Pular para o conteúdo principal

A recepção hierarquizada de Chico Xavier e a cumplicidade de Lula com o povo


Muita gente acha que Francisco Cândido Xavier era progressista e, em parte, igualzinho a Lula. Mas um pouco de semiologia é bom para a saúde, sobretudo de semiólogos esforçados como Wilson Roberto Vieira Ferreira, do Cinegnose que, todavia, se congelam diante do "canto-de-sereia" do "médium" de Pedro Leopoldo e Uberaba, fonte de uma infinidade de "bombas semióticas" que, no entanto, nunca são devidamente contestadas.

Pois vejamos as duas imagens. Na imagem acima, o "médium" Chico Xavier recebe uma multidão de senhoras pobres que vieram cumprimentá-lo. As senhoras aparecem com posição triste, melancólica e submissa. Não há alegria em seus rostos. A relação delas com Chico Xavier sugere formalismo rigoroso e uma hierarquização social explícita, o que indica desigualdade de posições, entre o religioso, tido como "superior", e os pobres "inferiorizados".

Depois, temos a foto do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, testa a testa com uma senhora idosa. Os dois sorriem, cúmplices, de igual para igual, com uma alegria espontânea. A idosa está feliz, e ela tem os mesmos aspectos humildes das senhoras da outra foto, e, ainda por cima, parece ter mais idade que as demais.

Vamos parar para pensar. As duas fotos sugerem a mesma cumplicidade? Para os desavisados, sim, mas a resposta a essa questão é NÃO. Isso porque, no caso de Chico Xavier, a imagem requer um "respeito" nos velhos padrões hierárquicos, em que o ídolo religioso se coloca num pedestal acima da população.

Hoje virou moda os "isentões espíritas" apelarem, desesperados, para que Chico Xavier "seja admirado, não como um semi-deus, mas como criatura imperfeita e humilde, sem atribuir a ele poderes especiais". É uma declaração hipócrita, que merece análise posterior, e que nada diz em relação ao sentido semiótico da imagem do "beija-mão".

Afinal, nesta foto Chico Xavier ainda aparece "divinizado", e sua simbólica "superioridade" está evidente nesse contraste semântico entre ele e as senhoras que se enfileiram para cumprimentá-lo. Na outra foto, esse contraste não existe pois Lula e a senhora nos fazem lembrar da identificação do ex-presidente com o povo, ele mesmo um antigo retirante nordestino que virou operário no ABC paulista.



"CARIDADE" DE CHICO XAVIER LEMBRA LUCIANO HUCK

E antes que os patrulheiros chiquistas venham a dizer que o "médium" e o ex-presidente "se igualam na dedicação aos pobres", é bom explicar que essa alegação não é verdadeira, pois a "caridade" de Chico Xavier segue um viés bastante conservador.

É só observar, por exemplo, que a "caridade" de Chico Xavier se baseia em ações paliativas. E, na verdade, a "caridade" não vinha dele: o "médium" pedia aos outros a colaborarem - mesmo assim, dentro dos limites paliativos do Assistencialismo, filantropia de fracos e baixos resultados sociais - e se promovia às custas das ações alheias.

A "caridade" de Chico Xavier não combate frontalmente a pobreza, e não por falta de condições, mas falta de interesse, mesmo. A ideia não é trazer a emancipação plena dos pobres - até porque isso irrita as elites que tanto apoiam o "espiritismo" brasileiro - , até porque Chico sempre dizia para os sofredores aguentarem o sofrimento, sem reclamar da vida. Uma pauta cujo conservadorismo só um idiota pode renegar.

Portanto, é uma "caridade" mais espetacular do que eficiente. Ela se volta mais para a adoração do suposto benfeitor do que do atendimento pra valer dos problemas sociais. Esses problemas são parcialmente resolvidos, mais para evitar efeitos extremos do que para resolver realmente a situação, e os pobres continuam em sua inferioridade social, apenas dentro de condições "suportáveis".

A "caridade" de Chico Xavier sempre foi a mesma conversa para boi dormir que hoje vemos em Luciano Huck, sem tirar nem pôr. E para os chiquistas que dizem "não suportar" Huck, é bom lembrar que ele é um admirador declarado de Chico Xavier. "Todos são", diria qualquer um, mas essa falácia toda desconhece que Huck tem uma identificação muito especial com o "médium", a ponto de ter visto um filme biográfico e ter gravado seu Caldeirão do Huck em Pedro Leopoldo.

Afinal, raramente alguém gravaria um programa de TV em Pedro Leopoldo, uma cidade sem atrativos especiais e que só é conhecida por nela ter nascido Chico Xavier. Se Huck tomou essa iniciativa, é porque a admiração dele pelo "médium" é algo além do usual, porque o apresentador do Caldeirão do Huck está bastante ciente desse referencial que o impulsionou para fazer seus quadros "assistenciais".

É, portanto, uma associação entre Luciano Huck e Chico Xavier. Oportunismo? Talvez, mas menos pela associação a Chico Xavier, que também foi um oportunista em seu tempo. É mais para criar um "novo filantropo", sob o respaldo da mesma Rede Globo que promoveu Chico Xavier como arremedo de "filantropo" e "pacifista", num discurso que parece, hoje, uma admirável unanimidade, mas que nunca passou de uma falácia montada sob um discurso importado do inglês Malcolm Muggeridge.

Chico e Luciano são, portanto, dois significantes de um mesmo fenômeno: a "caridade" fajuta do Assistencialismo, feita mais para promover adoração (aos supostos benfeitores) do que o progresso social dos mais necessitados. Estes ficam com as migalhas, com os restos ou com alguns donativos modestos, enquanto os louros e os aplausos, por sinal bastante barulhentos, vão para os "benfeitores".

Não imaginamos essa sutileza do Assistencialismo, mas somos tomados por essa mística que vê o sentido da "caridade" não pelos resultados, mas pela iniciativa. É como se déssemos um troféu para um corredor na linha de largada, sem garantir que ele vá vencer uma corrida.

Nunca vemos o valor da caridade na linha de chegada, na contabilização dos resultados. Os pobres passam a ser só "um detalhe". Se o "médium" Chico Xavier não realizou os prometidos progressos sociais, ele mesmo assim é valorizado porque sua mítica já toma o "fazer" como se já fosse o "feito".

Mas sabemos que a "caridade" de Chico Xavier nunca funcionou. Ela nem veio dele, como nem veio de Luciano Huck, pois eles são apenas "anunciadores da caridade alheia", e recebem os aplausos e os festejos por conta da ação de outrem.

Além do mais, essa "caridade", tão associada ao "médium" e que ilude até parte de seus opositores, nunca realizou progressos sociais plenos no Brasil. Esse papo de que "Chico Xavier fez caridade" ressoa há mais de 40 anos como "bomba semiótica" no Brasil, sem que algum efeito real fosse produzido. Se houvesse algum efeito nesse sentido, o nosso país teria atingido altos graus de desenvolvimento social.

Só que, da parte de Chico Xavier, isso nunca aconteceu de fato. E, quando tivemos no nosso país resultados sociais mais expressivos, nas mãos do ex-presidente Lula, a mesma sociedade que tanto paparica que "Chico Xavier transformou vidas" se enraiveceu contra o petista. Desconta-se os lunáticos esquerdistas, que acendem velas a esses dois ícones antagônicos superficialmente associados a duas causas que só se igualam na fachada.

Afinal, os ingênuos e crédulos esquerdistas que elegem direitistas como "heróis" por causa do apelo de falsa humildade - vide o "funk", que poucos admitem ser um subproduto do mesmo Rio de Janeiro bolsonarista - e se deixam levar por devaneios extremamente emocionais.

Assim, tomados de emoção, as esquerdas que confundem alhos com bugalhos, achando que qualquer um que aparece ao lado de um pobre sorrindo é "de esquerda", são em parte responsáveis pelo golpe político que deixaram acontecer, desconhecendo que nem sempre pretensos aliados são verdadeiros solidários. Há momentos em que as raposas parecem solidárias às galinhas, até o momento da próxima refeição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Padre Quevedo: A farsa de Chico Xavier

Esse instigante texto é leitura obrigatória para quem quer saber das artimanhas de um grande deturpador do Espiritismo francês, e que se promoveu através de farsas "mediúnicas" que demonstram uma série de irregularidades. Publicamos aqui em memória ao parapsicólogo Padre Oscar Quevedo, que morreu hoje, aos 89 anos. Para quem é amigo da lógica e do bom senso, lerá este texto até o fim, nem que seja preciso imprimi-lo para lê-lo aos poucos. Mas quem está movido por paixões religiosas e ainda sente fascinação obsessiva por Chico Xavier, vai evitar este texto chorando copiosamente ou mordendo os beiços de raiva. A farsa de Chico Xavier Por Padre Quevedo Francisco Cândido Xavier (1910-2002), mais conhecido como “Chico Xavier”, começou a exercer sistematicamente como “médium” espiritista psicógrafo à idade de 17 anos no Centro Espírita de Pedro Leopoldo, sua cidade natal. # Durante as últimas sete décadas foi sem dúvidas e cada vez mais uma figura muitíssimo famosa. E a...

Marisa Letícia, "espíritas" e SUS

Existe um grande debate sobre internações em hospitais públicos, autocirurgias etc. Uma série de polêmicas pode complicar as coisas se não fizermos as devidas observações, sobretudo por causa de um episódio ocorrido há poucos dias. Na última terça-feira, a ex-primeira-dama, Marisa Letícia, esposa do ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), Atualmente está internada em coma induzido no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o que causou violentos protestos na Internet. Marisa já estava estressada por causa das pressões que o marido recebe na Internet. Se no "espiritismo" um deturpador da pior espécie como Francisco Cândido Xavier é "santificado" e transformado em "profeta", "filósofo", "cientista" etc por um lobby combinado de contas no YouTube e no Facebook, Lula é, sob as mesmas condições, tratado como "bandido" e levianamente acusado até de ser "mandante de...

Padrão de vida dos brasileiros é muito sem-graça e atrasado para virar referência mundial

Pode parecer uma grande coincidência, a princípio, mas dois fatores podem soar como avisos para a pretensão de uma elite bem nascida no Brasil querer se tornar dominante no mundo, virando referência mundial. Ambos ocorreram no âmbito do ataque terrorista do Hamas na Faixa de Gaza, em Israel. Um fator é que 260 corpos foram encontrados no local onde uma rave  era realizada em Israel, na referida região atingida pelo ataque que causou, pelo menos, mais de duas mil mortes. O festival era o Universo Paralello (isso mesmo, com dois "l"), organizado por brasileiros, que teria entre as atrações o arroz-de-festa Alok. Outro fator é que um dos dois brasileiros mortos encontrados, Ranani Glazer (a outra vitima foi a jovem Bruna Valeanu), tinha como tatuagem a famosa pintura "A Criação de Adão", de Michelangelo, evocando a religiosidade da ligação de Deus com o homem. A mensagem subliminar - lembrando que a tatuagem religiosa não salvou a vida do rapaz - é de que o pretenso pr...

A batalha criptografada das confusões de Chico Xavier

O "médium" Francisco Cândido Xavier, vulgo Chico Xavier, nunca foi um sujeito de trajetória limpa e marcada por coerência, e nem por façanhas de cunho humanista e ativista que apenas tenham causado oposição de setores reacionários da nossa sociedade. Devemos ver as coisas com discernimento e vamos dar os exemplos de como Chico Xavier se envolveu em confusões para criar a bomba semiótica do vitimismo. Vamos pensar em três personalidades consideradas humanistas às quais Chico Xavier tenta ser associado ou comparado: o famoso ativista da Judeia, Jesus de Nazaré, o codificador do Espiritismo, Allan Kardec, e a hoje Santa Dulce dos Pobres, a freira baiana Irmã Dulce. Jesus de Nazaré, ou popularmente Jesus Cristo - alcunha obtida na cerimônia de batismo dada pelo seu primo João Batista - , sempre teve sua trajetória marcada por uma atuação coerente de transmitir palavras esclarecedoras a todos aqueles que visitava em suas casas. Jesus era um andarilho e suas pregações nem se...

Chico Xavier e Divaldo Franco NÃO têm importância alguma para o Espiritismo

O desespero reina nas redes sociais, e o apego aos "médiuns" Francisco Cândido Xavier e Divaldo Pereira Franco chega aos níveis de doenças psicológicas graves. Tanto que as pessoas acabam investindo na hipocrisia para manter a crença nos dois deturpadores da causa espírita em níveis que consideram ser "em bons termos". Há várias alegações dos seguidores de Chico Xavier e Divaldo Franco que podemos enumerar, pelo menos as principais delas: 1) Que eles são admirados por "não-espíritas", uma tentativa de evitar algum sectarismo; 2) Que os seguidores admitem que os "médiuns" erram, mas que eles "são importantes" para a divulgação do Espiritismo; 3) Que os seguidores consideram que os "médiuns" são "cheios de imperfeições, mas pelo menos viveram para ajudar o próximo". A emotividade tóxica que representa a adoração a esses supostos médiuns, que em suas práticas simplesmente rasgaram O Livro dos Médiuns  sem um pingo de es...

Episódios que podem (e deveriam) derrubar Chico Xavier

Enquanto continua sendo cultuado como "fada-madrinha" para os adultos do mundo real, Francisco Cândido Xavier é blindado até nos seus piores erros, ainda mais que a narrativa "gente como a gente" do complexo de vira-lata que assola o Brasil transformou o anti-médium mineiro em alguém "imperfeito", temporariamente retirado do antigo pedestal montado por seguidores e simpatizantes. Mas fora dessa imagem de "fada-madrinha", consagrada por frases piegas, Chico Xavier esconde incidentes terríveis, que não devem ser entendidos como errinhos de nada. São erros muitíssimo graves, que envolvem falsidade ideológica, juízo de valor, fraudes literárias e defesa de ideias moralistas retrógradas, além de apoio a fraudes de materialização. Há o caso da apropriação do nome de Humberto de Campos, que mostra indícios de revanchismo por parte do "médium", que não gostou da resenha que o escritor maranhense escreveu para o Diário Carioca, desaprovando a ob...

Blogueiro de esquerda sutilmente procurou quebrar o silêncio sobre o caso Divaldo-farinata

É claro que houve silêncio absoluto no que se diz ao envolvimento de Divaldo Pereira Franco no lançamento oficial da "ração humana" do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., um ato deplorável envolvendo um "médium espírita". O escândalo da "farinata" é  talvez o maior envolvendo um"médium" desde o caso Otília Diogo (1963-1970), no qual o "médium" mineiro Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier, parecendo um Aécio Neves da religião, foi inocentado de acusações de cumplicidade, apesar de haver registros com ele acompanhando atento toda a fraude. No entanto, a mídia tentou abafar o escândalo, e, infelizmente, a imprensa de esquerda seguiu atrás, seduzida pela imagem adocicada de Divaldo Franco, que saiu pela porta dos fundos depois de oferecer seu evento Você e a Paz para o lançamento do estranho composto alimentar. Divaldo nada fez para impedir o lançamento do produto e também não reagiu diante da exibição do seu nome e da marca d...

Cadê Amarildo...ou melhor, cadê Amauri Xavier?

Cadê Amarildo, o pedreiro que sumiu misteriosamente e que vivia na Rocinha, acusado de ser criminoso quando muitos afirmam que ele era apenas um trabalhador que foi torturado por policiais? Pois cadê o Amarildo dos "espíritas", o "Amaurildo", Amauri Xavier Pena, sobrinho de Francisco Cândido Xavier, que faleceu misteriosamente há 54 anos, lá pelo distante ano de 1961, com apenas 27 anos de idade, na verdade 28 incompletos? Amauri é um enigma que revela o lado sombrio do "espiritismo" feito no Brasil. O "Amaurildo espírita" e sua tragédia repentina simbolizam o que o "movimento espírita" brasileiro, que costuma criminalizar as vítimas e indultar os culpados, é capaz de fazer. Consta-se que Amauri Xavier Pena não tem uma foto divulgada na Internet. Seus dados são muito confusos e até o sobrenome foi trocado: Amauri Pena Xavier. Uns escreviam Amaury, mas pode ser Amauri por alguma questão de atualização ortográfica. Mas ele, sendo...

Brasil vai virar potência com valores velhos?

BRASIL DE LULA ESTÁ MAIS AFINADO COM A CLASSE MÉDIA IDENTITÁRIA QUE PASSA A MADRUGADA TOMANDO CERVEJA DO QUE DO TRABALHADOR QUE DORME CEDO PARA A JORNADA DO DIA SEGUINTE. Algo estranho se percebe depois da entrada do novo mandato do presidente Lula. Os mais favorecidos, atualmente, não são necessariamente o povo pobre, como também a construção do Brasil não se dá com valores novos ou renovados nem na discussão dos maiores problemas brasileiros, acumulados há seis décadas. Quem se favorece com o Brasil de Lula 3.0 é a classe média identitária, que finge ser pobre caprichando nos trejeitos de turista de mercado municipal, usando bermudões e sandálias de dedo. O Brasil "feliz" está muito mais próximo da classe média que atravessa madrugada adentro tomando cerveja nos bares da moda, rindo alto com as piadas vazias que contam, do que do trabalhador que tem que acordar cedo para mais uma jornada difícil no dia seguinte. Nunca na história do nosso país vimos a hipocrisia de uma clas...

Feminicidas fazem parte do "grupo de risco" dos que tendem a morrer cedo

CÂNCER NO INTESTINO - Um dos potenciais males a ceifar a vida dos feminicidas. Jogadores de futebol americano, astros do gangsta rap , concorrentes de reality shows  menos cotados, profissionais da mídia esportiva brasileira, craques de futebol de segunda divisão, atores de segundo escalão de seriados de TV dos EUA. Muitos deles falecidos precocemente, como se um ou dois de cada um desses setores morresse por cada mês, e nos últimos dez anos esses óbitos se acumularam de maneira surpreendente que assusta as pessoas. Pois poucos percebem que os feminicidas brasileiros estão também nesse "grupo de risco". Embora haja o silêncio da imprensa quanto à tragédia dos feminicidas - entre os mais idosos, desconfia-se que o empreiteiro mineiro Roberto Lobato, absolvido (!) por "defesa da honra" (desculpa hoje considerada inconstitucional) já está morto, enquanto Pimenta Neves e Lindomar Castilho estão perto de morrer sem que haja uma preparação para tais notícias - , os femini...