em 1989.

CHITÃOZINHO & XORORÓ
O QUE ELES FORAM: Primeira dupla a deturpar a música caipira aos conceitos abertamente comerciais. Misturando country music, guarânias, mariachis, boleros e influências trazidas por Waldick Soriano e Amado Batista, a dupla paranaense inaugurou toda uma linhagem do comercialismo "sertanejo" que ultimamente é representada pelos ditos "universitários".
O QUE QUEREM QUE ELES SEJAM: Ícones sofisticados da MPB e da música caipira de raiz, com coragem de gravar um disco inteiro em tributo a Antônio Carlos Jobim, sobretudo gravando os clássicos bossanovistas do músico carioca, vertidos para clichês comerciais da música caipira.

ALEXANDRE PIRES E BELO
O QUE ELES FORAM: Ex-vocalistas, respectivamente, do Só Pra Contrariar e Soweto, Alexandre Pires e Belo fizeram parte do cenário do "pagode romântico", espécie de variação da música brega que soa como um arremedo de samba. Saindo de seus grupos, seguiram trabalhos solo sempre se mantendo em evidência na canastrice musical digna de calouros de reality shows musicais.
O QUE QUEREM QUE ELES SEJAM: Grandes gênios da MPB, com um pé no soul brasileiro, tentando fazer o Belo um arremedo de Cassiano e Alexandre Pires um arremedo de Wilson Simonal, por mais que este tenha mais a ver, musicalmente, com um misto de Luís Miguel com Bobby Brown.

RAÇA NEGRA
O QUE ELES FORAM: Outro grupo de "pagode romântico", com ênfase nas influências mofadas de Odair José e Amado Batista, o som do grupo Raça Negra é tão mofado que os discos gravados entre o final dos anos 80 e o começo dos anos 90 parecem terem sido produzidos 20 anos antes. Musicalmente medíocre, vocalista ruim, músicas de cafonice irreparável.
O QUE QUEREM QUE ELES SEJAM: Grupo da vanguarda cultural, independente e alternativa, comprometido com a (suposta) renovação do samba-rock, representante de uma "nova cultura pós-tropicalista".

MICHAEL SULLIVAN
O QUE ELE FOI: Ex-integrante dos Fevers, grupo da Jovem Guarda, ele se chamava Ivanilton. Quando embarcou no modismo de cantores brasileiros fazerem imitação de música norte-americana, nos anos 70, virou Michael Sullivan. Nos anos 80, foi parceiro de Paulo Massadas, na composição, e do seu ex-colega de Fevers, Miguel Plopschi, no comando da produção. O comercialismo musical escancarado era imposto para destruir a MPB, subordinada à americanização e às regras de mercado. Seu objetivo é substituir a MPB autêntica pelo comercialismo ianque adaptado ao Brasil.
O QUE QUEREM QUE ELE SEJA: O maior gênio vivo da mesma MPB que quis destruir, tratado como se fosse uma versão pós-moderna de Tom Jobim, e convertido no "grande amigo" dos mais diversos emepebistas.

MÁRIO KERTÈSZ
O QUE ELE FOI: "Filhote" da ditadura militar, engenheiro ultraconservador e que, como prefeito de Salvador, capital da Bahia, realizou um aberrante esquema de corrupção no qual deixou obras de grande estrutura urbana paralizadas, já que desviou uma grande soma de dinheiro público para as empresas "fantasmas" criadas por ele e um aliado, que alimentavam suas fortunas pessoais. Da parte de Kertèsz, o dinheiro foi usado para comprar ações de emissoras de rádio e TV locais, sem falar que ele havia também colaborado para a decadência do Jornal da Bahia, do qual foi nomeado interventor.
O QUE QUEREM QUE ELE SEJA: Intelectual baiano, radiojornalista corajoso, amigo da sociedade baiana e encampador das causas sociais, imparcial acolhedor da diversidade social do país e do mundo e (para os "espíritas") patrão do "divertido" e "admirável médium" José Medrado.

SOLANGE GOMES
O QUE ELA FOI: Uma das musas da Banheira do Gugu, sub-celebridade que viveu um tumultuado casamento com um cantor de "pagode romântico". Ícone da vulgarização do corpo feminino, no qual a sensualidade se reduz a uma mera mercadoria grotesca e por demais apelativa.
O QUE QUEREM QUE ELA SEJA: Ícone do corajoso feminismo sensual, mulher que não tem medo de se "sensualizar" depois dos 40 anos e que reivindica a "liberdade do corpo" como ideal de vida.

DJ MARLBORO, MC JÚNIOR & MC LEONARDO E DERIVADOS
O QUE ELES FORAM: Depois que DJ Marlboro deturpou o tecnofunk para um formato comercial mais escancarado, O que seria uma adaptação dos bons sons do funk eletrônico e de variações como o freestyle dos EUA, tornou-se um irritante arremedo de cantigas-de-roda "cantados" por jovens sem talento vocal algum, daí as duplas de MC's que se seguiram.
O QUE QUEREM QUE ELES SEJAM: DJ Marlboro vende a imagem de "artista de vanguarda", protegido pela blindagem de intelectuais "provocativos", a empurrá-lo para eventos associados à cultura alternativa. Já os MC's foram convertidos em "música de protesto", embora suas letras sejam de um conteúdo claramente inócuo.

GUILHERME DE PÁDUA
O QUE ELE FOI: Ator medíocre e aspirante a galã, ele havia assassinado, juntamente com a então esposa Paula Thomaz, a colega de elenco Daniella Perez, filha da dramaturga Glória Perez e então esposa do ator Raul Gazolla. Condenado à prisão e depois entregue à liberdade condicional, Guilherme passou a agir com arrogância, exigindo tratamento diferenciado da imprensa e ameaçando processar até a mãe da vítima, só porque ela lhe chamou de "psicopata".
O QUE QUEREM QUE ELE SEJA: Sem qualquer oportunidade de reaproveitá-lo como ator, setores da grande mídia querem ao menos que ele se transforme em sub-celebridade "polêmica" que sempre dá "declarações bombásticas" em programas de entretenimento.

CONCLUSÃO

Que essas pessoas tenham algum lugar ao "sol" da mídia do entretenimento comercial ou do cenário político-midiático dominante, vá lá, porque já existem interesses diversos que os protegem neste sentido.

Mas o problema é quando eles forem empurrados - e uns já são há um tempo - para representarem um "período glorioso", como o "sistema" quer fazer do período 1990-1992, começo de uma época de perdição e derrocada maciça de valores no Brasil.

Mais grave ainda é quando essa década for usada como modelo de progresso e modernização do país e, na perspectiva "espírita", significar a ascensão do país na comunidade das nações, usando esses "exemplos" para mostrar o que o país teria de "valioso" para ser o "coração do mundo". Se isso ocorrer, estaremos ferrados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Padre Quevedo: A farsa de Chico Xavier

Esse instigante texto é leitura obrigatória para quem quer saber das artimanhas de um grande deturpador do Espiritismo francês, e que se promoveu através de farsas "mediúnicas" que demonstram uma série de irregularidades. Publicamos aqui em memória ao parapsicólogo Padre Oscar Quevedo, que morreu hoje, aos 89 anos. Para quem é amigo da lógica e do bom senso, lerá este texto até o fim, nem que seja preciso imprimi-lo para lê-lo aos poucos. Mas quem está movido por paixões religiosas e ainda sente fascinação obsessiva por Chico Xavier, vai evitar este texto chorando copiosamente ou mordendo os beiços de raiva. A farsa de Chico Xavier Por Padre Quevedo Francisco Cândido Xavier (1910-2002), mais conhecido como “Chico Xavier”, começou a exercer sistematicamente como “médium” espiritista psicógrafo à idade de 17 anos no Centro Espírita de Pedro Leopoldo, sua cidade natal. # Durante as últimas sete décadas foi sem dúvidas e cada vez mais uma figura muitíssimo famosa. E a

Chico Xavier apoiou a ditadura e fez fraudes literárias. E daí?

Vamos parar com o medo e a negação da comparação de Chico Xavier com Jair Bolsonaro. Ambos são produtos de um mesmo inconsciente psicológico conservador, de um mesmo pano de fundo ao mesmo tempo moralista e imoral, e os dois nunca passaram de dois lados de uma mesma moeda. Podem "jair" se acostumando com a comparação entre o "médium cândido" e o "capitão messias". O livro O Médico e o Monstro (Dr. Jekyll & Mr. Hyde) , de Robert Louis Stevenson, explica muito esse aparente contraste, que muitas vezes escapa ao maniqueísmo fácil. É simples dizer que Francisco Cândido Xavier era o símbolo de "amor" e Jair Bolsonaro é o símbolo do "ódio". Mas há episódios de Chico Xavier que são tipicamente Jair Bolsonaro e vice-versa. E Chico Xavier acusando pessoas humildes de terem sido romanos sanguinários, sem a menor fundamentação? E o "bondoso médium" chamando de "bobagem da grossa" a dúvida que amigos de Jair Presente

Chico Xavier, que abençoou João de Deus, fez assédio moral a Humberto de Campos Filho

HUMBERTO DE CAMPOS FILHO SOFREU ASSÉDIO MORAL DE CHICO XAVIER PARA TENTAR ABAFAR NOVOS PROCESSOS JUDICIAIS. Dizem que nunca Uberaba ficou tão próxima de Abadiânia, embora fossem situadas em Estados diferentes. Na verdade, as duas cidades são relativamente próximas, diferindo apenas na distância que requer cerca de seis horas e meia de viagem. Mas, com o escândalo de João Teixeira de Faria, o João de Deus, até parece que as duas cidades se tornaram vizinhas. Isso porque o "médium" Francisco Cândido Xavier, popularmente conhecido como Chico Xavier, em que pese a sua reputação oficial de "espírito de luz" e pretenso símbolo de amor e bondade humanas, consentiu, ao abençoar João de Deus, com sua trajetória irregular e seus crimes. Se realmente fosse o sábio e o intuitivo que tanto dizem ser, Chico Xavier teria se prevenido e iniciado uma desconfiança em torno de João de Deus, até pressentindo seu caráter leviano. Mas Chico nada o fez e permitiu que se abrisse o c

Falsas psicografias de roqueiros: Cazuza

Hoje faz 25 anos que Cazuza faleceu. O ex-vocalista do Barão Vermelho, ícone do Rock Brasil e da MPB verdadeira em geral (não aquela "verdadeira MPB" que lota plateias com facilidade, aparece no Domingão do Faustão e toca nas horrendas FMs "populares" da vida), deixou uma trajetória marcada pela personalidade boêmia e pela poesia simples e fortemente expressiva. E, é claro, como o "espiritismo" é marcado por supostos médiuns que nada têm de intermediários, porque se tornam os centros das atenções e os mais famosos deles, como Chico Xavier e Divaldo Franco, tentaram compensar a mediunidade irregular tentando se passar por pretensos pensadores, eventualmente tentando tirar uma casquinha com os finados do além. E aí, volta e meia os "médiuns" que se acham "donos dos mortos" vêm com mensagens atribuídas a este ou aquele famoso que, por suas irregularidades em relação à natureza pessoal de cada falecido, eles tentam dar uma de bonzinh

O grande medo de Chico Xavier em ver Lula governando o país

Um bom aviso a ser dado para os esquerdistas que insistem em adorar Francisco Cândido Xavier é que o "médium" teve um enorme pavor em ver Luís Inácio Lula da Silva presidindo o Brasil. É sabido que o "médium" apoiou o rival Fernando Collor de Mello e o recebeu em sua casa. A declaração foi dada por Carlos Baccelli, em citação no artigo do jurista Liberato Póvoas ,  e surpreende a todos ao ver o "médium" adotando uma postura que parecia típica nas declarações da atriz Regina Duarte. Mas quem não se prende à imagem mitificada e fantasiosa do "médium", vigente nos últimos 40 anos com alegações de suposto progressismo e ecumenismo, verá que isso é uma dolorosa verdade. Chico Xavier foi uma das figuras mais conservadoras que existiu no país. Das mais radicais, é bom lembrar muito bem. E isso nenhum pensamento desejoso pode relativizar ou negar tal hipótese, porque tal forma de pensar sempre se sustentará com ideias vagas e devaneios bastante agr

Se Chico Xavier fosse progressista, não haveria a ascensão de Jair Bolsonaro

É um dever questionarmos, até com certa severidade, o mito de Francisco Cândido Xavier. Questionar sem ódio, mas também sem medo, sem relativismos e sem complacências, com o rigor de quem não mede palavras para identificar erros, quando estes são muito graves. Vale lembrar que esse apelo de questionar rigorosamente Chico Xavier não vem de evangélico alucinado nem de qualquer moleque intolerante da Internet - até porque o dito "espiritismo" brasileiro é uma das religiões não só toleradas no país, mas também blindadas pelas classes dominantes que adoram essa "filantropia de fachada" que traz mais adoração ao "médium" do que resultados sociais concretos - , mas da própria obra espírita original. É só ler Erasto, que recomendava rigor no repúdio e no combate aos deturpadores dos ensinamentos espíritas. E mais: ele lembrava que eventualmente os maus espíritos (ou, no contexto brasileiro, os maus médiuns) trazem "coisas boas" (as ditas "mens

Caso João de Deus é apenas a ponta do iceberg de escândalos ainda piores

A FAMIGLIA "ESPÍRITA" UNIDA. Hoje o "médium" e latifundiário João Teixeira de Faria, o João de Deus, se entregou à polícia de Goiás, a pedido do Ministério Público local e da Polícia Civil. Ele é acusado de assediar sexualmente mais de 300 mulheres e de ocultar um patrimônio financeiro que o faz um dos homens mais ricos do Estado. João nega as acusações de assédio, mas provas indicam que eles ocorreram desde 1983. Embora os adeptos do "espiritismo" brasileiro façam o possível para minimizar o caso, ele é, certamente, a ponta do iceberg de escândalos ainda piores que podem acontecer, que farão, entre outras coisas, descobrir as fraudes em torno de atividades supostamente mediúnicas, que, embora com fortes indícios de irregularidades, são oficialmente legitimadas por parecerem "agradáveis" e "edificantes" para o leitor brasileiro médio. O caso João de Deus é apenas o começo, embora ele não tenha sido o único escândalo. Outro

URGENTE! Divaldo Franco NÃO psicografou coisa alguma em toda sua vida!

Estamos diante da grande farsa que se tornou o Espiritismo no Brasil, empastelado pelos deturpadores brasileiros que cometeram traições graves ao trabalhoso legado de Allan Kardec, que suou muito para trazer para o mundo novos conhecimentos que, manipulados por espertos usurpadores, se reduziram a uma bagunça, a um engodo que mistura valores místicos, moralismo conservador e muitas e muitas mentiras e safadezas. É doloroso dizer isso, mas os fatos confirmam. Vemos um falso Humberto de Campos, suposto espírito que "voltou" pelos livros de Francisco Cândido Xavier de forma bem diferente do autor original, mais parecendo um sacerdote medieval metido a evangelista do que um membro da Academia Brasileira de Letras. Poucos conseguem admitir que essa usurpação, que custou um processo judicial que a seletividade de nossa Justiça, que sempre absolve os privilegiados da grana, do poder ou da fé, encerrou na impunidade a Chico Xavier e à FEB, se deu porque o "médium" mi

Chico Xavier e Divaldo Franco NÃO têm importância alguma para o Espiritismo

O desespero reina nas redes sociais, e o apego aos "médiuns" Francisco Cândido Xavier e Divaldo Pereira Franco chega aos níveis de doenças psicológicas graves. Tanto que as pessoas acabam investindo na hipocrisia para manter a crença nos dois deturpadores da causa espírita em níveis que consideram ser "em bons termos". Há várias alegações dos seguidores de Chico Xavier e Divaldo Franco que podemos enumerar, pelo menos as principais delas: 1) Que eles são admirados por "não-espíritas", uma tentativa de evitar algum sectarismo; 2) Que os seguidores admitem que os "médiuns" erram, mas que eles "são importantes" para a divulgação do Espiritismo; 3) Que os seguidores consideram que os "médiuns" são "cheios de imperfeições, mas pelo menos viveram para ajudar o próximo". A emotividade tóxica que representa a adoração a esses supostos médiuns, que em suas práticas simplesmente rasgaram O Livro dos Médiuns  sem um pingo de es

Carlos Baccelli era obsediado? Faz parte do vale-tudo do "espiritismo" brasileiro

Um episódio que fez o "médium" Carlos Bacelli (ou Carlos Baccelli) se tornar quase uma persona non grata  de setores do "movimento espírita" foi uma fase em que ele, parceiro de Francisco Cândido Xavier na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, estava sendo tomado de um processo obsessivo no qual o obrigou a cancelar a referida parceria com o beato medieval de Pedro Leopoldo. Vamos reproduzir aqui um trecho sobre esse rompimento, do blog Questão Espírita , de autoria de Jorge Rizzini, que conta com pontos bastante incoerentes - como acusar Baccelli de trazer ideias contrárias a Allan Kardec, como se Chico Xavier não tivesse feito isso - , mas que, de certa forma, explicam um pouco do porquê desse rompimento: Li com a maior atenção os disparates contidos nas mais recentes obras do médium Carlos A. Bacelli. Os textos, da primeira à última página, são mais uma prova de que ele está com os parafusos mentais desatarraxados. Continua vítima de um processo obsessi