Pular para o conteúdo principal

Crise atinge livrarias e editoras de livros. São as "boas energias" de Chico Xavier?



Como deturpador preocupante e de extrema gravidade da Doutrina Espírita e como um dos principais responsáveis pela literatura fake que se autoproclama "mediúnica", o "médium", aliás, o anti-médium Francisco Cândido Xavier é irradiador de energias maléficas, em virtude de sua desonestidade e de seu oportunismo.

Queiram ou não queiram as pessoas, é isso mesmo que se considera no parágrafo acima. Não há como fingir que, só pelos apelos de beleza e suavidade associados a um imaginário religioso conservador - mas que pega desprevenidos muitos considerados esclarecidos e progressistas - , a desonestidade não é desonesta. É, sim, e a pior desonestidade é aquela que se esconde sob a capa da fé religiosa, da simplicidade e se reveste do mais persistente verniz de caridade e doçura.

Uma das notícias mais recentes se trata da crise do setor literário no Brasil. É a segunda crise, desta vez, econômica, nos últimos anos. A primeira crise, de 2015, é de conteúdo, quando os livros mais vendidos eram justamente os que fugiam de qualquer compromisso com a transmissão de conhecimento.

Afinal, como considerar que 2015 foi um "ano bom" para o mercado de livros se as obras mais vendidas eram de bobagens de youtubers, romances sobre estudantes-vampiros e jogos de Minecraft, sem falar das tolices de sempre nos livros de auto-ajuda. Mas o pior é que os livros para colorir também entravam no páreo, sob o rótulo de "não-ficção" (?!), só para deixar o mercado mais surreal.

Hoje vemos casos como a companhia Saraiva, que recentemente fechou 20 filiais em todo o Brasil e que entrou na Justiça com pedido de recuperação judicial. Chama-se recuperação judicial um processo movido por uma empresa para obter condições para renegociação de dívidas e busca de novos empréstimos visando sua reestruturação, evitando a falência.

REFÉM DO "MOVIMENTO ESPÍRITA"

O mercado literário brasileiro, na prática, atua como refém do "movimento espírita", que no Brasil comercializa literatura fake sob o rótulo de "mediúnica". Podemos creditar as supostas psicografias como fake porque qualquer análise atenta consegue identificar, sem muita dificuldade, grosseiras disparidades em relação aos aspectos pessoais associados a cada suposto autor morto.

Essa constatação desagrada muita gente, que é movida pela cegueira das paixões religiosas, e por isso é capaz de jogar a lógica e o bom senso no lixo para continuarem defendendo paradigmas dominantes da fé religiosa, por mais absurdos que fossem.

Mas a verdade é que, diante da avaliação de um produto que pode ser falso ou não, não se pode tomar como critério as semelhanças existentes. Um produto falso, evidentemente, busca obter o maior número de semelhanças em relação ao original, o que não significa que esse produto possa ser autêntico.

Infelizmente, as "psicografias" são legitimadas apenas pelo critério de semelhanças. Se a obra "parece" com a obra original que o morto em questão havia deixado em vida, ela é "autêntica", ou, quando muito, deixada "em aberto" para qualquer um acreditar ou não "em virtude da fé". Alertamos que essa postura - que erra ao permitir a livre circulação de obras de autoria duvidosa - é acintosa em relação à memória do respectivo autor falecido.

O grande problema é que a falsidade da obra se dá quando, por mais semelhanças que existam, há um único aspecto comprometedor, que, por menor que seja, contrasta seriamente com a natureza pessoal do autor original.

Em Parnaso de Além-Túmulo, um poema atribuído a Casimiro de Abreu, "A Terra", consegue enganar muita gente no estilo que parodia bem o do poeta ultrarromântico. Um "não-espírita" espertinho chegou a apontar o poema como "prova de autenticidade" do estranho livro "mediúnico", mas ele só reproduziu os dois primeiros versos.

ÔNIBUS DA LIVRARIA ESPÍRITA (SIC) CHICO XAVIER, ESTACIONADO EM CALDAS NOVAS, GOIÁS. FOTOS DE AUTORIA DE ANDRÉ LUIZ, NÃO O "ESPÍRITO", MAS O BUSÓLOGO.

Num dos últimos, a ideia de "ter esperança para sofrer e enfrentar" derruba qualquer chance de veracidade, pois sugere um "prazer pelo sofrimento" impróprio dos ultrarromânticos. O sofrimento e a angústia a eles associados são expressos em tom de lamento, de dor, o Ultrarromantismo era um movimento de desabafo, de tristeza, talvez até de um sofrimento resignado, mas nunca deve ser confundido com o masoquismo religioso da Teologia do Sofrimento.

CHICO XAVIER, UM FARSANTE LITERÁRIO

O que vemos, na verdade, é que o Brasil anda sendo tomado de fenômenos de idiotia, confusão e reacionarismo em diversos âmbitos da sociedade, e isso é influência do exemplo arrivista de Francisco Cândido Xavier, cuja desonestidade foi premiada por uma santificação trazida por critérios tão subjetivos quanto duvidosos e tendenciosos, para não dizer traiçoeiros.

Muitos se assustam quando se fala que Chico Xavier foi desonesto, mas há um monte de provas consistentes a respeito. Não podemos jogar a lógica no lixo, em nome das paixões religiosas, estas tão traiçoeiras quanto as paixões do dinheiro, do sexo e das drogas.

As "psicografias" de Chico Xavier são cheias de irregularidades. Seu conteúdo é mistificador e muitas ideias expressas confirmadamente contrariam as lições da literatura espírita original, de forma ainda muito mais grave do que se pode imaginar. O Espiritismo original francês surgiu influenciado pelas ideias iluministas, seu arremedo brasileiro preferiu resgatar paradigmas decadentes e até obsoletos do antigo Catolicismo medieval jesuíta do período colonial.

Se Chico Xavier é endeusado, é porque há uma combinação, no imaginário popular, de uma série de simbologias e dissimulações que permitem tanto a beatitude medieval católica, o fanatismo religioso, o moralismo retrógrado e o fingimento de que tudo isso é uma "visão progressista" e "racional". Daí a desculpa, um tanto hipócrita, dada por uns retrógrados que apelam para "pararmos para pensar e reconhecermos o valor do coração". Pura idiotice!

Chico Xavier foi o pioneiro da literatura fake, mas, promovido a ídolo religioso dentro de um discurso multi-dissimulado, uma gororoba ideológica que mistura delírios religiosos e falsa racionalidade, foi beneficiado por um simulacro de intelectualismo - apesar do "médium" ter condenado sempre o questionamento crítico da realidade - que permite até que alguns delirantes o considerem "professor", "filósofo" e "mestre".

E aí esse simulacro de intelectualismo, esse faz-de-conta que deslumbra muitos e atrofia o cérebro - fazer o quê, muitos idiotas só conseguem pensar com o coração ou o fígado, pois o cérebro anda bastante enguiçado - faz com que existam até aberrações como o ônibus da Livraria Espírita (sic) Chico Xavier, um embuste mistificador que engana muitos leitores.

Através desses ônibus, as pessoas pobres são ludibriadas com o pior da deturpação espírita, em textos mistificadores e transmissão de moralismo retrógrado, que obriga as pessoas a suportar desgraças em silêncio. Além desses livros, há outras obras "espíritas", inclusive livros de Allan Kardec em traduções deturpadas para espalhar o vírus maligno da mistificação igrejista.

Os incautos acham que se trata de uma grande viagem no interior do Conhecimento, trazido pelas esferas espirituais superiores. Isso é uma grande tolice. O que vemos é um "cavalo de Troia" na qual a deturpação espírita se serve, por meio dessa "viatura" vinda de Uberaba, para difundir conceitos e ideias bastante agradáveis, porém extremamente contrários à lucidez dos ensinamentos espíritas originais.

E como Chico Xavier, pelo conjunto da obra - repleta de episódios arrivistas e oportunistas - , traz energias maléficas para as pessoas, a sua influência traiçoeira no mercado literário causa mau agouro, e isso atingiu sobretudo a maior vítima de sua máquina de produzir obras fake: Humberto de Campos.

O escritor maranhense é mantido fora de catálogo nas livrarias, por conta do lobby que a FEB exerce sobre o mercado literário (lembremos que a FEB é uma das instituições vinculadas à plutocracia, com uma interação bem maior do que a Igreja Universal do Reino de Deus, por exemplo). Enquanto isso, o "Humberto de Campos fake", com o lema proto-bolsonarista "Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho", corre solto não só nas livrarias, mas até na distribuição de livros gratuitos, até na Internet.

Isso traz mau agouro para a literatura séria, num mercado como o brasileiro, em que uma parcela considerável de leitores não quer saber de obter conhecimento. O Brasil que recusa a questionar seus totens e paradigmas, a ponto de agora se preparar para um governo cheio de confusão que é o de Jair Bolsonaro, se tornou a vergonha do mundo, e isso partiu do perigoso caminho de transformar um arrivista literário em um semi-deus, devido à tentação fácil das paixões religiosas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Padre Quevedo: A farsa de Chico Xavier

Esse instigante texto é leitura obrigatória para quem quer saber das artimanhas de um grande deturpador do Espiritismo francês, e que se promoveu através de farsas "mediúnicas" que demonstram uma série de irregularidades. Publicamos aqui em memória ao parapsicólogo Padre Oscar Quevedo, que morreu hoje, aos 89 anos. Para quem é amigo da lógica e do bom senso, lerá este texto até o fim, nem que seja preciso imprimi-lo para lê-lo aos poucos. Mas quem está movido por paixões religiosas e ainda sente fascinação obsessiva por Chico Xavier, vai evitar este texto chorando copiosamente ou mordendo os beiços de raiva. A farsa de Chico Xavier Por Padre Quevedo Francisco Cândido Xavier (1910-2002), mais conhecido como “Chico Xavier”, começou a exercer sistematicamente como “médium” espiritista psicógrafo à idade de 17 anos no Centro Espírita de Pedro Leopoldo, sua cidade natal. # Durante as últimas sete décadas foi sem dúvidas e cada vez mais uma figura muitíssimo famosa. E a

Chico Xavier apoiou a ditadura e fez fraudes literárias. E daí?

Vamos parar com o medo e a negação da comparação de Chico Xavier com Jair Bolsonaro. Ambos são produtos de um mesmo inconsciente psicológico conservador, de um mesmo pano de fundo ao mesmo tempo moralista e imoral, e os dois nunca passaram de dois lados de uma mesma moeda. Podem "jair" se acostumando com a comparação entre o "médium cândido" e o "capitão messias". O livro O Médico e o Monstro (Dr. Jekyll & Mr. Hyde) , de Robert Louis Stevenson, explica muito esse aparente contraste, que muitas vezes escapa ao maniqueísmo fácil. É simples dizer que Francisco Cândido Xavier era o símbolo de "amor" e Jair Bolsonaro é o símbolo do "ódio". Mas há episódios de Chico Xavier que são tipicamente Jair Bolsonaro e vice-versa. E Chico Xavier acusando pessoas humildes de terem sido romanos sanguinários, sem a menor fundamentação? E o "bondoso médium" chamando de "bobagem da grossa" a dúvida que amigos de Jair Presente

Chico Xavier, que abençoou João de Deus, fez assédio moral a Humberto de Campos Filho

HUMBERTO DE CAMPOS FILHO SOFREU ASSÉDIO MORAL DE CHICO XAVIER PARA TENTAR ABAFAR NOVOS PROCESSOS JUDICIAIS. Dizem que nunca Uberaba ficou tão próxima de Abadiânia, embora fossem situadas em Estados diferentes. Na verdade, as duas cidades são relativamente próximas, diferindo apenas na distância que requer cerca de seis horas e meia de viagem. Mas, com o escândalo de João Teixeira de Faria, o João de Deus, até parece que as duas cidades se tornaram vizinhas. Isso porque o "médium" Francisco Cândido Xavier, popularmente conhecido como Chico Xavier, em que pese a sua reputação oficial de "espírito de luz" e pretenso símbolo de amor e bondade humanas, consentiu, ao abençoar João de Deus, com sua trajetória irregular e seus crimes. Se realmente fosse o sábio e o intuitivo que tanto dizem ser, Chico Xavier teria se prevenido e iniciado uma desconfiança em torno de João de Deus, até pressentindo seu caráter leviano. Mas Chico nada o fez e permitiu que se abrisse o c

Falsas psicografias de roqueiros: Cazuza

Hoje faz 25 anos que Cazuza faleceu. O ex-vocalista do Barão Vermelho, ícone do Rock Brasil e da MPB verdadeira em geral (não aquela "verdadeira MPB" que lota plateias com facilidade, aparece no Domingão do Faustão e toca nas horrendas FMs "populares" da vida), deixou uma trajetória marcada pela personalidade boêmia e pela poesia simples e fortemente expressiva. E, é claro, como o "espiritismo" é marcado por supostos médiuns que nada têm de intermediários, porque se tornam os centros das atenções e os mais famosos deles, como Chico Xavier e Divaldo Franco, tentaram compensar a mediunidade irregular tentando se passar por pretensos pensadores, eventualmente tentando tirar uma casquinha com os finados do além. E aí, volta e meia os "médiuns" que se acham "donos dos mortos" vêm com mensagens atribuídas a este ou aquele famoso que, por suas irregularidades em relação à natureza pessoal de cada falecido, eles tentam dar uma de bonzinh

O grande medo de Chico Xavier em ver Lula governando o país

Um bom aviso a ser dado para os esquerdistas que insistem em adorar Francisco Cândido Xavier é que o "médium" teve um enorme pavor em ver Luís Inácio Lula da Silva presidindo o Brasil. É sabido que o "médium" apoiou o rival Fernando Collor de Mello e o recebeu em sua casa. A declaração foi dada por Carlos Baccelli, em citação no artigo do jurista Liberato Póvoas ,  e surpreende a todos ao ver o "médium" adotando uma postura que parecia típica nas declarações da atriz Regina Duarte. Mas quem não se prende à imagem mitificada e fantasiosa do "médium", vigente nos últimos 40 anos com alegações de suposto progressismo e ecumenismo, verá que isso é uma dolorosa verdade. Chico Xavier foi uma das figuras mais conservadoras que existiu no país. Das mais radicais, é bom lembrar muito bem. E isso nenhum pensamento desejoso pode relativizar ou negar tal hipótese, porque tal forma de pensar sempre se sustentará com ideias vagas e devaneios bastante agr

Se Chico Xavier fosse progressista, não haveria a ascensão de Jair Bolsonaro

É um dever questionarmos, até com certa severidade, o mito de Francisco Cândido Xavier. Questionar sem ódio, mas também sem medo, sem relativismos e sem complacências, com o rigor de quem não mede palavras para identificar erros, quando estes são muito graves. Vale lembrar que esse apelo de questionar rigorosamente Chico Xavier não vem de evangélico alucinado nem de qualquer moleque intolerante da Internet - até porque o dito "espiritismo" brasileiro é uma das religiões não só toleradas no país, mas também blindadas pelas classes dominantes que adoram essa "filantropia de fachada" que traz mais adoração ao "médium" do que resultados sociais concretos - , mas da própria obra espírita original. É só ler Erasto, que recomendava rigor no repúdio e no combate aos deturpadores dos ensinamentos espíritas. E mais: ele lembrava que eventualmente os maus espíritos (ou, no contexto brasileiro, os maus médiuns) trazem "coisas boas" (as ditas "mens

Caso João de Deus é apenas a ponta do iceberg de escândalos ainda piores

A FAMIGLIA "ESPÍRITA" UNIDA. Hoje o "médium" e latifundiário João Teixeira de Faria, o João de Deus, se entregou à polícia de Goiás, a pedido do Ministério Público local e da Polícia Civil. Ele é acusado de assediar sexualmente mais de 300 mulheres e de ocultar um patrimônio financeiro que o faz um dos homens mais ricos do Estado. João nega as acusações de assédio, mas provas indicam que eles ocorreram desde 1983. Embora os adeptos do "espiritismo" brasileiro façam o possível para minimizar o caso, ele é, certamente, a ponta do iceberg de escândalos ainda piores que podem acontecer, que farão, entre outras coisas, descobrir as fraudes em torno de atividades supostamente mediúnicas, que, embora com fortes indícios de irregularidades, são oficialmente legitimadas por parecerem "agradáveis" e "edificantes" para o leitor brasileiro médio. O caso João de Deus é apenas o começo, embora ele não tenha sido o único escândalo. Outro

URGENTE! Divaldo Franco NÃO psicografou coisa alguma em toda sua vida!

Estamos diante da grande farsa que se tornou o Espiritismo no Brasil, empastelado pelos deturpadores brasileiros que cometeram traições graves ao trabalhoso legado de Allan Kardec, que suou muito para trazer para o mundo novos conhecimentos que, manipulados por espertos usurpadores, se reduziram a uma bagunça, a um engodo que mistura valores místicos, moralismo conservador e muitas e muitas mentiras e safadezas. É doloroso dizer isso, mas os fatos confirmam. Vemos um falso Humberto de Campos, suposto espírito que "voltou" pelos livros de Francisco Cândido Xavier de forma bem diferente do autor original, mais parecendo um sacerdote medieval metido a evangelista do que um membro da Academia Brasileira de Letras. Poucos conseguem admitir que essa usurpação, que custou um processo judicial que a seletividade de nossa Justiça, que sempre absolve os privilegiados da grana, do poder ou da fé, encerrou na impunidade a Chico Xavier e à FEB, se deu porque o "médium" mi

Chico Xavier e Divaldo Franco NÃO têm importância alguma para o Espiritismo

O desespero reina nas redes sociais, e o apego aos "médiuns" Francisco Cândido Xavier e Divaldo Pereira Franco chega aos níveis de doenças psicológicas graves. Tanto que as pessoas acabam investindo na hipocrisia para manter a crença nos dois deturpadores da causa espírita em níveis que consideram ser "em bons termos". Há várias alegações dos seguidores de Chico Xavier e Divaldo Franco que podemos enumerar, pelo menos as principais delas: 1) Que eles são admirados por "não-espíritas", uma tentativa de evitar algum sectarismo; 2) Que os seguidores admitem que os "médiuns" erram, mas que eles "são importantes" para a divulgação do Espiritismo; 3) Que os seguidores consideram que os "médiuns" são "cheios de imperfeições, mas pelo menos viveram para ajudar o próximo". A emotividade tóxica que representa a adoração a esses supostos médiuns, que em suas práticas simplesmente rasgaram O Livro dos Médiuns  sem um pingo de es

Carlos Baccelli era obsediado? Faz parte do vale-tudo do "espiritismo" brasileiro

Um episódio que fez o "médium" Carlos Bacelli (ou Carlos Baccelli) se tornar quase uma persona non grata  de setores do "movimento espírita" foi uma fase em que ele, parceiro de Francisco Cândido Xavier na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, estava sendo tomado de um processo obsessivo no qual o obrigou a cancelar a referida parceria com o beato medieval de Pedro Leopoldo. Vamos reproduzir aqui um trecho sobre esse rompimento, do blog Questão Espírita , de autoria de Jorge Rizzini, que conta com pontos bastante incoerentes - como acusar Baccelli de trazer ideias contrárias a Allan Kardec, como se Chico Xavier não tivesse feito isso - , mas que, de certa forma, explicam um pouco do porquê desse rompimento: Li com a maior atenção os disparates contidos nas mais recentes obras do médium Carlos A. Bacelli. Os textos, da primeira à última página, são mais uma prova de que ele está com os parafusos mentais desatarraxados. Continua vítima de um processo obsessi