Pular para o conteúdo principal

Necropolítica impede divulgação de mortes ou doenças graves de feminicidas



Façamos um raciocínio lógico. Quatro famosos feminicidas, em tese, estão na casa dos 80 anos de idade. Um empresário da construção pesada de Belo Horizonte, Roberto Lobato. Um ex-playboy e empresário de revendedora de carros, Doca Street. Um cantor brega, Lindomar Castilho. E um jornalista, Antônio Pimenta Neves.

Dois deles, Doca Street e Pimenta Neves, estão associados à masculinidade tóxica. Eram fumantes de cigarros comuns, o que já deveria ter lhes dado um risco de câncer há muito tempo. Doca consumiu cocaína e se embriagou no passado e afirmou continuar fumando cigarro comum após os 70 anos. Pimenta Neves tomou uma overdose de comprimidos e sofre de diabetes (que lhe causaram cegueira), câncer na próstata, problemas de hipertensão e provável falência múltipla dos órgãos.

Se considerarmos as leis da Natureza, podemos inferir que Doca Street já faleceu, não estando mais entre nós possivelmente entre 2017 e 2019. No entanto, a grande mídia inventou que o assassino de Ângela Diniz virou "influenciador digital", mesmo sem ter as condições físicas (doente devido à idade avançada de 81 anos em 2015) e psicológicas (desilusão com a sociedade em geral) para isso, e ignorando que quem está "bastante ativo nas redes sociais" é seu assessor de imprensa (isso é comum na alta sociedade).

Pimenta Neves também parece estar a poucos passos do túmulo, se interpretarmos com base nas leis da Natureza. Ele também não seria, a partir dos 63 anos, mais forte que o jovem ator Heath Ledger, que morreu aos 29 anos após uma ingestão acidental de remédios. E torna-se patético dizer desde 2011 que o assassino da jornalista Sandra Gomide tem "grandes chances de contrair câncer na próstata", porque, a essas alturas, se for este caso, também o próprio Pimenta já teria morrido há um bom tempo.

Apesar disso, e apesar da evidência de que fortes pressões emocionais poderiam matar os dois feminicidas, até por um infarto fulminante de um minuto - talvez pior do que aquele que matou, recentemente, o cantor e compositor Moraes Moreira - , não há um indício de que os dois feminicidas irão ser creditados em algum obituário da grande imprensa, preocupada em transformar as listas dos mortos em uma "ficha limpinha" semelhante às listas de indicados para o Prêmio Nobel.

São quatro feminicidas idosos, na casa dos 80 anos, com Lobato e Castilho sob risco de morrerem "de velhice", como se diz a respeito de causas naturais. Apesar disso, não se noticia sequer uma dança das cadeiras para tirar pelo menos um deles de cena e, no caso de Doca Street, o "brasileiro que não pode morrer" - isso apesar de outro rico feminicida, o advogado Leopoldo Heitor, ter morrido, sob tranquila cobertura midiática, aos 79 anos em 2001 - , há o risco dele ser alvo de uma cobertura surreal.

Lembrando o filme Um Morto Muito Louco (Weekend at Bernie's), a mídia, repetindo o que faz de dez em dez anos sobre Doca Street - sempre com paradeiro divulgado nos anos de final "5" ou "6" - , terá que redobrar esforços para, em 2025-2026 - quando se lembrará dos 50 anos de morte da "pantera de Minas" Ângela Diniz - , para dizer que o ex-playboy estará "vivo e bem de saúde" aos 92 anos, quando sabemos que sua masculinidade tóxica não o deixaria capaz de chegar a essa idade, mesmo a custa de tratamentos hospitalares caros no exterior, com remédios importados.

A própria versão brasileira da canção "Hey Joe", de Billy Roberts, cuja letra original é endereçada a um feminicida, o tal do Joe, tem um trecho final que diz "Também morre quem atira". As pessoas perguntam, incomodadas, por que tem tanta gente preocupada com as mortes dos feminicidas. Mas aí respondemos: o pior é ver pessoas incomodadas na hipótese de que feminicidas também morrem um dia, por conta do que eles fazem com sua saúde física e psicológica (esta com efeitos drásticos no organismo).

NECROPOLÍTICA

E por que a imprensa não tem coragem para noticiar a tragédia dos próprios feminicidas? Que interesse há, por outro lado, em colocar Doca Street, nascido nos anos 1930, aristocrata padrão anos 1970 e indivíduo de formação pré-Internet, aos 81 anos em 2015, ao lado de influenciadores jovens como Whindersson Nunes e Felipe Neto, que já tiveram problemas de depressão enfrentando haters? Seriam fake news ou falta de sutileza do repórter de O Globo quanto à atuação de ghost writers em nossas elites empresariais?

Será vender a imagem de Doca como um machista "velho sarado", se não "forte como um touro" mas ao menos "minimamente saudável"? Será investir na fantasia antropofágica que, num contexto moderno, faz os feminicidas, em tese, terem vida mais longa que a normal, porque roubam e somam para si o tempo restante de vida que suas mulheres-vítimas não puderam ter, sugerindo que seus assassinos tivessem o dobro da expectativa de vida do brasileiro médio (na verdade, um feminicida só tem, no máximo, 80% dessa expectativa de vida)?

Ou seria um moralismo religioso neurótico, já marcado por crenças terraplanistas mil, que ignora as leis da Natureza ao supor que feminicidas que destroem sua saúde nunca teriam o risco de morrerem de um câncer ou infarto porque "precisam de mais tempo para limparem seu nome na praça"?

Acreditamos que não. Até porque o risco da notícia do falecimento de um feminicida famoso de despertar neuroses humanas diversas é bem menor do que noticiar a morte de um petista, num contexto de reacionarismo social em que vivemos. O falecimento de um feminicida até lacra, ainda que fosse, talvez em breve, um Marcelo Bauer hoje gordo e velho, 33 anos após esfaquear sua namorada até a morte e fugir para a Europa, mas a repercussão seria menor.

O que acreditamos é que o feminicídio, no qual um assassinato acaba, por sua repercussão, inspirando a ocorrência de uma centena de outros, é remanscente desse método "Rei Herodes" de dizimar a população. Dizem que ele mandava matar crianças para evitar surgir um novo missionário, mas a verdade é que isso era um método brutal e sanguinário de controlar a população.

A sociedade brasileira mais cruel e obscurantista, que promoveu golpes políticos sucessivos aos níveis da tragédia de Franz Kafka, aposta naquilo que os cientistas políticos chamam de "necropolítica", uma espécie de "política social" na qual se decide quem deve viver ou morrer e, em certos casos, a justificar a defesa de genocídios para a redução populacional. A "necropolítica" é motivada sobretudo por objetivos econômicos ou de "higienização social".

O caso pioneiro de "necropolítica" seria o massacre promovido por Adolf Hitler, na Alemanha nazista. Mas podemos também mencionar o caso dos doentes e miseráveis da Índia que, acolhidos por uma estranha Madre Teresa de Calcutá - protegida por um verniz de religiosidade e moralidade bastante falsos - , morreram ao serem deixados sob tratamentos desumanos.

No Brasil, a necropolítica seria uma novidade, mas ela já ocorre desde os anos 1970 - e, talvez até antes, nos anos 1960, se verificarmos a imprensa policial - , de maneira sistemática durante a ditadura militar, na qual os extermínios de mulheres e homens trabalhadores (como camponeses e operários, em parte líderes sindicais) eram uma forma oculta de "controlar" o crescimento da população.

No caso das mortes no campo, também se oculta o fato de que o mandante do assassinato do seringueiro e ativista Chico Mendes, o fazendeiro Darly Alves, é um doente grave, a julgar pela sua aparência frágil e envelhecida, e pelas constantes notícias de sérias crises de úlcera ou talvez de algo pior. Mas a utopia do "alpinismo moral" (forma distorcida de misericórdia humana que investem na evolução social artificial e tendenciosa de um algoz) impede que se diga, também, que Darly pode um dia deixar esse planeta.

As antigas mortes de assassinos conhecidos, como de Leopoldo Heitor ou do jovem Cássio - que teria empurrado a jovem Aída Cúri para a morte, caindo de um edifício de Copacabana, em 1958 - , foram noticiadas pela mídia porque tais homicidas, mesmo cometendo feminicídio (termo inexistente na época, virada dos anos 1950 para os 1960), não eram representados sob a bandeira patriarcalista da "defesa da honra", que se encaixava nos padrões moralistas da ditadura militar.

Há o disparate entre as notícias de Manchete de janeiro de 1977, quando amigos de Doca Street, preocupados com seu tabagismo, temiam por sua saúde - e lembremos que o assassino de Ângela Diniz consumiu os mesmos cigarros, com doses pesadas de nicotina e outros venenos, que já mataram centenas de famosos que estavam em evidência nos anos 1970 - , e a matéria de O Globo de outubro de 2015 que tentou colocar o machista na lista dos "mais novos influenciadores digitais".

Isso se deve porque Manchete investia no jornalismo de verdade, sem terraplanismos de uma imprensa que, em parte, se formou a partir dos mecanismos ideológicos da ditadura militar e de um longo tempo em que, ao lado dos assassinatos sistemáticos de operários, camponeses, sem-teto e até moradores de rua, os feminicídios passaram a estar na pauta necropolítica antecipando Herodes, que matava os filhos já nascidos, enquanto os feminicidas hoje se apressam a matar as futuras mães.

As atrofiações moralistas de uma sociedade brasileira predominantemente conservadora, que, se está longe de voltar a admitir que a Terra é plana, ao menos considera a Covid-19 como "gripezinha", fazem com que feminicidas que fumem até seus pulmões não aguentarem mais vivam acima do esperado, só faltando virarem "musos fitness da terceira idade". O moralismo religioso esconde as piores neuroses, e nossa imprensa precisa resolver essa colaboração sutil com a necropolítica.

Esconder as tragédias dos feminicidas só faz com que mais mulheres inocentes sejam mortas, e a crueldade, embora repudiada, se reproduzisse como um ciclo vicioso no qual os feminicidas mais famosos estimulam as ações semelhantes de outros menos badalados. Se talvez ensinássemos que a ninguém se permite matar outrem, porque o assassino também morrerá um dia, pode ser que muitos crimes de morte sejam evitados, prevenindo das pressões que também levam os matadores ao caminho antecipado do túmulo. Também morre quem atira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Padre Quevedo: A farsa de Chico Xavier

Esse instigante texto é leitura obrigatória para quem quer saber das artimanhas de um grande deturpador do Espiritismo francês, e que se promoveu através de farsas "mediúnicas" que demonstram uma série de irregularidades. Publicamos aqui em memória ao parapsicólogo Padre Oscar Quevedo, que morreu hoje, aos 89 anos. Para quem é amigo da lógica e do bom senso, lerá este texto até o fim, nem que seja preciso imprimi-lo para lê-lo aos poucos. Mas quem está movido por paixões religiosas e ainda sente fascinação obsessiva por Chico Xavier, vai evitar este texto chorando copiosamente ou mordendo os beiços de raiva. A farsa de Chico Xavier Por Padre Quevedo Francisco Cândido Xavier (1910-2002), mais conhecido como “Chico Xavier”, começou a exercer sistematicamente como “médium” espiritista psicógrafo à idade de 17 anos no Centro Espírita de Pedro Leopoldo, sua cidade natal. # Durante as últimas sete décadas foi sem dúvidas e cada vez mais uma figura muitíssimo famosa. E a

Chico Xavier apoiou a ditadura e fez fraudes literárias. E daí?

Vamos parar com o medo e a negação da comparação de Chico Xavier com Jair Bolsonaro. Ambos são produtos de um mesmo inconsciente psicológico conservador, de um mesmo pano de fundo ao mesmo tempo moralista e imoral, e os dois nunca passaram de dois lados de uma mesma moeda. Podem "jair" se acostumando com a comparação entre o "médium cândido" e o "capitão messias". O livro O Médico e o Monstro (Dr. Jekyll & Mr. Hyde) , de Robert Louis Stevenson, explica muito esse aparente contraste, que muitas vezes escapa ao maniqueísmo fácil. É simples dizer que Francisco Cândido Xavier era o símbolo de "amor" e Jair Bolsonaro é o símbolo do "ódio". Mas há episódios de Chico Xavier que são tipicamente Jair Bolsonaro e vice-versa. E Chico Xavier acusando pessoas humildes de terem sido romanos sanguinários, sem a menor fundamentação? E o "bondoso médium" chamando de "bobagem da grossa" a dúvida que amigos de Jair Presente

Chico Xavier, que abençoou João de Deus, fez assédio moral a Humberto de Campos Filho

HUMBERTO DE CAMPOS FILHO SOFREU ASSÉDIO MORAL DE CHICO XAVIER PARA TENTAR ABAFAR NOVOS PROCESSOS JUDICIAIS. Dizem que nunca Uberaba ficou tão próxima de Abadiânia, embora fossem situadas em Estados diferentes. Na verdade, as duas cidades são relativamente próximas, diferindo apenas na distância que requer cerca de seis horas e meia de viagem. Mas, com o escândalo de João Teixeira de Faria, o João de Deus, até parece que as duas cidades se tornaram vizinhas. Isso porque o "médium" Francisco Cândido Xavier, popularmente conhecido como Chico Xavier, em que pese a sua reputação oficial de "espírito de luz" e pretenso símbolo de amor e bondade humanas, consentiu, ao abençoar João de Deus, com sua trajetória irregular e seus crimes. Se realmente fosse o sábio e o intuitivo que tanto dizem ser, Chico Xavier teria se prevenido e iniciado uma desconfiança em torno de João de Deus, até pressentindo seu caráter leviano. Mas Chico nada o fez e permitiu que se abrisse o c

Falsas psicografias de roqueiros: Cazuza

Hoje faz 25 anos que Cazuza faleceu. O ex-vocalista do Barão Vermelho, ícone do Rock Brasil e da MPB verdadeira em geral (não aquela "verdadeira MPB" que lota plateias com facilidade, aparece no Domingão do Faustão e toca nas horrendas FMs "populares" da vida), deixou uma trajetória marcada pela personalidade boêmia e pela poesia simples e fortemente expressiva. E, é claro, como o "espiritismo" é marcado por supostos médiuns que nada têm de intermediários, porque se tornam os centros das atenções e os mais famosos deles, como Chico Xavier e Divaldo Franco, tentaram compensar a mediunidade irregular tentando se passar por pretensos pensadores, eventualmente tentando tirar uma casquinha com os finados do além. E aí, volta e meia os "médiuns" que se acham "donos dos mortos" vêm com mensagens atribuídas a este ou aquele famoso que, por suas irregularidades em relação à natureza pessoal de cada falecido, eles tentam dar uma de bonzinh

O grande medo de Chico Xavier em ver Lula governando o país

Um bom aviso a ser dado para os esquerdistas que insistem em adorar Francisco Cândido Xavier é que o "médium" teve um enorme pavor em ver Luís Inácio Lula da Silva presidindo o Brasil. É sabido que o "médium" apoiou o rival Fernando Collor de Mello e o recebeu em sua casa. A declaração foi dada por Carlos Baccelli, em citação no artigo do jurista Liberato Póvoas ,  e surpreende a todos ao ver o "médium" adotando uma postura que parecia típica nas declarações da atriz Regina Duarte. Mas quem não se prende à imagem mitificada e fantasiosa do "médium", vigente nos últimos 40 anos com alegações de suposto progressismo e ecumenismo, verá que isso é uma dolorosa verdade. Chico Xavier foi uma das figuras mais conservadoras que existiu no país. Das mais radicais, é bom lembrar muito bem. E isso nenhum pensamento desejoso pode relativizar ou negar tal hipótese, porque tal forma de pensar sempre se sustentará com ideias vagas e devaneios bastante agr

Caso João de Deus é apenas a ponta do iceberg de escândalos ainda piores

A FAMIGLIA "ESPÍRITA" UNIDA. Hoje o "médium" e latifundiário João Teixeira de Faria, o João de Deus, se entregou à polícia de Goiás, a pedido do Ministério Público local e da Polícia Civil. Ele é acusado de assediar sexualmente mais de 300 mulheres e de ocultar um patrimônio financeiro que o faz um dos homens mais ricos do Estado. João nega as acusações de assédio, mas provas indicam que eles ocorreram desde 1983. Embora os adeptos do "espiritismo" brasileiro façam o possível para minimizar o caso, ele é, certamente, a ponta do iceberg de escândalos ainda piores que podem acontecer, que farão, entre outras coisas, descobrir as fraudes em torno de atividades supostamente mediúnicas, que, embora com fortes indícios de irregularidades, são oficialmente legitimadas por parecerem "agradáveis" e "edificantes" para o leitor brasileiro médio. O caso João de Deus é apenas o começo, embora ele não tenha sido o único escândalo. Outro

URGENTE! Divaldo Franco NÃO psicografou coisa alguma em toda sua vida!

Estamos diante da grande farsa que se tornou o Espiritismo no Brasil, empastelado pelos deturpadores brasileiros que cometeram traições graves ao trabalhoso legado de Allan Kardec, que suou muito para trazer para o mundo novos conhecimentos que, manipulados por espertos usurpadores, se reduziram a uma bagunça, a um engodo que mistura valores místicos, moralismo conservador e muitas e muitas mentiras e safadezas. É doloroso dizer isso, mas os fatos confirmam. Vemos um falso Humberto de Campos, suposto espírito que "voltou" pelos livros de Francisco Cândido Xavier de forma bem diferente do autor original, mais parecendo um sacerdote medieval metido a evangelista do que um membro da Academia Brasileira de Letras. Poucos conseguem admitir que essa usurpação, que custou um processo judicial que a seletividade de nossa Justiça, que sempre absolve os privilegiados da grana, do poder ou da fé, encerrou na impunidade a Chico Xavier e à FEB, se deu porque o "médium" mi

Se Chico Xavier fosse progressista, não haveria a ascensão de Jair Bolsonaro

É um dever questionarmos, até com certa severidade, o mito de Francisco Cândido Xavier. Questionar sem ódio, mas também sem medo, sem relativismos e sem complacências, com o rigor de quem não mede palavras para identificar erros, quando estes são muito graves. Vale lembrar que esse apelo de questionar rigorosamente Chico Xavier não vem de evangélico alucinado nem de qualquer moleque intolerante da Internet - até porque o dito "espiritismo" brasileiro é uma das religiões não só toleradas no país, mas também blindadas pelas classes dominantes que adoram essa "filantropia de fachada" que traz mais adoração ao "médium" do que resultados sociais concretos - , mas da própria obra espírita original. É só ler Erasto, que recomendava rigor no repúdio e no combate aos deturpadores dos ensinamentos espíritas. E mais: ele lembrava que eventualmente os maus espíritos (ou, no contexto brasileiro, os maus médiuns) trazem "coisas boas" (as ditas "mens

Chico Xavier e Divaldo Franco NÃO têm importância alguma para o Espiritismo

O desespero reina nas redes sociais, e o apego aos "médiuns" Francisco Cândido Xavier e Divaldo Pereira Franco chega aos níveis de doenças psicológicas graves. Tanto que as pessoas acabam investindo na hipocrisia para manter a crença nos dois deturpadores da causa espírita em níveis que consideram ser "em bons termos". Há várias alegações dos seguidores de Chico Xavier e Divaldo Franco que podemos enumerar, pelo menos as principais delas: 1) Que eles são admirados por "não-espíritas", uma tentativa de evitar algum sectarismo; 2) Que os seguidores admitem que os "médiuns" erram, mas que eles "são importantes" para a divulgação do Espiritismo; 3) Que os seguidores consideram que os "médiuns" são "cheios de imperfeições, mas pelo menos viveram para ajudar o próximo". A emotividade tóxica que representa a adoração a esses supostos médiuns, que em suas práticas simplesmente rasgaram O Livro dos Médiuns  sem um pingo de es

Carlos Baccelli era obsediado? Faz parte do vale-tudo do "espiritismo" brasileiro

Um episódio que fez o "médium" Carlos Bacelli (ou Carlos Baccelli) se tornar quase uma persona non grata  de setores do "movimento espírita" foi uma fase em que ele, parceiro de Francisco Cândido Xavier na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, estava sendo tomado de um processo obsessivo no qual o obrigou a cancelar a referida parceria com o beato medieval de Pedro Leopoldo. Vamos reproduzir aqui um trecho sobre esse rompimento, do blog Questão Espírita , de autoria de Jorge Rizzini, que conta com pontos bastante incoerentes - como acusar Baccelli de trazer ideias contrárias a Allan Kardec, como se Chico Xavier não tivesse feito isso - , mas que, de certa forma, explicam um pouco do porquê desse rompimento: Li com a maior atenção os disparates contidos nas mais recentes obras do médium Carlos A. Bacelli. Os textos, da primeira à última página, são mais uma prova de que ele está com os parafusos mentais desatarraxados. Continua vítima de um processo obsessi