Francisco Cândido Xavier errou na sua suposta "profecia", que, sabemos, veio de um sonho que ele teria relatado em 1969 a Geraldo Lemos Neto e que é tido como atribuído a transformações que ocorreriam na Terra a partir de 2019.
O sonho, resultante das preocupações pessoais de Chico Xavier sobre a expedição da NASA na Lua, em 20 de julho daquele ano, narrava uma reunião entre supostos líderes do Sistema Solar, entre eles um Jesus Cristo estereotipado, mais Emmanuel, "anjo" Ismael, André Luiz e Chico Xavier, que decidiram por um prazo de 50 anos, contado de 1969, para o mundo entrar num ciclo de paz e harmonia.
Caso isso não ocorresse, haveriam catástrofes que eliminariam o Hemisfério Norte, tornando-o inabitável. A área a ser destruída, segundo a "profecia" de Chico Xavier, corresponde à América do Norte (sobretudo EUA), a Europa, a Ásia, o Oriente Médio e parte da Oceania.
Com base no maniqueísmo entre o Hemisfério Norte, a "encarnação do mal", e o Hemisfério Sul, o "paraíso do bem", Chico Xavier alegava que haveria uma migração em massa para o "Sul", e ele imaginou a tendência baseado em uma mera observação cartográfica - lendo mapas de papel - , ignorando nuances de caráter sociológico, geológico e geográfico. O trecho escrito foi este:
"Nosso Brasil como o conhecemos hoje será então desfigurado e dividido em quatro nações distintas. Somente uma quarta parte de nosso território permanecerá conosco e aos brasileiros restarão apenas os Estados do Sudeste somados a Goiás e ao Distrito Federal. Os norte-americanos, canadenses e mexicanos ocuparão os Estados da Região Norte do País, em sintonia com a Colômbia e a Venezuela. Os europeus virão ocupar os Estados da Região Sul do Brasil unindo-os ao Uruguai, à Argentina e ao Chile. Os asiáticos, notadamente chineses, japoneses e coreanos, virão ocupar o nosso Centro-Oeste, em conexão com o Paraguai, a Bolívia e o Peru. E, por fim, os Estados do Nordeste brasileiro serão ocupados pelos russos e povos eslavos. Nós não podemos nos esquecer de que todo esse intrincado processo tem a sua ascendência espiritual e somos forçados a reconhecer que temos muito que aprender com os povos invasores".
Nota-se que Chico Xavier cita o Chile como uma das regiões "protegidas" das catástrofes, o que é uma incoerência. A região é considerada uma das maiores áreas de atividades vulcânicas e sísmicas do planeta.
Segundo especialistas, o Chile é um dos países com maior atividade vulcânica do mundo. No entorno de seu território, existem 95 vulcões em atividade, um deles no deserto de Atacama, e também são constantes as ocorrências de terremotos no país. A quantidade de vulcões ativos impressiona pela pequena extensão territorial do país sul-americano.
Várias ocorrências de terremotos e maremotos, além de explosões vulcânicas, deixaram mortos, feridos e desabrigados. O mais grave da História do Chile ocorreu nas cidades de Valdívia e Concepción, em 22 de maio de 1960, com 9,5 pontos da escala Richter, causando um gigantesco maremoto, a erupção do monte Puyehue e gerou cerca de 5700 mortos e 2 milhões de feridos.
A gravidade do incidente de 1960 foi tanta que chegou a ameaçar a organização da Copa do Mundo de 1962, prevista para aquele país, e da qual a Seleção Brasileira de Futebol saiu vencedora pela segunda vez. Em 1961, houve intensa erupção do vulcão Calbuco, o mesmo da última semana.
Na erupção recente, pessoas eram obrigadas a deixar seus pertences e fugir imediatamente. As cidades próximas enfrentavam congestionamentos na fuga de seus lugares. Um casal declarou que teve que fugir ainda vestindo pijamas, diante da gravidade da erupção, que espalhou uma grande fumaça de cinzas que gerou relâmpagos e foi vista na Argentina e no Rio Grande do Sul, no Brasil.
Se for pela narração de Chico Xavier, sobre a fúria das catástrofes naturais que atingiriam o Hemisfério Norte, o que ele esqueceu é que o Chile faz parte do Círculo de Fogo do Pacífico, o que significa que, se uma catástrofe atinge a Califórnia e o Havaí, nos EUA, as Filipinas e o Japão, as chances de atingirem, da mesma forma, o Chile, são praticamente totais.
Isso quer dizer que, se levarmos a sério a "profecia" de Chico Xavier, teríamos que considerar, no entanto, que o Chile desapareceria completamente, tornando-se uma região tão inabitável quanto as áreas dos "irmãos do Norte". Seria improvável, no caso, que sobrasse alguma área do território chileno que pudesse acolher os possíveis imigrantes vindos de áreas destruídas.
Comentários
Postar um comentário