Pular para o conteúdo principal

Dr. Bezerra de Menezes foi um político do PMDB do seu tempo


O "espiritismo" vive de fantasia, de mitificação e mistificação. E isso faz com que seus personagens sejam vistos mais como mitos do que como humanos. Criam-se até contos de fadas, relatos surreais, narrativas fabulosas e tudo. Realidade, que é bom, nada tem.

É isso que faz com que figuras como o médico, militar e político Adolfo Bezerra de Menezes seja visto como um mito, como um personagem de contos de fadas. A biografia que o dr. Bezerra tem oficialmente é parcial e cheia de fantasia, da qual é difícil traçar um perfil mais realista e objetivo sobre sua pessoa.

Não há informações realistas e suas atividades são romantizadas. Quase tudo em Bezerra de Menezes é fantasia, conto de fadas. Ele não era humano, mas um anjinho que se fez homem e se transformou no Papai Noel que dava presentinhos para os pobres. Um Papai Noel para o ano inteiro, não somente para o Natal.

Difícil encontrar na Internet um perfil de Adolfo Bezerra de Menezes que fosse dotado de realismo, mostrando também os seus defeitos. Ele era um político do tipo peemedebista, que não fede nem cheira, aparentemente simpático e generoso, mas com um quê de demagogo e corrupto.

Capacidade de colher dados não é difícil. Afinal, o dr. Bezerra era contemporâneo de Joaquim Nabuco, Dom Pedro II, Rui Barbosa e outros personagens com farto material biográfico, com seus aspectos positivos e negativos desses personagens, atuantes num Brasil problemático como sempre foi e continua sendo.

Francamente! Se Rui Barbosa, um dos mais admirados intelectuais do país, ou Joaquim Nabuco e Machado de Assis, também dotados de altos prestígios, tinham pontos sombrios em suas biografias, por que um político menor como Adolfo Bezerra de Menezes tem que ser tratado como se fosse a mais perfeita personalidade que viveu nos tempos do Segundo Império?

Se até o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, bonachão e simpático, é hostilizado e tem seus defeitos fartamente descritos na imprensa e na Internet, por que o dr. Bezerra tem que aparecer limpo e angelical, com uma biografia pouco recomendável para diabéticos, pelo excesso de doçura?

Fica devendo uma análise mais imparcial do dr. Bezerra, que foi uma personalidade de caráter mediano, um político de expressão menor, um abolicionista correto mas sem muito destaque e um líder religioso sem grande missão transformadora, muito pelo contrário, já que ele barrou todo o cientificismo que seu rival Afonso Angeli Torteroli queria introduzir na Doutrina Espírita.

Bezerra foi roustanguista durante toda sua vida como "espírita". Falecendo em 1900, aos 69 anos, reencarnou poucos anos depois, como seria de praxe para sua pessoa, e já deve estar duas encarnações posteriores à sua famosa, provavelmente sendo um jovem de cerca de 25 anos que vive entre nós.

No entanto, a visão oficial é que Bezerra não reencarnou mais, virou um "filantropo do além", um "santo" informalmente canonizado pela FEB e, diante da crise sofrida pela supremacia dos ideais de Jean-Baptiste Roustaing, supostos médiuns criaram mensagens apócrifas atribuídas a Bezerra de Menezes expressando o falso reconhecimento do valor de Allan Kardec.

Vamos tentar criar alguns aspectos sobre Bezerra de Menezes para que as pessoas larguem suas ilusões e vejam o "espiritismo" da FEB não como um consulado do paraíso celestial no Brasil, mas como uma seita religiosa como tantas outras, e cujos personagens estão longe de significar a suposta perfeição a que lhes é atribuída. Vamos lá:

FISIOLOGISMO POLÍTICO - O cenário político da época era mais marcado pelo fisiologismo político, ou seja, tendência em que políticos de perfil mediano e insípido, não muito progressistas mas também não muito reacionários, levemente populistas mas sutilmente elitistas, misturavam poucos ideais de melhorias sociais e uma certa prática de corrupção.

É o que se observa no PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) de hoje, um partido sem pé nem cabeça, mas situado entre o elitismo sutil (sobretudo os interesses pessoais de seus políticos) e um parcial populismo, pela adoção de medidas "sociais" que só servem para atrair votos ou "lavar dinheiro" das empreiteiras.

Constam-se os críticos do "espiritismo" brasileiro, que reclamam da imagem limpa demais que se legou do dr. Bezerra de Menezes, que ele se encaixava nesse perfil, Fora do âmbito "espírita", sua atuação política foi morna, sem grande empenho, lançando apenas um livro de corretas sugestões para o fim da escravidão.

O livro, intitulado A escravidão no Brasil e as Medidas que Convém Tomar para Extingui-la sem Dano para a Nação, foi lançado em 1869 praticamente no fim da "festa" abolicionista, a menos de 20 anos para a Lei Áurea que deixou tanto senhores de engenho como escravos à própria sorte e, na prática, foi raiz para o agravamento das desigualdades sociais que hoje conhecemos.

CATOLICISMO CONVICTO - Adolfo Bezerra de Menezes era membro de um conhecido clã cearense, com ramificações no Rio de Janeiro, o Bezerra de Menezes. No entanto, ele era isolado do seu meio, porque a ele eram atribuídos um "caráter excepcional" e uma "missão extraordinária", associada ao "espiritismo" brasileiro.

O dr. Bezerra não se mistura sequer com outro famosíssimo Bezerra de Menezes, o advogado e jornalista fluminense Geraldo, pelo simples fato de que o médico cearense era "espírita" e Geraldo era um militante católico.

Mas Bezerra de Menezes, o "espírita", era católico fervorosíssmo, igrejista de carteirinha, rezador por hábito, e mesmo quando assumiu o "espiritismo" - que seu revisionismo histórico tenta fazer um forçado e improcedente vínculo com Allan Kardec - , era um entusiasmado defensor de Jean-Baptiste Roustaing, o desafeto de Kardec que primeiro "catolicizou" a Doutrina Espírita.

TEMPERAMENTAL E ENÉRGICO - É muito falsa a ideia trazida por supostas psicofonias e psicografias atribuídas a Adolfo Bezerra de Menezes, do "bom velhinho" manso, que quando contrariado chorava em silêncio e cabisbaixo, que tinha um jeito bonachão e dócil e, na velhice, deixou como marca a voz frágil e a suavidade paternal.

Bezerra de Menezes era temperamental, e, como parlamentar, não deixaria de falar alto, apresentar um tom enérgico, diante de um Legislativo em que mais se discutiam que debatiam, e, na falta de microfones, ninguém iria falar baixinho para não ser ouvido.Se até Machado de Assis perdia a cabeça de vez em quando, por que Bezerra de Menezes, naqueles tempos caóticos, seria mansuetude 24 horas por dia?

DESUNIÃO NO MOVIMENTO ESPÍRITA - Adolfo Bezerra de Menezes, como dirigente da FEB, oficialmente se empenhou em unir os espíritas em torno de Allan Kardec e Jesus Cristo, com sua paciência ilimitada que transformou as bases da federação nos parâmetros atuais, resolvendo divergências e conflitos e depois promovendo a solidariedade e a unificação.

No entanto, o que Bezerra fez não foi unir, mas dividir o movimento espírita. Ele expurgou os científicos, e fortaleceu ainda mais o religiosismo do que ele entende como "doutrina espírita", e transformou a FEB numa entidade cada vez mais catolicizada, afastando os que desejavam as bases originais kardecianas.

CONCLUINDO

Bezerra de Menezes foi um político peemedebista do seu tempo e, como líder "espírita", foi um católico entusiasmado porém flexível, daí a visão exagerada de que o "espiritismo" brasileiro era rival da Igreja Católica, quando na verdade sempre agiu para agradar os católicos, mesmo os ortodoxos.

É preciso que haja livros que mostrem o Bezerra de Menezes sem fantasias nem visões adocicadas, para que possamos ver nele um personagem histórico e não o "Papai Noel brasileiro" a dar balinhas e guloseimas para a criançada carente. Material para pesquisa existe, o que se deve é despir dos dóceis preconceitos da fé deslumbrada e da ilusão que o estereótipo de "bondade" representa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Padre Quevedo: A farsa de Chico Xavier

Esse instigante texto é leitura obrigatória para quem quer saber das artimanhas de um grande deturpador do Espiritismo francês, e que se promoveu através de farsas "mediúnicas" que demonstram uma série de irregularidades. Publicamos aqui em memória ao parapsicólogo Padre Oscar Quevedo, que morreu hoje, aos 89 anos. Para quem é amigo da lógica e do bom senso, lerá este texto até o fim, nem que seja preciso imprimi-lo para lê-lo aos poucos. Mas quem está movido por paixões religiosas e ainda sente fascinação obsessiva por Chico Xavier, vai evitar este texto chorando copiosamente ou mordendo os beiços de raiva. A farsa de Chico Xavier Por Padre Quevedo Francisco Cândido Xavier (1910-2002), mais conhecido como “Chico Xavier”, começou a exercer sistematicamente como “médium” espiritista psicógrafo à idade de 17 anos no Centro Espírita de Pedro Leopoldo, sua cidade natal. # Durante as últimas sete décadas foi sem dúvidas e cada vez mais uma figura muitíssimo famosa. E a...

Marisa Letícia, "espíritas" e SUS

Existe um grande debate sobre internações em hospitais públicos, autocirurgias etc. Uma série de polêmicas pode complicar as coisas se não fizermos as devidas observações, sobretudo por causa de um episódio ocorrido há poucos dias. Na última terça-feira, a ex-primeira-dama, Marisa Letícia, esposa do ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), Atualmente está internada em coma induzido no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o que causou violentos protestos na Internet. Marisa já estava estressada por causa das pressões que o marido recebe na Internet. Se no "espiritismo" um deturpador da pior espécie como Francisco Cândido Xavier é "santificado" e transformado em "profeta", "filósofo", "cientista" etc por um lobby combinado de contas no YouTube e no Facebook, Lula é, sob as mesmas condições, tratado como "bandido" e levianamente acusado até de ser "mandante de...

Padrão de vida dos brasileiros é muito sem-graça e atrasado para virar referência mundial

Pode parecer uma grande coincidência, a princípio, mas dois fatores podem soar como avisos para a pretensão de uma elite bem nascida no Brasil querer se tornar dominante no mundo, virando referência mundial. Ambos ocorreram no âmbito do ataque terrorista do Hamas na Faixa de Gaza, em Israel. Um fator é que 260 corpos foram encontrados no local onde uma rave  era realizada em Israel, na referida região atingida pelo ataque que causou, pelo menos, mais de duas mil mortes. O festival era o Universo Paralello (isso mesmo, com dois "l"), organizado por brasileiros, que teria entre as atrações o arroz-de-festa Alok. Outro fator é que um dos dois brasileiros mortos encontrados, Ranani Glazer (a outra vitima foi a jovem Bruna Valeanu), tinha como tatuagem a famosa pintura "A Criação de Adão", de Michelangelo, evocando a religiosidade da ligação de Deus com o homem. A mensagem subliminar - lembrando que a tatuagem religiosa não salvou a vida do rapaz - é de que o pretenso pr...

A batalha criptografada das confusões de Chico Xavier

O "médium" Francisco Cândido Xavier, vulgo Chico Xavier, nunca foi um sujeito de trajetória limpa e marcada por coerência, e nem por façanhas de cunho humanista e ativista que apenas tenham causado oposição de setores reacionários da nossa sociedade. Devemos ver as coisas com discernimento e vamos dar os exemplos de como Chico Xavier se envolveu em confusões para criar a bomba semiótica do vitimismo. Vamos pensar em três personalidades consideradas humanistas às quais Chico Xavier tenta ser associado ou comparado: o famoso ativista da Judeia, Jesus de Nazaré, o codificador do Espiritismo, Allan Kardec, e a hoje Santa Dulce dos Pobres, a freira baiana Irmã Dulce. Jesus de Nazaré, ou popularmente Jesus Cristo - alcunha obtida na cerimônia de batismo dada pelo seu primo João Batista - , sempre teve sua trajetória marcada por uma atuação coerente de transmitir palavras esclarecedoras a todos aqueles que visitava em suas casas. Jesus era um andarilho e suas pregações nem se...

Episódios que podem (e deveriam) derrubar Chico Xavier

Enquanto continua sendo cultuado como "fada-madrinha" para os adultos do mundo real, Francisco Cândido Xavier é blindado até nos seus piores erros, ainda mais que a narrativa "gente como a gente" do complexo de vira-lata que assola o Brasil transformou o anti-médium mineiro em alguém "imperfeito", temporariamente retirado do antigo pedestal montado por seguidores e simpatizantes. Mas fora dessa imagem de "fada-madrinha", consagrada por frases piegas, Chico Xavier esconde incidentes terríveis, que não devem ser entendidos como errinhos de nada. São erros muitíssimo graves, que envolvem falsidade ideológica, juízo de valor, fraudes literárias e defesa de ideias moralistas retrógradas, além de apoio a fraudes de materialização. Há o caso da apropriação do nome de Humberto de Campos, que mostra indícios de revanchismo por parte do "médium", que não gostou da resenha que o escritor maranhense escreveu para o Diário Carioca, desaprovando a ob...

Chico Xavier e Divaldo Franco NÃO têm importância alguma para o Espiritismo

O desespero reina nas redes sociais, e o apego aos "médiuns" Francisco Cândido Xavier e Divaldo Pereira Franco chega aos níveis de doenças psicológicas graves. Tanto que as pessoas acabam investindo na hipocrisia para manter a crença nos dois deturpadores da causa espírita em níveis que consideram ser "em bons termos". Há várias alegações dos seguidores de Chico Xavier e Divaldo Franco que podemos enumerar, pelo menos as principais delas: 1) Que eles são admirados por "não-espíritas", uma tentativa de evitar algum sectarismo; 2) Que os seguidores admitem que os "médiuns" erram, mas que eles "são importantes" para a divulgação do Espiritismo; 3) Que os seguidores consideram que os "médiuns" são "cheios de imperfeições, mas pelo menos viveram para ajudar o próximo". A emotividade tóxica que representa a adoração a esses supostos médiuns, que em suas práticas simplesmente rasgaram O Livro dos Médiuns  sem um pingo de es...

Blogueiro de esquerda sutilmente procurou quebrar o silêncio sobre o caso Divaldo-farinata

É claro que houve silêncio absoluto no que se diz ao envolvimento de Divaldo Pereira Franco no lançamento oficial da "ração humana" do prefeito de São Paulo, João Dória Jr., um ato deplorável envolvendo um "médium espírita". O escândalo da "farinata" é  talvez o maior envolvendo um"médium" desde o caso Otília Diogo (1963-1970), no qual o "médium" mineiro Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier, parecendo um Aécio Neves da religião, foi inocentado de acusações de cumplicidade, apesar de haver registros com ele acompanhando atento toda a fraude. No entanto, a mídia tentou abafar o escândalo, e, infelizmente, a imprensa de esquerda seguiu atrás, seduzida pela imagem adocicada de Divaldo Franco, que saiu pela porta dos fundos depois de oferecer seu evento Você e a Paz para o lançamento do estranho composto alimentar. Divaldo nada fez para impedir o lançamento do produto e também não reagiu diante da exibição do seu nome e da marca d...

Cadê Amarildo...ou melhor, cadê Amauri Xavier?

Cadê Amarildo, o pedreiro que sumiu misteriosamente e que vivia na Rocinha, acusado de ser criminoso quando muitos afirmam que ele era apenas um trabalhador que foi torturado por policiais? Pois cadê o Amarildo dos "espíritas", o "Amaurildo", Amauri Xavier Pena, sobrinho de Francisco Cândido Xavier, que faleceu misteriosamente há 54 anos, lá pelo distante ano de 1961, com apenas 27 anos de idade, na verdade 28 incompletos? Amauri é um enigma que revela o lado sombrio do "espiritismo" feito no Brasil. O "Amaurildo espírita" e sua tragédia repentina simbolizam o que o "movimento espírita" brasileiro, que costuma criminalizar as vítimas e indultar os culpados, é capaz de fazer. Consta-se que Amauri Xavier Pena não tem uma foto divulgada na Internet. Seus dados são muito confusos e até o sobrenome foi trocado: Amauri Pena Xavier. Uns escreviam Amaury, mas pode ser Amauri por alguma questão de atualização ortográfica. Mas ele, sendo...

Brasil vai virar potência com valores velhos?

BRASIL DE LULA ESTÁ MAIS AFINADO COM A CLASSE MÉDIA IDENTITÁRIA QUE PASSA A MADRUGADA TOMANDO CERVEJA DO QUE DO TRABALHADOR QUE DORME CEDO PARA A JORNADA DO DIA SEGUINTE. Algo estranho se percebe depois da entrada do novo mandato do presidente Lula. Os mais favorecidos, atualmente, não são necessariamente o povo pobre, como também a construção do Brasil não se dá com valores novos ou renovados nem na discussão dos maiores problemas brasileiros, acumulados há seis décadas. Quem se favorece com o Brasil de Lula 3.0 é a classe média identitária, que finge ser pobre caprichando nos trejeitos de turista de mercado municipal, usando bermudões e sandálias de dedo. O Brasil "feliz" está muito mais próximo da classe média que atravessa madrugada adentro tomando cerveja nos bares da moda, rindo alto com as piadas vazias que contam, do que do trabalhador que tem que acordar cedo para mais uma jornada difícil no dia seguinte. Nunca na história do nosso país vimos a hipocrisia de uma clas...

Feminicidas fazem parte do "grupo de risco" dos que tendem a morrer cedo

CÂNCER NO INTESTINO - Um dos potenciais males a ceifar a vida dos feminicidas. Jogadores de futebol americano, astros do gangsta rap , concorrentes de reality shows  menos cotados, profissionais da mídia esportiva brasileira, craques de futebol de segunda divisão, atores de segundo escalão de seriados de TV dos EUA. Muitos deles falecidos precocemente, como se um ou dois de cada um desses setores morresse por cada mês, e nos últimos dez anos esses óbitos se acumularam de maneira surpreendente que assusta as pessoas. Pois poucos percebem que os feminicidas brasileiros estão também nesse "grupo de risco". Embora haja o silêncio da imprensa quanto à tragédia dos feminicidas - entre os mais idosos, desconfia-se que o empreiteiro mineiro Roberto Lobato, absolvido (!) por "defesa da honra" (desculpa hoje considerada inconstitucional) já está morto, enquanto Pimenta Neves e Lindomar Castilho estão perto de morrer sem que haja uma preparação para tais notícias - , os femini...