Pular para o conteúdo principal

"Espiritismo" brasileiro confirma sua falência


ERASTO DE PANEAS REJEITARIA, SEM A MENOR HESITAÇÃO, FIGURAS COMO CHICO XAVIER.

O "espiritismo" brasileiro faliu. Sua confusão doutrinária, suas contradições, os desentendimentos diversos e a desonestidade doutrinária - com traições das mais vergonhosas aos postulados espíritas originais - fizeram a religião introduzida em 1884 uma vergonha que a coloca junto das mais baixas seitas religiosas, como a Igreja Mundial do Poder de Deus (de Valdomiro Santiago) e Igreja Batista da Lagoinha (a seita bolsomínion de André Valadão e Guilherme de Pádua).

São tantos clamores pelo "respeito a Allan Kardec", mas ditas de peito estufado mas da boca para fora. Frases de efeito do tipo "não vamos só entender Kardec, mas vivê-lo no dia a dia" são disparadas por dirigentes envaidecidos que são os traidores de primeira hora, os primeiros a pular a cerca dos postulados espíritas com o igrejismo ensinado (de maneira traiçoeira) por Francisco Cândido Xavier.

A trajetória de Chico Xavier já é um rol de confusões que deveria causar vergonha, revolta e repúdio, se o Brasil não fosse um país menos ingênuo e muito menos burro. A obsessão e o apego a Chico Xavier, que atinge tanto graus doentios quanto enrustidos, no primeiro caso com os "fanáticos" espumando rancor quando são contrariados, no segundo caso criando "isentões" paranoicos em ficar com a "palavra final" nos debates, mostra o quanto a religião "espírita" já nasceu decadente.

Sob acusações de esquizofrenia e problemas mentais, Chico Xavier foi associado a uma suposta mediunidade, cheia de irregularidades - denunciadas, por acidente, até por seus aliados, como no caso das "revisões" de Parnaso de Além-Túmulo, reveladas em cartas de Chico a Wantuil de Freitas - , cujas fraudes são mais reconhecidas por católicos que revelam os bastidores dessas ações desonestas do que dos "isentões (não)espíritas" que preferem mascará-las.

Querem blindar Chico Xavier com o "mistério da fé" das falsas psicografias, em que tudo se revela falso: assinaturas "espirituais" que não combinam com as deixadas em vida, aspectos estilísticos que se contradizem, informações que apenas "coincidem" com as verídicas pela reprodução de dados trazidos pela "leitura fria" e por fontes escritas.

Todavia, em vez das pessoas admitirem o óbvio, preferem deixar "em aberto", mais pelo medo de ver cair em desgraça um ídolo religioso produzido pelo andar das conveniências - Chico Xavier é um ídolo religioso "fabricado" tal como a igualmente megera Madre Teresa de Calcutá pelas mãos de Malcolm Muggeridge - do que para buscar a coerência e a transparência dos fatos.

ATÉ A "CARIDADE" DE CHICO XAVIER FOI UM BLEFE

Chico Xavier não fez caridade. Nunca fez. Se fez algumas generosidades, isso não é digno de nota e nem de admiração, mesmo a mais discreta, porque, se fosse assim, qualquer chefão da Máfia viraria "símbolo da caridade" porque carrega bebê no colo e dá beijinho em sua cabeça. Lembremos que até o sanguinário Jim Jones, de uma macabra seita estadunidense, também posou ao lado de crianças pobres e nem por isso ele é considerado "apenas um sujeito humilde que falhou".

Chico Xavier não mexeu um dedo para combater a pobreza real dos excluídos. Ele apenas negou o cachê da venda dos livros, mas era sustentado de maneira confortável pelos dirigentes da FEB. Ele pode ter tido origem pobre, mas, uma vez virado um suposto médium, a pobreza foi deixada de lado, virando uma celebridade religiosa das mais fúteis e privilegiadas do Brasil.

Quem fazia a "caridade" - e, mesmo assim, nos limites fajutos do mero Assistencialismo, glorificado quando este é feito sob o rótulo da "fé cristã" - eram os seguidores, que como formigas fizeram sua parte, embora essa "caridade" tenha sido gancho para as elites despejarem seu lixo (como roupas fora de moda, por exemplo) e cometerem até "lavagem de dinheiro". Por outro lado, essa "caridade" também resultou em superfaturamento das instituições "espíritas", enriquecendo dirigentes e garantindo a vida confortável dos "médiuns" (os "sacerdotes" da religião "espírita").

Devemos lembrar que Chico Xavier usou a "caridade" como escudo, porque ele fez atos desonestos, se passando por autores mortos para divulgar obscurantismo religioso, ou seja, valores moralistas e religiosos dos mais retrógrados, alguns resgatados da Idade Média, mas que precisavam de um "verniz" moderno para voltarem à tona, principalmente no Brasil bolsonarista de hoje.

Aliás, se há alguém que, por afinidade de sintonias, recebe boas vibrações de Chico Xavier, este sujeito se chama Jair Messias Bolsonaro, porque ele, mesmo fazendo um governo desastroso, se mantém incólume na sua trajetória política, mesmo pesando sobre ele acusações graves como o suposto envolvimento com milicianos que mataram a vereadora Marielle Franco.

Pois Jair Bolsonaro - espécie de "modo pesadelo" de Chico Xavier - teve uma origem arrivista semelhante à do "médium", e os dois compartilham praticamente todas as ideias ultraconservadoras, com exceção da violência explícita, refutada pelo "médium". Mas reforma trabalhista, reforma previdenciária, Operação Lava Jato, Escola Sem Partido e "cura gay" agradariam em cheio Chico Xavier, queiram ou não queiram seus seguidores, sejam fanáticos ou "isentos".

Bolsonaro armou um plano terrorista gravíssimo, mas recebeu leve punição, depois foi eleito parlamentar - com uma carreira de deputado federal abaixo da medíocre - , e, mesmo assim, teve o caminho aberto para conquistar a Presidência da República. Lembra muito Chico Xavier que, com seus fakes literários, recebeu a impunidade de um juiz suplente (João Frederico Mourão Russell) - isso lembra muito Lava Jato - e teve o caminho aberto para ser o "santo de pau oco" do imaginário conservador brasileiro.

Chico Xavier cometeu ainda a maior traição: desfigurar a Doutrina Espírita. Substituindo o cientificismo de Kardec com o igrejismo de origem medieval, Chico Xavier cometeu um grave, preocupante e nocivo desserviço que fez os brasileiros terem uma péssima e errada compreensão do que é a Doutrina dos Espíritos, o que fez com que o legado kardeciano se reduzisse a um engodo mistificador, igrejeiro, pseudo-científico e até com delírios esotéricos dos mais patéticos.

A confusão doutrinária, as contradições, as irregularidades "mediúnicas" - com o caso gravíssimo de um suposto "espírito Humberto de Campos" diferente do original - , a espetacularização da morte com as "cartas mediúnicas", a defesa da ditadura militar e a suspeita premiação da Escola Superior de Guerra a Chico Xavier - se houve essa premiação, é porque o "médium" foi um dos maiores colaboradores do regime dos generais - , tudo isso representou a ruína do "espiritismo" brasileiro.

A religião "espírita" tornou-se tão somente a realização final do que até mesmo a Bíblia nos alertou com mais de dois mil anos de antecedência: a "Torre de Babel" na qual pessoas supostamente abençoadas queriam construir escadarias para o Céu, sob a intenção de "alcançar Deus", e em dado momento se desentendem através da divergência de interesses.

Tantas divergências, relacionadas a detalhes como se a "profecia" de Chico Xavier fez ou não sentido, ou quanto aos níveis da deturpação, se deveria dar ou não crédito a Jean-Baptiste Roustaing, se Emmanuel tem ou não valor, se o igrejismo "espírita" poderia ou não apoiar Bolsonaro, mostram essa "Torre de Babel" onde se metem até os "isentões" que não se dizem "espíritas", mas que se empenham em blindar o famoso "médium".

O caráter brocha dos jornalistas investigativos, depois da iniciativa corajosa de Attila Paes Barreto - autor do seminal livro O Enigma Chico Xavier Posto à Clara Luz do Dia, de 1944 - , tornou-se preocupante no país do "jeitinho brasileiro". O jornalista investigativo, de atuação correta mas sem grandes façanhas, Saulo Gomes, falecido há pouco tempo, abandonou este dom quando, ao conhecer Chico Xavier, atuou mais como um propagandista a promover um ídolo religioso.

Mas o pior é a blindagem midiática. Depois das atuações dos Diários Associados - a primeira corporação midiática a blindar Chico Xavier, através da TV Tupi e de um lobby de atores e diretores que acabaram seduzindo Humberto de Campos Filho - e da Rede Globo de Televisão (que moldou um Chico Xavier "caridoso" usando o roteiro de Muggeridge), agora a Folha de São Paulo tornou-se o último reduto de um chiquismo desesperado.

IGNORAMOS ERASTO

Os brasileiros ignoraram os alertas de Erasto de Paneas, discípulo de Paulo de Tarso que, em mensagem espiritual encomendada por Allan Kardec, alertou sobre os deturpadores do Espiritismo, os "inimigos internos" que seduzirão até mesmo pessoas com algum esclarecimento mas que são emocionalmente vulneráveis.

Segundo Erasto, era mais aceitável rejeitar dez verdades do que aceitar uma única mentira. Mas a mentira que simbolizou Chico Xavier foi aceita de maneira submissa e tornou-se uma bola de neve na qual as pessoas agora se sentem inseguras e medrosas em abandonar o ídolo religioso, ao qual se manifesta um apego muito mais perigoso e danoso do que todo tipo de apego material que os "espíritas" dizem combater.

Chico Xavier virou até mesmo "cortina de fumaça" para evitar discutir a crise da ditadura militar. Era um sujeito ultraconservador mas cuja suposta associação à humildade fez enganar as esquerdas. Mas até entre elas - e não se fala apenas nas "esquerdas namastê", mas mesmo em esquerdas críticas das esquerdas - há um grande medo em questionar Chico Xavier, sobretudo quando se usa o surrado bordão "ele fez caridade", que de tão surrado soa muito duvidoso, pelas razões acima descritas.

As advertências do espírito Erasto recomendavam rejeição rigorosa à deturpação espírita. Onde houver um menor erro, rejeitava-se sem piedade. O próprio Kardec corroborava com isso, e o rigor da Lógica e do Bom Senso é que eram os critérios seguros para a compreensão do Espiritismo, o que significa que estes dois critérios nunca foram o forte da obra xavieriana, que renegava a Lógica e o Bom Senso e preferia a supremacia da Fé sobre a Razão, postura rejeitada pela literatura espírita original.

O "espiritismo" brasileiro irá persistir por um tempo. Segundo muitos dizem, ao passar o bolsonarismo o "movimento espírita" sinalizará apoio a Luciano Huck e ao seu Renova BR. Seguindo os "identitaristas de esquerda" (como funkeiros e mulheres siliconadas), se aproximando pelo universo "progressista" da Folha de São Paulo, todos se aliarão a Luciano Huck, Tábata Amaral e Jorge Paulo Lemann na execução do "bom mocismo" e das práticas assistencialistas. O "espiritismo" brasileiro buscará protagonismo no neoliberalismo social de Huck.

Com isso, o verdadeiro Espiritismo vai assistir ao circo pegando fogo, porque os traidores de Allan Kardec, que o beijam de forma hipócrita após cada traição, vão expor suas demagogias e suas falsidades, com Chico Xavier como seu expoente maior, através dos "fakes do bem" que, mortos, "deixam de falar por si mesmos" para "falarem igualzinho" ao "médium" de Pedro Leopoldo e Uberaba.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Padre Quevedo: A farsa de Chico Xavier

Esse instigante texto é leitura obrigatória para quem quer saber das artimanhas de um grande deturpador do Espiritismo francês, e que se promoveu através de farsas "mediúnicas" que demonstram uma série de irregularidades. Publicamos aqui em memória ao parapsicólogo Padre Oscar Quevedo, que morreu hoje, aos 89 anos. Para quem é amigo da lógica e do bom senso, lerá este texto até o fim, nem que seja preciso imprimi-lo para lê-lo aos poucos. Mas quem está movido por paixões religiosas e ainda sente fascinação obsessiva por Chico Xavier, vai evitar este texto chorando copiosamente ou mordendo os beiços de raiva. A farsa de Chico Xavier Por Padre Quevedo Francisco Cândido Xavier (1910-2002), mais conhecido como “Chico Xavier”, começou a exercer sistematicamente como “médium” espiritista psicógrafo à idade de 17 anos no Centro Espírita de Pedro Leopoldo, sua cidade natal. # Durante as últimas sete décadas foi sem dúvidas e cada vez mais uma figura muitíssimo famosa. E a

Chico Xavier apoiou a ditadura e fez fraudes literárias. E daí?

Vamos parar com o medo e a negação da comparação de Chico Xavier com Jair Bolsonaro. Ambos são produtos de um mesmo inconsciente psicológico conservador, de um mesmo pano de fundo ao mesmo tempo moralista e imoral, e os dois nunca passaram de dois lados de uma mesma moeda. Podem "jair" se acostumando com a comparação entre o "médium cândido" e o "capitão messias". O livro O Médico e o Monstro (Dr. Jekyll & Mr. Hyde) , de Robert Louis Stevenson, explica muito esse aparente contraste, que muitas vezes escapa ao maniqueísmo fácil. É simples dizer que Francisco Cândido Xavier era o símbolo de "amor" e Jair Bolsonaro é o símbolo do "ódio". Mas há episódios de Chico Xavier que são tipicamente Jair Bolsonaro e vice-versa. E Chico Xavier acusando pessoas humildes de terem sido romanos sanguinários, sem a menor fundamentação? E o "bondoso médium" chamando de "bobagem da grossa" a dúvida que amigos de Jair Presente

Chico Xavier, que abençoou João de Deus, fez assédio moral a Humberto de Campos Filho

HUMBERTO DE CAMPOS FILHO SOFREU ASSÉDIO MORAL DE CHICO XAVIER PARA TENTAR ABAFAR NOVOS PROCESSOS JUDICIAIS. Dizem que nunca Uberaba ficou tão próxima de Abadiânia, embora fossem situadas em Estados diferentes. Na verdade, as duas cidades são relativamente próximas, diferindo apenas na distância que requer cerca de seis horas e meia de viagem. Mas, com o escândalo de João Teixeira de Faria, o João de Deus, até parece que as duas cidades se tornaram vizinhas. Isso porque o "médium" Francisco Cândido Xavier, popularmente conhecido como Chico Xavier, em que pese a sua reputação oficial de "espírito de luz" e pretenso símbolo de amor e bondade humanas, consentiu, ao abençoar João de Deus, com sua trajetória irregular e seus crimes. Se realmente fosse o sábio e o intuitivo que tanto dizem ser, Chico Xavier teria se prevenido e iniciado uma desconfiança em torno de João de Deus, até pressentindo seu caráter leviano. Mas Chico nada o fez e permitiu que se abrisse o c

O grande medo de Chico Xavier em ver Lula governando o país

Um bom aviso a ser dado para os esquerdistas que insistem em adorar Francisco Cândido Xavier é que o "médium" teve um enorme pavor em ver Luís Inácio Lula da Silva presidindo o Brasil. É sabido que o "médium" apoiou o rival Fernando Collor de Mello e o recebeu em sua casa. A declaração foi dada por Carlos Baccelli, em citação no artigo do jurista Liberato Póvoas ,  e surpreende a todos ao ver o "médium" adotando uma postura que parecia típica nas declarações da atriz Regina Duarte. Mas quem não se prende à imagem mitificada e fantasiosa do "médium", vigente nos últimos 40 anos com alegações de suposto progressismo e ecumenismo, verá que isso é uma dolorosa verdade. Chico Xavier foi uma das figuras mais conservadoras que existiu no país. Das mais radicais, é bom lembrar muito bem. E isso nenhum pensamento desejoso pode relativizar ou negar tal hipótese, porque tal forma de pensar sempre se sustentará com ideias vagas e devaneios bastante agr

Falsas psicografias de roqueiros: Cazuza

Hoje faz 25 anos que Cazuza faleceu. O ex-vocalista do Barão Vermelho, ícone do Rock Brasil e da MPB verdadeira em geral (não aquela "verdadeira MPB" que lota plateias com facilidade, aparece no Domingão do Faustão e toca nas horrendas FMs "populares" da vida), deixou uma trajetória marcada pela personalidade boêmia e pela poesia simples e fortemente expressiva. E, é claro, como o "espiritismo" é marcado por supostos médiuns que nada têm de intermediários, porque se tornam os centros das atenções e os mais famosos deles, como Chico Xavier e Divaldo Franco, tentaram compensar a mediunidade irregular tentando se passar por pretensos pensadores, eventualmente tentando tirar uma casquinha com os finados do além. E aí, volta e meia os "médiuns" que se acham "donos dos mortos" vêm com mensagens atribuídas a este ou aquele famoso que, por suas irregularidades em relação à natureza pessoal de cada falecido, eles tentam dar uma de bonzinh

Se Chico Xavier fosse progressista, não haveria a ascensão de Jair Bolsonaro

É um dever questionarmos, até com certa severidade, o mito de Francisco Cândido Xavier. Questionar sem ódio, mas também sem medo, sem relativismos e sem complacências, com o rigor de quem não mede palavras para identificar erros, quando estes são muito graves. Vale lembrar que esse apelo de questionar rigorosamente Chico Xavier não vem de evangélico alucinado nem de qualquer moleque intolerante da Internet - até porque o dito "espiritismo" brasileiro é uma das religiões não só toleradas no país, mas também blindadas pelas classes dominantes que adoram essa "filantropia de fachada" que traz mais adoração ao "médium" do que resultados sociais concretos - , mas da própria obra espírita original. É só ler Erasto, que recomendava rigor no repúdio e no combate aos deturpadores dos ensinamentos espíritas. E mais: ele lembrava que eventualmente os maus espíritos (ou, no contexto brasileiro, os maus médiuns) trazem "coisas boas" (as ditas "mens

URGENTE! Divaldo Franco NÃO psicografou coisa alguma em toda sua vida!

Estamos diante da grande farsa que se tornou o Espiritismo no Brasil, empastelado pelos deturpadores brasileiros que cometeram traições graves ao trabalhoso legado de Allan Kardec, que suou muito para trazer para o mundo novos conhecimentos que, manipulados por espertos usurpadores, se reduziram a uma bagunça, a um engodo que mistura valores místicos, moralismo conservador e muitas e muitas mentiras e safadezas. É doloroso dizer isso, mas os fatos confirmam. Vemos um falso Humberto de Campos, suposto espírito que "voltou" pelos livros de Francisco Cândido Xavier de forma bem diferente do autor original, mais parecendo um sacerdote medieval metido a evangelista do que um membro da Academia Brasileira de Letras. Poucos conseguem admitir que essa usurpação, que custou um processo judicial que a seletividade de nossa Justiça, que sempre absolve os privilegiados da grana, do poder ou da fé, encerrou na impunidade a Chico Xavier e à FEB, se deu porque o "médium" mi

Caso João de Deus é apenas a ponta do iceberg de escândalos ainda piores

A FAMIGLIA "ESPÍRITA" UNIDA. Hoje o "médium" e latifundiário João Teixeira de Faria, o João de Deus, se entregou à polícia de Goiás, a pedido do Ministério Público local e da Polícia Civil. Ele é acusado de assediar sexualmente mais de 300 mulheres e de ocultar um patrimônio financeiro que o faz um dos homens mais ricos do Estado. João nega as acusações de assédio, mas provas indicam que eles ocorreram desde 1983. Embora os adeptos do "espiritismo" brasileiro façam o possível para minimizar o caso, ele é, certamente, a ponta do iceberg de escândalos ainda piores que podem acontecer, que farão, entre outras coisas, descobrir as fraudes em torno de atividades supostamente mediúnicas, que, embora com fortes indícios de irregularidades, são oficialmente legitimadas por parecerem "agradáveis" e "edificantes" para o leitor brasileiro médio. O caso João de Deus é apenas o começo, embora ele não tenha sido o único escândalo. Outro

Chico Xavier e Divaldo Franco NÃO têm importância alguma para o Espiritismo

O desespero reina nas redes sociais, e o apego aos "médiuns" Francisco Cândido Xavier e Divaldo Pereira Franco chega aos níveis de doenças psicológicas graves. Tanto que as pessoas acabam investindo na hipocrisia para manter a crença nos dois deturpadores da causa espírita em níveis que consideram ser "em bons termos". Há várias alegações dos seguidores de Chico Xavier e Divaldo Franco que podemos enumerar, pelo menos as principais delas: 1) Que eles são admirados por "não-espíritas", uma tentativa de evitar algum sectarismo; 2) Que os seguidores admitem que os "médiuns" erram, mas que eles "são importantes" para a divulgação do Espiritismo; 3) Que os seguidores consideram que os "médiuns" são "cheios de imperfeições, mas pelo menos viveram para ajudar o próximo". A emotividade tóxica que representa a adoração a esses supostos médiuns, que em suas práticas simplesmente rasgaram O Livro dos Médiuns  sem um pingo de es

Carlos Baccelli era obsediado? Faz parte do vale-tudo do "espiritismo" brasileiro

Um episódio que fez o "médium" Carlos Bacelli (ou Carlos Baccelli) se tornar quase uma persona non grata  de setores do "movimento espírita" foi uma fase em que ele, parceiro de Francisco Cândido Xavier na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, estava sendo tomado de um processo obsessivo no qual o obrigou a cancelar a referida parceria com o beato medieval de Pedro Leopoldo. Vamos reproduzir aqui um trecho sobre esse rompimento, do blog Questão Espírita , de autoria de Jorge Rizzini, que conta com pontos bastante incoerentes - como acusar Baccelli de trazer ideias contrárias a Allan Kardec, como se Chico Xavier não tivesse feito isso - , mas que, de certa forma, explicam um pouco do porquê desse rompimento: Li com a maior atenção os disparates contidos nas mais recentes obras do médium Carlos A. Bacelli. Os textos, da primeira à última página, são mais uma prova de que ele está com os parafusos mentais desatarraxados. Continua vítima de um processo obsessi