Pular para o conteúdo principal

A "cultura do estupro" reflete a coisificação da mulher


Vemos posturas sociais retrógradas e muito mal disfarçadas. O politicamente correto de anos atrás fazia com que elites acadêmicas tratassem o povo pobre como um bando de idiotas e, mesmo assim, achar tudo isso "generoso" e "progressista".

O povo pobre é visto como idiota, infantilizado, tolo e ignorante. Os intelectuais mais badalados diziam que isso era "felicidade", que a favela era um "paraíso", que a ignorância era "sabedoria" e o grotesco era apenas uma reação ao "bom gosto das elites".

Para piorar, esse pessoal que, sem botar um único dedo do pé nas periferias, se achava detentor da palavra final sobre o que deveria ser o povo pobre lançava seus pontos de vista preconceituosos - embora eles jurassem que eram "contra todo tipo de preconceito" - em monografias, documentários, grandes reportagens, livros e outros meios de trazer uma abordagem mais "objetiva".

Eles se achavam vitoriosos na sua visão do que deveria ser a "cultura das periferias" e, sem saber, abriram caminho para preconceitos piores: eles mal conseguiam disfarçar a apologia que faziam à ignorância, à miséria e até a valores retrógrados que, segundo eles, "mostravam o melhor da cultura das comunidades pobres".

Eram um julgamento de valor elitista. Achavam esses antropólogos, cineastas, historiadores, jornalistas culturais, ou mesmo membros de associações de "funk" que o povo pobre tinha que ficar na miséria, na pobreza, apenas tendo algum dinheiro.

A "emancipação social" que eles defendiam era apenas um meio de expor sempre a "ajuda" das elites. O pobre, segundo esses intelectuais, não poderia superar a pobreza por conta própria, e por isso precisava da aceitação da classe média para dar margem à ajuda de gente com mais dinheiro. Seja ela uma socialite, um estilista de moda ou as verbas do antigo Ministério da Cultura de Lula e Dilma Rousseff.

Diante desse festival de lorotas, que garantiu muitos aplausos de plateias desavisadas e enganou direitinho as forças progressistas - que achavam que essa "cultura do mau gosto" era o máximo em folclore popular - , os intelectuais festivos permitiram porém que o povo pobre continuasse sofrendo sua tragédia de todo dia.

Como no caso da exploração da mulher "popular", cujos efeitos só poderiam resultar no aberrante caso do estupro de 33 homens em uma moça de 16 anos. O terrível caso não aconteceu numa festa de socialites na Barra da Tijuca nem em um bastidor de um desfile de moda, mas no subúrbio de Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro, uma região predominantemente pobre e violenta.

"DIREITO AO CORPO"?

Durante muitos anos, os intelectuais apenas se limitavam a falar mal da exploração leviana da mulher nos comerciais de TV. Era o comercial de detergente que mostrava uma dona de casa debiloide que custava a tirar a sujeira da parede da cozinha ou eliminar a gordura de um fogão. Ou a maluquete que aparece em outros comerciais: automóvel, jeans, lingerie, margarina etc.

Isso tudo só era criticado quando a exploração atingia a mulher de classe média. Quando ela envolvia mulheres que representavam o público das classes populares, ninguém criticava, todos achavam maravilhoso.

O "funk", por exemplo, sempre mostrou essa exploração leviana da mulher. As mulheres-frutas - que apesar do nome, podem incluir uma Mulher Filé ou Mulher Caviar - , a Valesca Popozuda (que tentou ser politicamente correta, bancando a pretensa feminista depois de aceitar fazer o papel do objeto sexual no palco), fizeram até pior do que muito comercial de detergente, lingerie e margarina.

Mas ninguém dava bola para essa gravidade. As funkeiras faziam o jogo da ideologia machista, que fazia com que elas aceitassem essa função de ser mercadorias eróticas, mas os intelectuais, e, sobretudo, as mulheres que integram essa elite "pensadora", tentavam inventar que as funkeiras faziam isso para esnobar os machistas e blablablá.

A alegação é que as funkeiras usavam os valores machistas para "denunciar" sua opressão e, "rompendo" com eles - algumas, aparentemente, se declaram "solteiríssimas", embora rumores indiquem que várias dessas funkeiras têm namorados e até são bem casadas - e usam a misandria (horror simbólico à figura masculina) como um falso sinônimo de "feminismo".

Juntamente a elas, uma avalanche de siliconadas chegou a congestionar a Internet com suas fotos "sensuais": umas deixando o biquíni cair na praia, outras deixando o vestido ser levantado pelo vento, outras usando roupas apertadas, outras exibindo blusas curtíssimas. outras com decotão, outras com traseirão etc.

De "musas" como Solange Gomes - que aos 42 anos se atreve a promover sua imagem de mercadoria sexual - às "peladonas", "proibidas", "liberadas" e "miss bumbum" da vida que proliferam como cupins em madeira podre, o machismo recreativo brasileiro só poderia dar na "cultura do estupro" que se deu nos últimos tempos.

"PASSAGEM DO TREM BALA"

Essas "musas", sobretudo a Mulher Melão, a funkeira mais exibicionista - ela chegou a atrapalhar um toplessaço que seria um evento ativista para mostrar seu corpo grosseiro - , publicam suas fotos nas mídias sociais e os machos na Internet ficam babando. É assustador como a Mulher Melão, Solange Gomes e companhia fazem muito sucesso nas mídias sociais e continuam em evidência.

É porque vivemos num país machista, em que a mulher só tem duas opções: ser a "rainha do lar" num casamento patriarcalista, como ´o caso da atual primeira-dama Marcela Temer, ou ser o "brinquedo sexual" dos machos sexualmente afoitos, como Solange Gomes e Mulher Melão.

Mulheres assim que "mostram demais" eram propagandistas de algo bem pior do que comerciais de detergentes. Eram propagandistas de um produto ainda mais terrivelmente consumista: a ilusão de permissividade do sexo representada pela imagem da mulher-objeto. A mulher-objeto era o produto a ser "vendido".

Essas mulheres lançavam sempre fotos com poses "sensuais". Não havia interrupção. Podia ser feira de automóvel, lançamento de livros, eventos musicais ou até mesmo um funeral, lá estava fulana "mostrando demais", seja exibindo decote, usando vestido colado no corpo ou "pagando peitinho". Mesmo se a "culpa" seja do vento que levantou um vestido ou da alça do mesmo que fez mostrar o mamilo do seio, a apelação demonstra-se puramente gratuita.

E tudo isso sempre veio acompanhado de apelos como "me deseje", "hoje estou solteira e carente", "meu consolo são vocês, meus fãs", e a desculpa da "liberdade do corpo" é usada para permitir que essa aberrante exibição sem contexto do corpo "turbinado" tenha continuidade, nem que seja para cansar a paciência de qualquer um.

O público dessas mulheres-objetos, que não tem lá uma boa escolaridade nem uma educação social ou familiar exemplares, acaba acreditando, ao ver as fotos de Solange Gomes, Mulher Melão e companhia, que a liberdade sexual é absoluta e as mulheres sempre estão aí para atender aos desejos sexuais dos machos afoitos.

E aí, o resultado foi esse: uma moça adolescente que os machos acreditavam estar disponível a tudo. Ignoraram eles que ela ia visitar o namorado, mas mesmo se ela fosse "encalhada" isso não era motivo para os mais de 30 brutamontes fizerem o que fizeram. Não há uma justificativa que autorizasse tal atitude. Nem mesmo atenuantes nem relativizações.

"Estado do Rio de Janeiro inaugura novo túnel para a passagem do trem-bala", disse um internauta sarcástico ao anunciar o vídeo do estupro que foi gravado no sábado dia 21 de maio e lançado no dia 25. Muitos internautas que seguiram esse vídeo, incrivelmente, elogiaram a "façanha".

"A novinha está folgada", comentou um outro internauta, diante de outros comentários "divertidos". O que se tornou um agravante, já que o estupro havia sido apoiado por vários machos entusiasmados. E, mesmo que esse estupro fosse uma encenação - o que algumas fontes chegaram a dizer - , ele já era grave pela apologia que se fazia a esse crime terrível.

É uma "cultura do estupro" que teve o respaldo de dois "adoráveis cidadãos" ligados à "moralidade" e aos "bons costumes". Um Alexandre Frota que narrou um estupro que ele fez com uma mãe-de-santo a um Danilo Gentili que gostou da estória, e um Jair Bolsonaro que disse que não estupraria uma parlamentar de esquerda porque "ela não merecia".

ATÉ O "ESPIRITISMO" CRIMINALIZA A VÍTIMA

E ai vemos a "cultura do estupro" que se vale por causa da coisificação da mulher. As siliconadas ainda vão fazer beicinho e reclamar de que "são acusadas de incitar o estupro", etc etc, mas o problema é que elas aceitaram fazer propaganda de uma ilusão de "liberdade sexual" que impulsionou esses homens a fazer o que fizeram com a pobre garota.

As siliconadas, "boazudas", "popozudas" e "musas populares" têm em parte responsabilidade, porque elas sempre venderam a imagem de que sexualmente "se pode tudo", estimulando com a exibição de seus corpos a sexualidade obsessiva de machos descontrolados.

Daí que vemos episódios como um fã neuroticamente apaixonado pela apresentadora Ana Hickmann (que, sabemos, é uma mulher casada e com filho), e que achou que tudo era possível e foi invadir o hotel onde ela estava para se vingar do "amor não correspondido", tendo que ser morto pelo cunhado durante uma briga corporal para evitar a chacina que o maníaco pretendia realizar.

Mas é essa mesma mídia "popular" que impulsiona os machos a desejarem sexualmente as mulheres como se elas aceitassem tudo. Sendo brutamontes sem qualquer tipo de discernimento, eles não veem diferença de uma Solange Gomes que "adora ser paquerada" e uma Ana Hickmann ou uma jovem de Jacarepaguá que só querem privacidade e o direito de não serem assediadas de forma fútil.

Só que o caso grave do estupro da menina de Jacarepaguá revela também a complacência aos valores machistas. Um país em que se tem medo de ver feminicidas morrerem - a imprensa provavelmente deixou passar tantos feminicidas antigos, cujos julgamentos viraram notícia em todo o país, mas cujos óbitos, vários prematuros, se perderam no semi-anonimato das estatísticas hospitalares - mas pouco importa com a tragédias femininas, ainda criminaliza a mulher vítima de violência.

Um delegado chegou a dizer que a vítima era culpada. E são sempre aqueles papos: "Por que ela foi se casar com aquele crápula?", "Por que ela andou sozinha na rua?", "Não teria a moça gritado com o marido para ele reagir daquela forma?", "Também ela quis se separar dele, que até a levava para jantar...", são muitas das desculpas arrumadas pela sociedade machista que ainda fala em "defesa da honra" para certos feminicídios de caráter conjugal (os antes chamados "crimes passionais").

E o "espiritismo", a "religião da bondade, da misericórdia e da luz", que se diz "esclarecedora" e defensora da "paz e da caridade", de vez em quando faz seus julgamentos de valores perversos e cruéis. Prática que Francisco Cândido Xavier, o "tão querido" Chico Xavier, também fez e mostrou com suas próprias palavras (embora ele tenha que atribuir levianamente aos espíritos do além que eram apropriados para sua traiçoeira literatura "mediúnica").

O "espiritismo" defende a ideia de que "a vítima é a culpada" por um engodo moralista chamado "Lei de Causa e Efeito", uma espécie de Imposto Moral que se segue ao "fiado espírita", e que são próprios da visão "espírita" da Teologia do Sofrimento, corrente da Igreja Católica que Chico Xavier tanto apoiava (com suas próprias palavras, vale lembrar).

O "fiado espírita" é uma forma de fazer com que as pessoas possam cometer suas crueldades e abusos numa encarnação, sem que possam sofrer um dano severo ou uma punição definitiva. Mesmo que encontrem escândalos, infortúnios e prejuízos em seu caminho, nada é feito para lhes derrubar por definitivo, mesmo quando o prestígio e a popularidade despenquem em dado momento na vida.

Desta forma, o sujeito que é cruel numa encarnação só vai pagar pelo que fez na outra. É o "fiado espírita". E, na encarnação seguinte, quando não está mais interessado em cometer crueldades, o sujeito vai, todavia, pagar caro demais, sofrendo desgraças acima do nível em que pode suportá-las.

E o que os "espíritas" vão dizer sobre a menina que foi vítima de estupro por 33 homens?

1) Que ela teria sido, em antiga encarnação, uma cortesã romana que mandou seus 33 escravos para serem devorados por leões famintos?

2) Que a cruel experiência que ela sofreu foi um "resgate moral" das faltas que ela supostamente cometeu?

3) Que os 33 homens tinham ausência de Jesus no coração? (observa-se, todavia, que a religião não faz as pessoas ficarem imunes aos maus instintos, antes os protegessem pelo "remédio da fé", como um remédio "protege" um resfriado ou uma gripe).

O juízo de valor "espírita" também tem suas apologias cruéis. Os "espíritas" desvalorizam a vida material, no sentido de oportunidade para o espírito intervir nela para melhorá-la, e prega que todos aceitemos os "desígnios do Alto" e adiemos nossos planos de transformação para uma ou duas encarnações depois.

Daí o caráter desumano do "espiritismo", que se diz "voltado ao amor e à bondade". Ele está mais preocupado em culpar a vítima de estupro e pedir para ela ter misericórdia com os culpados. Diz que o ato é "reprovável", mas cria atenuantes que mais parecem uma conivência com os criminosos, enquanto seu moralismo acusa a moça de "pagar pelas faltas passadas".

Depois os "espíritas" é que, implorando por "fraternidade" (algo que eles pedem demais, porque não têm interesse em dar e por isso pedem para recebê-la dos outros), choram por ver seus contestadores "atirando tantas pedras" contra essa "bondosa" doutrina de "amor e luz"...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Padre Quevedo: A farsa de Chico Xavier

Esse instigante texto é leitura obrigatória para quem quer saber das artimanhas de um grande deturpador do Espiritismo francês, e que se promoveu através de farsas "mediúnicas" que demonstram uma série de irregularidades. Publicamos aqui em memória ao parapsicólogo Padre Oscar Quevedo, que morreu hoje, aos 89 anos. Para quem é amigo da lógica e do bom senso, lerá este texto até o fim, nem que seja preciso imprimi-lo para lê-lo aos poucos. Mas quem está movido por paixões religiosas e ainda sente fascinação obsessiva por Chico Xavier, vai evitar este texto chorando copiosamente ou mordendo os beiços de raiva. A farsa de Chico Xavier Por Padre Quevedo Francisco Cândido Xavier (1910-2002), mais conhecido como “Chico Xavier”, começou a exercer sistematicamente como “médium” espiritista psicógrafo à idade de 17 anos no Centro Espírita de Pedro Leopoldo, sua cidade natal. # Durante as últimas sete décadas foi sem dúvidas e cada vez mais uma figura muitíssimo famosa. E a

Chico Xavier apoiou a ditadura e fez fraudes literárias. E daí?

Vamos parar com o medo e a negação da comparação de Chico Xavier com Jair Bolsonaro. Ambos são produtos de um mesmo inconsciente psicológico conservador, de um mesmo pano de fundo ao mesmo tempo moralista e imoral, e os dois nunca passaram de dois lados de uma mesma moeda. Podem "jair" se acostumando com a comparação entre o "médium cândido" e o "capitão messias". O livro O Médico e o Monstro (Dr. Jekyll & Mr. Hyde) , de Robert Louis Stevenson, explica muito esse aparente contraste, que muitas vezes escapa ao maniqueísmo fácil. É simples dizer que Francisco Cândido Xavier era o símbolo de "amor" e Jair Bolsonaro é o símbolo do "ódio". Mas há episódios de Chico Xavier que são tipicamente Jair Bolsonaro e vice-versa. E Chico Xavier acusando pessoas humildes de terem sido romanos sanguinários, sem a menor fundamentação? E o "bondoso médium" chamando de "bobagem da grossa" a dúvida que amigos de Jair Presente

Chico Xavier, que abençoou João de Deus, fez assédio moral a Humberto de Campos Filho

HUMBERTO DE CAMPOS FILHO SOFREU ASSÉDIO MORAL DE CHICO XAVIER PARA TENTAR ABAFAR NOVOS PROCESSOS JUDICIAIS. Dizem que nunca Uberaba ficou tão próxima de Abadiânia, embora fossem situadas em Estados diferentes. Na verdade, as duas cidades são relativamente próximas, diferindo apenas na distância que requer cerca de seis horas e meia de viagem. Mas, com o escândalo de João Teixeira de Faria, o João de Deus, até parece que as duas cidades se tornaram vizinhas. Isso porque o "médium" Francisco Cândido Xavier, popularmente conhecido como Chico Xavier, em que pese a sua reputação oficial de "espírito de luz" e pretenso símbolo de amor e bondade humanas, consentiu, ao abençoar João de Deus, com sua trajetória irregular e seus crimes. Se realmente fosse o sábio e o intuitivo que tanto dizem ser, Chico Xavier teria se prevenido e iniciado uma desconfiança em torno de João de Deus, até pressentindo seu caráter leviano. Mas Chico nada o fez e permitiu que se abrisse o c

O grande medo de Chico Xavier em ver Lula governando o país

Um bom aviso a ser dado para os esquerdistas que insistem em adorar Francisco Cândido Xavier é que o "médium" teve um enorme pavor em ver Luís Inácio Lula da Silva presidindo o Brasil. É sabido que o "médium" apoiou o rival Fernando Collor de Mello e o recebeu em sua casa. A declaração foi dada por Carlos Baccelli, em citação no artigo do jurista Liberato Póvoas ,  e surpreende a todos ao ver o "médium" adotando uma postura que parecia típica nas declarações da atriz Regina Duarte. Mas quem não se prende à imagem mitificada e fantasiosa do "médium", vigente nos últimos 40 anos com alegações de suposto progressismo e ecumenismo, verá que isso é uma dolorosa verdade. Chico Xavier foi uma das figuras mais conservadoras que existiu no país. Das mais radicais, é bom lembrar muito bem. E isso nenhum pensamento desejoso pode relativizar ou negar tal hipótese, porque tal forma de pensar sempre se sustentará com ideias vagas e devaneios bastante agr

Falsas psicografias de roqueiros: Cazuza

Hoje faz 25 anos que Cazuza faleceu. O ex-vocalista do Barão Vermelho, ícone do Rock Brasil e da MPB verdadeira em geral (não aquela "verdadeira MPB" que lota plateias com facilidade, aparece no Domingão do Faustão e toca nas horrendas FMs "populares" da vida), deixou uma trajetória marcada pela personalidade boêmia e pela poesia simples e fortemente expressiva. E, é claro, como o "espiritismo" é marcado por supostos médiuns que nada têm de intermediários, porque se tornam os centros das atenções e os mais famosos deles, como Chico Xavier e Divaldo Franco, tentaram compensar a mediunidade irregular tentando se passar por pretensos pensadores, eventualmente tentando tirar uma casquinha com os finados do além. E aí, volta e meia os "médiuns" que se acham "donos dos mortos" vêm com mensagens atribuídas a este ou aquele famoso que, por suas irregularidades em relação à natureza pessoal de cada falecido, eles tentam dar uma de bonzinh

Se Chico Xavier fosse progressista, não haveria a ascensão de Jair Bolsonaro

É um dever questionarmos, até com certa severidade, o mito de Francisco Cândido Xavier. Questionar sem ódio, mas também sem medo, sem relativismos e sem complacências, com o rigor de quem não mede palavras para identificar erros, quando estes são muito graves. Vale lembrar que esse apelo de questionar rigorosamente Chico Xavier não vem de evangélico alucinado nem de qualquer moleque intolerante da Internet - até porque o dito "espiritismo" brasileiro é uma das religiões não só toleradas no país, mas também blindadas pelas classes dominantes que adoram essa "filantropia de fachada" que traz mais adoração ao "médium" do que resultados sociais concretos - , mas da própria obra espírita original. É só ler Erasto, que recomendava rigor no repúdio e no combate aos deturpadores dos ensinamentos espíritas. E mais: ele lembrava que eventualmente os maus espíritos (ou, no contexto brasileiro, os maus médiuns) trazem "coisas boas" (as ditas "mens

URGENTE! Divaldo Franco NÃO psicografou coisa alguma em toda sua vida!

Estamos diante da grande farsa que se tornou o Espiritismo no Brasil, empastelado pelos deturpadores brasileiros que cometeram traições graves ao trabalhoso legado de Allan Kardec, que suou muito para trazer para o mundo novos conhecimentos que, manipulados por espertos usurpadores, se reduziram a uma bagunça, a um engodo que mistura valores místicos, moralismo conservador e muitas e muitas mentiras e safadezas. É doloroso dizer isso, mas os fatos confirmam. Vemos um falso Humberto de Campos, suposto espírito que "voltou" pelos livros de Francisco Cândido Xavier de forma bem diferente do autor original, mais parecendo um sacerdote medieval metido a evangelista do que um membro da Academia Brasileira de Letras. Poucos conseguem admitir que essa usurpação, que custou um processo judicial que a seletividade de nossa Justiça, que sempre absolve os privilegiados da grana, do poder ou da fé, encerrou na impunidade a Chico Xavier e à FEB, se deu porque o "médium" mi

Caso João de Deus é apenas a ponta do iceberg de escândalos ainda piores

A FAMIGLIA "ESPÍRITA" UNIDA. Hoje o "médium" e latifundiário João Teixeira de Faria, o João de Deus, se entregou à polícia de Goiás, a pedido do Ministério Público local e da Polícia Civil. Ele é acusado de assediar sexualmente mais de 300 mulheres e de ocultar um patrimônio financeiro que o faz um dos homens mais ricos do Estado. João nega as acusações de assédio, mas provas indicam que eles ocorreram desde 1983. Embora os adeptos do "espiritismo" brasileiro façam o possível para minimizar o caso, ele é, certamente, a ponta do iceberg de escândalos ainda piores que podem acontecer, que farão, entre outras coisas, descobrir as fraudes em torno de atividades supostamente mediúnicas, que, embora com fortes indícios de irregularidades, são oficialmente legitimadas por parecerem "agradáveis" e "edificantes" para o leitor brasileiro médio. O caso João de Deus é apenas o começo, embora ele não tenha sido o único escândalo. Outro

Chico Xavier e Divaldo Franco NÃO têm importância alguma para o Espiritismo

O desespero reina nas redes sociais, e o apego aos "médiuns" Francisco Cândido Xavier e Divaldo Pereira Franco chega aos níveis de doenças psicológicas graves. Tanto que as pessoas acabam investindo na hipocrisia para manter a crença nos dois deturpadores da causa espírita em níveis que consideram ser "em bons termos". Há várias alegações dos seguidores de Chico Xavier e Divaldo Franco que podemos enumerar, pelo menos as principais delas: 1) Que eles são admirados por "não-espíritas", uma tentativa de evitar algum sectarismo; 2) Que os seguidores admitem que os "médiuns" erram, mas que eles "são importantes" para a divulgação do Espiritismo; 3) Que os seguidores consideram que os "médiuns" são "cheios de imperfeições, mas pelo menos viveram para ajudar o próximo". A emotividade tóxica que representa a adoração a esses supostos médiuns, que em suas práticas simplesmente rasgaram O Livro dos Médiuns  sem um pingo de es

Carlos Baccelli era obsediado? Faz parte do vale-tudo do "espiritismo" brasileiro

Um episódio que fez o "médium" Carlos Bacelli (ou Carlos Baccelli) se tornar quase uma persona non grata  de setores do "movimento espírita" foi uma fase em que ele, parceiro de Francisco Cândido Xavier na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, estava sendo tomado de um processo obsessivo no qual o obrigou a cancelar a referida parceria com o beato medieval de Pedro Leopoldo. Vamos reproduzir aqui um trecho sobre esse rompimento, do blog Questão Espírita , de autoria de Jorge Rizzini, que conta com pontos bastante incoerentes - como acusar Baccelli de trazer ideias contrárias a Allan Kardec, como se Chico Xavier não tivesse feito isso - , mas que, de certa forma, explicam um pouco do porquê desse rompimento: Li com a maior atenção os disparates contidos nas mais recentes obras do médium Carlos A. Bacelli. Os textos, da primeira à última página, são mais uma prova de que ele está com os parafusos mentais desatarraxados. Continua vítima de um processo obsessi