Pular para o conteúdo principal

"Superioridade espiritual" de Chico Xavier e Divaldo Franco é uma farsa


Muito se fala da suposta superioridade espiritual de Francisco Cândido Xavier e Divaldo Pereira Franco, que seus seguidores definem como "espíritos puros" e dotados da mais extrema elevação moral dentro do "movimento espírita" brasileiro.

São muitos relatos, argumentos, evocações, tudo o mais para tentar afirmar que os dois são as pessoas que mais chegaram ao máximo da evolução espiritual, talvez até mais do que Jesus Cristo, segundo alguns, até pelo fato de terem chegado à velhice (Chico Xavier faleceu há 13 anos).

Só que essa visão nada tem a ver com a realidade. Sabendo que o "movimento espírita" brasileiro se desenvolveu às custas de mitificações, mistificações e fraudes diversas, é também notório que Chico Xavier e Divaldo Franco também participaram, com gosto, em muitas falcatruas cometidas pelo "espiritismo" brasileiro.

Eles erraram, e erraram muitíssimo. Usaram o prestígio que acumularam ao longo dos anos para legitimar e popularizar mistificações, abordagens equivocadas, ideias sem a menor consistência, enfiando na Doutrina Espírita dogmas, ritos e ideias que NADA tinham a ver com o que Allan Kardec havia sistematizado originalmente.

Chico e Divaldo eram ligados mais a uma abordagem religiosista, a uma visão mística e moralista que herdaram do Catolicismo que seguiram fielmente (Divaldo ainda segue e foi visitar animadamente o Papa Francisco, no Vaticano, semanas atrás), frequentemente contrariando muitos pontos de vista trazidos por Allan Kardec e pelas mensagens do Espírito Verdade.

Chico realizou plágios de livros, fazia falsa mediunidade escrevendo cartas com a própria caligrafia e atribuía ao nome de falecidos, constituindo um claro indício de fraude, porque não há um vestígio da caligrafia do morto, assim como mesmo as informações mais complexas eram colhidas em consultas e conversas informais dos colaboradores do anti-médium mineiro com a família do falecido.

Ele também assinou atestados legitimando atos de fraude de materialização, em que pessoas ou objetos eram cobertos de mantos brancos e neles eram colocadas fotos de personalidades falecidas recortadas de revistas, jornais ou álbuns de recordação.

Divaldo também era um plagiador de livros, mas também se aproveita para usar falsetes que atribui como "psicofonias", quase sempre evocando personalidades antigas que não deixaram registros sonoros de suas vozes originais.

Eles usam desses recursos como certos farsantes que se apoiam em movimentos católicos e evangélicos para realizar as suas, como casos notórios de gente que se fingia de paralítica para se levantar em rituais de pseudo-exorcismo, ou de falsos cegos que eram convidados a abrir os olhos.

Aliás, consta-se que Chico Xavier não era exatamente cego, era um ávido leitor de livros, tendo apenas um relativo problema de visão que o obrigava a usar óculos escuros. Mas, estando com os óculos abertos, Chico Xavier geralmente mostrava semblante pesado - influência do "mentor" Emmanuel, o traiçoeiro espírito de um conhecido jesuíta - que chegava a ser assustador quando fotografado de frente.

Os plágios de Xavier eram feitos com livros de panfletarismo religioso pachorrentos, em parceria com editores da FEB ou colaboradores diversos como Waldo Vieira e o então presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas. Nos anos 1980 e 1990, há indícios de livros em que Chico Xavier nem sequer escreveu uma vírgula, feitos inteiramente por seus editores.

Além desses detalhes, há o de obras literárias diversas terem trechos plagiados em vários livros de Chico Xavier. Os plágios eram feitos com trechos de livros copiados, com apenas trocas de frases e de palavras, para dar uma impressão de que não foram literalmente reproduzidos. Há também casos de livros praticamente plagiados por completo, como Nosso Lar, cuja fonte foi A Vida Além do Véu, do reverendo inglês George Vale Owen.

Só essas práticas fraudulentas já desqualificam Chico Xavier e Divaldo Franco como "espíritos superiores" e eles mesmos marcaram suas trajetórias com a falsa modéstia garantida pelos estereótipos de humildade e caridade que criaram para si, o do "humilde caipira bondoso", depois "velho gentil", de Xavier, e o do "bom professor de semblante paternal", de Franco.

O problema é que seus seguidores, na tentativa de relativizar os muitos e gravíssimos erros dos dois anti-médiuns, alegam que existe também as obras filantrópicas e as palavras fraternais associadas aos dois, que tanto "ajudaram" as pessoas "sofredoras".

Isso é pura balela. Se observarmos bem, Chico Xavier nem foi essa maravilha toda em palavras e gestos de bondade. Da mesma forma que Divaldo Franco. E, em atividades filantrópicas, eles fizeram muito pouco para ajudar as pessoas, antes até nem tivessem feito, se era para rechear a caridade com o veneno do proselitismo religioso.

Chico Xavier é sempre conhecido pelas frases que fazem apologia ao sofrimento. A síntese de seu "admirável" pensamento, que comoveu tantos incautos e cria um "exército" de fanáticos que pode ser perigoso para o Brasil, expressa uma mesma ideia: "Se você sofre e tudo dá errado em sua vida, você tem que aceitar tudo isso, sorrir, agradecer a Deus, ficar conformado e apenas orar em silêncio para poder aguentar toda a barra pesada que o angustia".

Divaldo Franco não faz coisa diferente. E ele ainda tem como "mentora" uma tal de Joana de Angelis, que, do contrário do Emmanuel de Chico Xavier, que foi o padre jesuíta Manuel da Nóbrega, ela não teria sido Joana Angélica, enérgica mas não tão temperamental como a "mentora" de Divaldo.

Joana de Angelis, provavelmente espírito de alguma pessoa colaboradora de Emmanuel, com toda a certeza anônima e sem ter tido encarnações ilustres no passado, era também conhecida como a madre que não suportava ver pessoas tristes, admitindo, para elas, apenas quinze minutos de tristeza e depois a pessoa é que se virasse para ficar alegre, mesmo sem motivo.

Portanto, se Chico Xavier e Divaldo Franco são considerados "espíritos superiores", isso só se deve à paixão terrena e materialista - apesar do pretexto "espiritualista" - de seus seguidores, que refletem o espírito submisso às autoridades e aos ídolos religiosos que faz de boa parte do povo brasileiro uma multidão vulnerável aos arbítrios dos detentores do poder.

Chico e Divaldo só são "espíritos superiores" pela avaliação terrena e material de seus seguidores. Mas isso não corresponde à realidade do verdadeiro mundo espiritual. Chico Xavier, morrendo, voltou à erraticidade como espírito bastante inferiorizado, com o agravante de ter usado o pretexto de caridade e as "vestes materiais" do caipira humilde e depois do velhinho bondoso para enganar as pessoas da forma ampliada e, por isso, mais deplorável.

Divaldo Franco também pagará caro, porque espalhou para o mundo inteiro sua verborragia cheia de mistificações, pregações moralistas e todos os desvios da essência de Allan Kardec, com outro agravante: tentar usar o próprio pedagogo francês para legitimar todas as mistificações trazidas por Divaldo em suas palestras.

Com isso, a "superioridade espiritual" dos dois é apenas uma farsa, tomada por "verdade indiscutível" apenas pelas paixões terrenas de seus seguidores, obsediados pelos estereótipos religiosos cuja fé cega os aprisiona no atraso de suas vidas.

Quando regressar ao mundo espiritual, Divaldo Franco sentirá o mesmo choque que Chico Xavier sentiu, ao ver que seus simulacros terrenos de "evolução espiritual máxima" não passaram de uma grande ilusão, construída para atrair e sustentar os instintos e paixões das pessoas na Terra. A ilusão de "superioridade" se extingue no além-túmulo, até porque os espíritos do além não são tolos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Padre Quevedo: A farsa de Chico Xavier

Esse instigante texto é leitura obrigatória para quem quer saber das artimanhas de um grande deturpador do Espiritismo francês, e que se promoveu através de farsas "mediúnicas" que demonstram uma série de irregularidades. Publicamos aqui em memória ao parapsicólogo Padre Oscar Quevedo, que morreu hoje, aos 89 anos. Para quem é amigo da lógica e do bom senso, lerá este texto até o fim, nem que seja preciso imprimi-lo para lê-lo aos poucos. Mas quem está movido por paixões religiosas e ainda sente fascinação obsessiva por Chico Xavier, vai evitar este texto chorando copiosamente ou mordendo os beiços de raiva. A farsa de Chico Xavier Por Padre Quevedo Francisco Cândido Xavier (1910-2002), mais conhecido como “Chico Xavier”, começou a exercer sistematicamente como “médium” espiritista psicógrafo à idade de 17 anos no Centro Espírita de Pedro Leopoldo, sua cidade natal. # Durante as últimas sete décadas foi sem dúvidas e cada vez mais uma figura muitíssimo famosa. E a...

Marisa Letícia, "espíritas" e SUS

Existe um grande debate sobre internações em hospitais públicos, autocirurgias etc. Uma série de polêmicas pode complicar as coisas se não fizermos as devidas observações, sobretudo por causa de um episódio ocorrido há poucos dias. Na última terça-feira, a ex-primeira-dama, Marisa Letícia, esposa do ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), Atualmente está internada em coma induzido no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o que causou violentos protestos na Internet. Marisa já estava estressada por causa das pressões que o marido recebe na Internet. Se no "espiritismo" um deturpador da pior espécie como Francisco Cândido Xavier é "santificado" e transformado em "profeta", "filósofo", "cientista" etc por um lobby combinado de contas no YouTube e no Facebook, Lula é, sob as mesmas condições, tratado como "bandido" e levianamente acusado até de ser "mandante de...

Padrão de vida dos brasileiros é muito sem-graça e atrasado para virar referência mundial

Pode parecer uma grande coincidência, a princípio, mas dois fatores podem soar como avisos para a pretensão de uma elite bem nascida no Brasil querer se tornar dominante no mundo, virando referência mundial. Ambos ocorreram no âmbito do ataque terrorista do Hamas na Faixa de Gaza, em Israel. Um fator é que 260 corpos foram encontrados no local onde uma rave  era realizada em Israel, na referida região atingida pelo ataque que causou, pelo menos, mais de duas mil mortes. O festival era o Universo Paralello (isso mesmo, com dois "l"), organizado por brasileiros, que teria entre as atrações o arroz-de-festa Alok. Outro fator é que um dos dois brasileiros mortos encontrados, Ranani Glazer (a outra vitima foi a jovem Bruna Valeanu), tinha como tatuagem a famosa pintura "A Criação de Adão", de Michelangelo, evocando a religiosidade da ligação de Deus com o homem. A mensagem subliminar - lembrando que a tatuagem religiosa não salvou a vida do rapaz - é de que o pretenso pr...

A batalha criptografada das confusões de Chico Xavier

O "médium" Francisco Cândido Xavier, vulgo Chico Xavier, nunca foi um sujeito de trajetória limpa e marcada por coerência, e nem por façanhas de cunho humanista e ativista que apenas tenham causado oposição de setores reacionários da nossa sociedade. Devemos ver as coisas com discernimento e vamos dar os exemplos de como Chico Xavier se envolveu em confusões para criar a bomba semiótica do vitimismo. Vamos pensar em três personalidades consideradas humanistas às quais Chico Xavier tenta ser associado ou comparado: o famoso ativista da Judeia, Jesus de Nazaré, o codificador do Espiritismo, Allan Kardec, e a hoje Santa Dulce dos Pobres, a freira baiana Irmã Dulce. Jesus de Nazaré, ou popularmente Jesus Cristo - alcunha obtida na cerimônia de batismo dada pelo seu primo João Batista - , sempre teve sua trajetória marcada por uma atuação coerente de transmitir palavras esclarecedoras a todos aqueles que visitava em suas casas. Jesus era um andarilho e suas pregações nem se...

Episódios que podem (e deveriam) derrubar Chico Xavier

Enquanto continua sendo cultuado como "fada-madrinha" para os adultos do mundo real, Francisco Cândido Xavier é blindado até nos seus piores erros, ainda mais que a narrativa "gente como a gente" do complexo de vira-lata que assola o Brasil transformou o anti-médium mineiro em alguém "imperfeito", temporariamente retirado do antigo pedestal montado por seguidores e simpatizantes. Mas fora dessa imagem de "fada-madrinha", consagrada por frases piegas, Chico Xavier esconde incidentes terríveis, que não devem ser entendidos como errinhos de nada. São erros muitíssimo graves, que envolvem falsidade ideológica, juízo de valor, fraudes literárias e defesa de ideias moralistas retrógradas, além de apoio a fraudes de materialização. Há o caso da apropriação do nome de Humberto de Campos, que mostra indícios de revanchismo por parte do "médium", que não gostou da resenha que o escritor maranhense escreveu para o Diário Carioca, desaprovando a ob...

Cadê Amarildo...ou melhor, cadê Amauri Xavier?

Cadê Amarildo, o pedreiro que sumiu misteriosamente e que vivia na Rocinha, acusado de ser criminoso quando muitos afirmam que ele era apenas um trabalhador que foi torturado por policiais? Pois cadê o Amarildo dos "espíritas", o "Amaurildo", Amauri Xavier Pena, sobrinho de Francisco Cândido Xavier, que faleceu misteriosamente há 54 anos, lá pelo distante ano de 1961, com apenas 27 anos de idade, na verdade 28 incompletos? Amauri é um enigma que revela o lado sombrio do "espiritismo" feito no Brasil. O "Amaurildo espírita" e sua tragédia repentina simbolizam o que o "movimento espírita" brasileiro, que costuma criminalizar as vítimas e indultar os culpados, é capaz de fazer. Consta-se que Amauri Xavier Pena não tem uma foto divulgada na Internet. Seus dados são muito confusos e até o sobrenome foi trocado: Amauri Pena Xavier. Uns escreviam Amaury, mas pode ser Amauri por alguma questão de atualização ortográfica. Mas ele, sendo...

Chico Xavier e Divaldo Franco NÃO têm importância alguma para o Espiritismo

O desespero reina nas redes sociais, e o apego aos "médiuns" Francisco Cândido Xavier e Divaldo Pereira Franco chega aos níveis de doenças psicológicas graves. Tanto que as pessoas acabam investindo na hipocrisia para manter a crença nos dois deturpadores da causa espírita em níveis que consideram ser "em bons termos". Há várias alegações dos seguidores de Chico Xavier e Divaldo Franco que podemos enumerar, pelo menos as principais delas: 1) Que eles são admirados por "não-espíritas", uma tentativa de evitar algum sectarismo; 2) Que os seguidores admitem que os "médiuns" erram, mas que eles "são importantes" para a divulgação do Espiritismo; 3) Que os seguidores consideram que os "médiuns" são "cheios de imperfeições, mas pelo menos viveram para ajudar o próximo". A emotividade tóxica que representa a adoração a esses supostos médiuns, que em suas práticas simplesmente rasgaram O Livro dos Médiuns  sem um pingo de es...

Blogueiro de esquerda sutilmente procurou quebrar o silêncio sobre o caso Divaldo-farinata

É claro que houve silêncio absoluto no que se diz ao envolvimento de Divaldo Pereira Franco no lançamento oficial da "ração humana" do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., um ato deplorável envolvendo um "médium espírita". O escândalo da "farinata" é  talvez o maior envolvendo um"médium" desde o caso Otília Diogo (1963-1970), no qual o "médium" mineiro Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier, parecendo um Aécio Neves da religião, foi inocentado de acusações de cumplicidade, apesar de haver registros com ele acompanhando atento toda a fraude. No entanto, a mídia tentou abafar o escândalo, e, infelizmente, a imprensa de esquerda seguiu atrás, seduzida pela imagem adocicada de Divaldo Franco, que saiu pela porta dos fundos depois de oferecer seu evento Você e a Paz para o lançamento do estranho composto alimentar. Divaldo nada fez para impedir o lançamento do produto e também não reagiu diante da exibição do seu nome e da marca d...

Brasil vai virar potência com valores velhos?

BRASIL DE LULA ESTÁ MAIS AFINADO COM A CLASSE MÉDIA IDENTITÁRIA QUE PASSA A MADRUGADA TOMANDO CERVEJA DO QUE DO TRABALHADOR QUE DORME CEDO PARA A JORNADA DO DIA SEGUINTE. Algo estranho se percebe depois da entrada do novo mandato do presidente Lula. Os mais favorecidos, atualmente, não são necessariamente o povo pobre, como também a construção do Brasil não se dá com valores novos ou renovados nem na discussão dos maiores problemas brasileiros, acumulados há seis décadas. Quem se favorece com o Brasil de Lula 3.0 é a classe média identitária, que finge ser pobre caprichando nos trejeitos de turista de mercado municipal, usando bermudões e sandálias de dedo. O Brasil "feliz" está muito mais próximo da classe média que atravessa madrugada adentro tomando cerveja nos bares da moda, rindo alto com as piadas vazias que contam, do que do trabalhador que tem que acordar cedo para mais uma jornada difícil no dia seguinte. Nunca na história do nosso país vimos a hipocrisia de uma clas...

Feminicidas fazem parte do "grupo de risco" dos que tendem a morrer cedo

CÂNCER NO INTESTINO - Um dos potenciais males a ceifar a vida dos feminicidas. Jogadores de futebol americano, astros do gangsta rap , concorrentes de reality shows  menos cotados, profissionais da mídia esportiva brasileira, craques de futebol de segunda divisão, atores de segundo escalão de seriados de TV dos EUA. Muitos deles falecidos precocemente, como se um ou dois de cada um desses setores morresse por cada mês, e nos últimos dez anos esses óbitos se acumularam de maneira surpreendente que assusta as pessoas. Pois poucos percebem que os feminicidas brasileiros estão também nesse "grupo de risco". Embora haja o silêncio da imprensa quanto à tragédia dos feminicidas - entre os mais idosos, desconfia-se que o empreiteiro mineiro Roberto Lobato, absolvido (!) por "defesa da honra" (desculpa hoje considerada inconstitucional) já está morto, enquanto Pimenta Neves e Lindomar Castilho estão perto de morrer sem que haja uma preparação para tais notícias - , os femini...